01/09/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de:
- Desenvolver a linguagem escrita;
- Descobrir o que está escrito e onde;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético;
- Valorizar o trabalho em parceria.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam conhecer de memória a letra da música "O sono dos bichos" do grupo MPB 4, escolhida para a atividade de leitura.
ATIVIDADE 1 – Iniciar aula apresentando para turma cada momento do trabalho com a música O sono dos bichos, de autoria de Renato Rocha e cantada pelo grupo MPB 4.
O Sono Dos Bichos MPB4 Composição: Renato Rocha
Tem bicho que dorme em pé Tem bicho que dorme deitado Tem bicho que dorme até Dorme até sentado Cavalo dorme em pé Leão dorme deitado O galo é que é Dorme empoleirado Tem bicho que dorme em pé Tem bicho que dorme deitado Tem bicho que dorme até Dorme até sentado |
Burro dorme em pé Lobo dorme deitado Morcego é que é Dorme pendurado Tem bicho que dorme em pé Tem bicho que dorme deitado Tem bicho que dorme até Dorme até sentado Zebra dorme em pé Onça dorme deitada A cobra é que é Dorme toda enrolada Tem bicho que dorme em pé Tem bicho que dorme deitado Homem é que é Dorme até sentado |
Fonte: http://letras.terra.com.br
ATIVIDADE 2 - Distribua a cópia da letra da música e converse com a turma sobre as características deste portador de texto informando e ajudando as crianças localizarem o título da música, o intérprete e o compositor. Informe que a música está organizada em estrofes e ajude as crianças a localizarem e contar cada estrofe.
ATIVIDADE 3 - Com o auxílio de um aparelho de cd, proponha aos alunos que tentem cantar a música acompanhando a letra com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala.
Fonte: http://new.music.yahoo.com/
ATIVIDADE 4 -Em seguida desligue o aparelho de cd e proponha a turma uma leitura coletiva da letra da música. Oriente as crianças que utilizem o dedo para que a boca acompanhe o que está escrito.
ATIVIDADE 5 - Prossiga a aula solicitando as crianças que procurem e circulem na música somente o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento vá dosando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada, como nos exemplos abaixo:
- Quero que vocês procurem o nome zebra.
[...]
- Quem já circulou ainda não pode mostrar pro colega. Quem já achou me responde em qual estrofe ela fica. Na primeira ou na penúltima?
[...]
- Tem alguém que ainda não achou? - Gente, com que letra começa zebra? - Ah, quer dizer que a palavra zebra começa com “Z” e está na penúltima estrofe?
[...]
- Falta alguém encontrar a zebra?
[...]
- Vamos ajudar o colega, gente? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora. Em que linha da penúltima estrofe tá escrito zebra? - Todo mundo achou?
[...]
- Então prestem atenção! Eu quero que agora vocês me ajudem a escrever aqui no quadro a palavra zebra. - E agora, todo mundo encontrou?
Prosseguir dessa formar com todos os nomes de animais que você selecionou para as crianças procurarem na música. Ao concluir o momento de identificação das palavras, solicite as crianças que ilustrem a música.
letra e música - O sono dos bichos: http://letras.terra.com.br/mpb4/945680/
http://new.music.yahoo.com/ (Ao entrar no site clicar digitar na caixa de pesquisano o título ou uma frase da música e, em seguida clicar no link web searche para ter acesso a letra da música
(Ao entrar no site escreva no link procurar/search "mpb 4 and adivinha o que é" e clique em pesquisar/web search)
http://revistaescola.abril.com.br/
(Ao entrar no site clique no link tudo sobre alfabetização e em seguida clique no link prática pedagógica. Nesse link você encontará reportagens, vídeos e sugestões de planos de aula sobre leitura)
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Desenvolveram a linguagem escrita;
- Descobriram o que está escrito e onde;
- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.
- Valorizaram o trabalho em parceria;
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2014
Cinco estrelasAdorei o projeto, enriquecedor e criativo, parabéns. Quero colocar em prática.
25/07/2013
Cinco estrelasO trabalho em grupo é uma das ferramentas mais eficazes, auxiliando no desenvolvimento e rendimento em sala, grupo no geral. Assim a criança desenvolve concentração durante as atividades, criando o contato com o sistema alfabético.
25/07/2013
Cinco estrelasótima ideia, gostei
15/11/2012
Cinco estrelasTenho certeza que a aula irá ajudar bastante ... deu uma luz para a aula de leitura ficar mais dinâmica. Valeu!!!
06/02/2011
Quatro estrelasOtima
14/09/2010
Quatro estrelasGosto muito de novidades sobre leitura e tudo o que vejo e muito interessante.Adoreiiiii !!!!!!!!!!!