Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gripe suína- Jogando e Aprendendo

 

13/07/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender a gripe suína, identificando as possibilidades de contágio e também de prevenção; Aprender sobre o conceito de epidemia; Identificar ações que preservam a saúde pública: Elaborar jogos diferentes sobre o tema;
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Buscar o que os alunos já ouviram falar sobre a gripe suína.
Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

A gripe suína a gente pega do porco? Se eu morar em uma fazenda, o risco de contágio é maior? Moro da cidade, eu posso pegar o vírus? Por que em alguns países as pessoas estão usando máscara?
Essas questões tomaram as mídias impressas e televisivas e povoaram as pessoas de questões sobre a doença. Essa aula voltada para o Ensino Fundamental tem como objetivo estudar o assunto de forma bem lúdica. Bom trabalho!

Seqüência Didática

A Hora do recreio também pode ser utilizada para os alunos aprenderem e tudo pode ser feito brincando. A proposta desta seqüência de aulas é construir jogos diferentes sobre a gripe suína, utilizando os recursos do computador e depois colocar os alunos como monitores no recreio, no qual outras turmas podem utilizar os jogos e também aprenderem. É o aluno deixando de ser “consumidor” da informação para também produzir informação. Essa implicação dá um tom de responsabilidade à tarefa, pois ela tem um destinatário real.
 

Mostre a animação Não me sinto bem! Disponível no Portal do Professor. A animação é um jogo que provoca a reflexão sobre os hábitos saudáveis ou não perante as doenças.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2066/imagens/gri1.jpg

Após a animação inicie um debate sobre o tema que anda povoando a mídia com informações, a gripe suína, peça para os alunos colocarem o que já ouviram falar em seguida proponha uma seqüência de atividades.

Faça uma caixa de dúvidas:
Os alunos devem colocar todas as dúvidas que eles têm sobre a gripe suína. Incentive-os a perguntar também para os familiares, ou ainda fazerem uma pesquisa de campo com alunos de outras classes.

Faça uma lista de assuntos tratados nas dúvidas e utilize-os para planejar o conteúdo das atividades:
Segue uma lista de sugestões de temas e atividades, é importante que estas estejam contextualizadas com as dúvidas dos seus alunos.

Combine com os alunos que será feito um percurso do Conhecimento sobre a Gripe Suína. É como se fosse um jogo de vídeo game, a equipe só poderá passar para a próxima fase, assim que a fase anterior estiver completa.

Fase 1- pesquisa em grupo

Por que a gripe suína recebeu esse nome?
Qual o nome do vírus da gripe suína?
Há a possibilidade de se contrair a doença comendo carne de porco?
Em qual país foi localizado o primeiro caso da doença?
Quais são as formas de contágio?
O que é uma epidemia?
Qual a diferença entre epidemia e pandemia?
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Quais são os sintomas da gripe suína?
Como se prevenir desse tipo de doença?
Quais são as medidas de prevenção de saúde pública tomadas pelo Governo Brasileiro?
As máscaras cirúrgicas de camada única realmente ajudam a prevenir o contágio?
Em quantos dias uma pessoa infectada pela doença começa a apresentar os sintomas?
Qual é o pais com o maior número de mortos pela doença?
Qual é o pais com o maior número de pessoas infectadas?

Fase 2
Pesquise sobre a gripe espanhola em 1918, a gripe asiática em 1957 e a gripe aviária em 2003. Estabeleça um gráfico comparativo entre o número de mortes referentes a cada uma dessas epidemias.

Fase 3- Elabore jogos com o tema gripe suína para disponibilizar na hora do intervalo para outras turmas.

Sugestão de Tipos de jogo
1. Memória relacionando a palavra à imagem;
2. Tapão- palavra imagem
3. Percurso-
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2066/imagens/gri2.jpg

Vá inserindo as imagens e o texto correspondente, depois recorte as cartas e plastifique para garantir a durabilidade.

Para adaptar as cartas para o Jogo Tapão
Faça as cartas com imagens e outras com frases do tipo prevenção ao contágio, por exemplo ao invés do nome da carta do baralho.

Uma pessoa é designada como carteadora. Ela devera embaralhar todas as cartas e distribuí-las uma a uma entre todos os jogadores, em sentido horário, começando pelo jogador diretamente á sua esquerda.
Depois de distribuídas as cartas, cada jogador faz um monte com suas cartas, todas com a face voltada para baixo.
Iniciando pelo jogador diretamente á esquerda do carteador, este deve puxar a carta do topo de seu monte e colocá-la no centro da mesa com uma mão, falando claramente o que estiver escrito na carta com texto. O jogador seguinte faz o mesmo. Quando, por coincidência, a carta jogada coincidir com a carta cantada, deve-se colocar a outra mão (a que não foi utilizada para jogar a carta na mesa) sobre o monte de cartas no centro da mesa. O último jogador a colocar a mão pega todas as cartas da mesa e as coloca junto de seu monte, na parte inferior e a contagem recomeça com o jogador que pegou as cartas.
O jogo prossegue até que reste apenas um jogador com cartas.
Quando as cartas de um jogador acabarem, ele ainda estará na jogada, mas os outros jogadores deverão pulá-lo, já que ele não tem cartas para jogar, e a contagem continua normalmente. Se, na mesma rodada em que um jogador acabou com as cartas, este for o último a por a mão sobre as cartas, ele receberá todas as cartas do monte. O jogador apenas estará fora do jogo quando suas cartas acabarem e ele conseguir não ser o último a por a mão sobre as cartas.
O ganhador:
O ganhador do jogo é o jogador que conseguir acabar primeiro com as cartas do seu monte.

Fonte: http://jogosdecartas.hut.com.br/tapao/

Para o percurso, o aluno pode utilizar as autoformas do Word ou Powerpoint
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2066/imagens/gri3.jpg


Quando os jogos estiverem prontos combine um esquema de monitoria e revezamento no intervalo para incentivarem os alunos de outras classes a jogarem e aprenderem sobre a gri pe suína.
 

Recursos Complementares
Avaliação
Opção 1 - Peça para os alunos individualmente criarem um texto jornalístico sobre o que aprenderam sobre a doença; Opção 2- Peça para os alunos criarem um folheto ilustrado sobre a doença para enviar aos pais e responsáveis; Opção 3- Peça para os alunos em grupo representarem uma peça teatral sobre uma campanha de prevenção a gripe suína.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • douglas da costa zago, merco sul , Goiás - disse:
    douglasxd_@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    foi muinto otima a aula


  • natalia, natalia , Rio de Janeiro - disse:
    lorrana_loira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei me ajudou muito eu tavo fazendo um trabalho sobre o conhecimento sobre a gripe suína muito obrigada professora vc me ajudou muito bjks xau xau


  • LEILA MARCIA A. GAMA, Escola Mun. Sebastião de Sales Monteiro , Tocantins - disse:
    leilaunirg@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens, Gracy essa sua aula ficou muito bacana, principalmente a tabela de jogos, pois só assim envolve todos os alunos


  • natalia, natalia , Rio de Janeiro - disse:
    lorrana_loira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei me ajudou muito eu tavo fazendo um trabalho sobre o conhecimento sobre a gripe suína muito obrigada professora vc me ajudou muito bjks xau xau


  • Rosimar Camacho da Silva, Fundação Universidade Federal da Grande Dourados , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosicamacho@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o planejamento da professora e ainda vou sugerir lá na minha escola.


  • Maria do Socorro Lucena de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de MORADA NOVA , Ceará - disse:
    socorro_lucena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!! É assim que acontece o processo de aprendizagem. Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.