Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Associar: figuras e seus significados / Ensino Especial

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a desenvolver conceitos e significados de figuras variadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Trabalho com variadas figuras, para verificar o nível de associação entre figuras e palavras.

Atividade 1: Desenho Animado

Material: folhas de papel que contenham desenhos de animais.

Formação: em equipe.

Descrição da atividade: O professor deverá deixar pronto em pequenos papéis desenhos de variados animais. As crianças, divididas em turmas (poderão ser divididas em duas equipes), tentarão ler e representar com mímica a figura do animal apresentada pelo professor.

Para a representação gestual deverá ser escolhido somente um membro da equipe. Marcará ponto à equipe, se acertar que animal está sendo representado.

Figuras 1 e 2: Disponíveis em : http://www.google.com.br/images?q=figuras+de+animais+e+nomes&hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch:1&sa=N&start=20&ndsp=20 

 http://www.google.com.br/images?q=figuras+de+animais+e+nomes&hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch:1&sa=N&start=60&ndsp=20 

acesso em: 01.06.10.

Dica: O professor poderá primeiro mostrar o nome do animal escrito para a criança que irá representar, a fim de verificar o nível de compreensão e de leitura, depois mostrar a figura para que faça a associação.

Orientação: toda criança na fase de alfabetização mostra interesse em estar fazendo leituras de tudo que a ela se apresenta. Assim torna-se importante nesta atividade, o professor trabalhar com alternâncias de desafios para a criança. Ora solicita para identificar a figura, ora solicita para primeiro fazer a leitura do nome da figura apresentada. Mas... ao mesmo tempo, torna-se imprescindível que o professor verifique o nível de aprendizagem da sua turma e se esta apresenta crianças com Dislexia.

Pois... uma das características da criança disléxica é a dificuldade em aprender o alfabeto; a relação grafema-fonema (letra-som). Com isso o direcionamento do trabalho do professor deve ser reorganizado, a fim de atender as necessidades da criança com distúrbio, como também dar suporte para que esta criança se envolva na atividade.

Como a criança disléxica na maioria das vezes apresenta lentidão na leitura, se for pressionada a efetuar esta leitura com mais rapidez, poderá se negar a ler; criar subterfúgios para esconder sua dificuldade.

Então professor: 

- demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo;

- procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima;

- dê-lhe um tempo maior par realizar a tarefa;

- use uma linguagem mais clara e simples no momento em que ela estiver executando a atividade;

- a imagem é essencial para aprendizagem.

E não se esqueça... 

- sempre que possível deve encorajá-la a repetir o que lhe foi dito para fazer;

- evite dizer que ela é lenta.

Atividade 2: Procurando a figura.

Figura 3: Disponível em:  http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/6/67D7F6_1.jpg   

acesso em: 25.05.10.

Material: tapete de EVA e/ou cartolina.

Descrição da atividade: O professor deverá colocar no chão um tapete de letras de A – Z (Há tapetes em EVA que podem ser montados de acordo com a figura apresentada; caso a escola não ofereça, o material poderá ser confeccionado com folhas sulfite ou cartolinas), e providenciar também  objetos diferentes que suas iniciais correspondam as letras de A à Z, exemplo A- apagador, B – bola, C- cola, D – dado... entre outros.

O Professor pedirá para que os alunos formem uma fila e apresentará ao primeiro da fila o objeto escolhido. Ao identificar o referido objeto, o aluno deverá pisar na letra correspondente à primeira letra que este representa e assim sucessivamente.

Ex: Se o professor levantar uma Tesoura o aluno deverá pisar na letra T e depois voltar ao fim da fila.

Dica: Caso o aluno tenha dificuldade em identificar a letra, torna-se interessante o professor pronunciar a palavra pausadamente a fim de que auxilie o aluno na identificação.  Alerta: o disléxico apresenta dificuldade nas habilidades de memória, sendo assim sua assimilação torna-se muitas vezes prejudicada.

Atividade 3: O que é?

Figura 4: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_-jvG4GC_7D0/Sj6zbNQG9EI/AAAAAAAAD5w/KQE6-uiHGdk/s400/revistas2.jpg  

acesso em: 25.04.10.

Material: Papéis e lápis para que as crianças possam escrever; figuras de revistas ou jornais.

Descrição da atividade: O professor pedirá para que as crianças fiquem uma distante da outra, cada uma de posse de papel e lápis. O professor mostrará rapidamente para a turma várias fotos de pessoas famosas, objetos, animais, desenhos etc. Os alunos terão que identificar as fotos e escrever na folha de papel, os nomes das figuras que conseguiram compreender.   

Dicas:

-Se ele souber o nome da pessoa famosa colocar este, mas se não souber poderá  escrever se é uma mulher ou um homem.

-Para que a atividade tenha maior êxito sugere-se que desenvolva esta atividade em duplas, assim possibilitará ao disléxico, participação mais efetiva, pois se apresentar dificuldade em escrever certos nomes, ele poderá identificá-los e o colega da dupla escrevê-lo.

Recursos Complementares

Jogo da Memória  

Jogos de memória são recursos interessantes para trabalhar associação de imagem das crianças, pois oferece subsídios para se observar nas crianças suas potencialidades como também dificuldades de concentração e memorização de figuras.

 O link disponibilizado é um jogo infantil da turma da Mônica, onde o professor deverá fazer o download da atividade e brincar com as crianças.

Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/software_jogo_memoria.htm  

acesso em: 26.05.10.

Avaliação

O professor avaliará a capacidade do aluno em compreender figuras assim como as palavras que as representam, verificando o nível de dificuldade de associação e compreensão da representação das palavras.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Deocelia Paula Andriolio Camilotti, Prefeitura , Rio Grande do Sul - disse:
    deoceliacamilotti@hotmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante. Parabéns pela sua aula. As vezes nos deparamos com crianças que tudo foi feito, mas visitando sua página, percebemos quanto ainda há o que fazer.


  • VALDÁLIA SILVA, ESCOLA MUNICIPAL KENNEDY , Goiás - disse:
    vsvaldalia@gmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante o seu método de trabalho, parabéns pelas novas idéias, é sempre bom poder contar com pessoas criativas e inteligentes com vc>


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.