23/07/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno aprenderá a desenvolver conceitos e significados de figuras variadas.
Conhecer as letras do alfabeto.
As estratégias utilizadas serão:
- Trabalho com variadas figuras, para verificar o nível de associação entre figuras e palavras.
Atividade 1: Desenho Animado
Material: folhas de papel que contenham desenhos de animais.
Formação: em equipe.
Descrição da atividade: O professor deverá deixar pronto em pequenos papéis desenhos de variados animais. As crianças, divididas em turmas (poderão ser divididas em duas equipes), tentarão ler e representar com mímica a figura do animal apresentada pelo professor.
Para a representação gestual deverá ser escolhido somente um membro da equipe. Marcará ponto à equipe, se acertar que animal está sendo representado.
Figuras 1 e 2: Disponíveis em : http://www.google.com.br/images?q=figuras+de+animais+e+nomes&hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch:1&sa=N&start=20&ndsp=20
acesso em: 01.06.10.
Dica: O professor poderá primeiro mostrar o nome do animal escrito para a criança que irá representar, a fim de verificar o nível de compreensão e de leitura, depois mostrar a figura para que faça a associação.
Orientação: toda criança na fase de alfabetização mostra interesse em estar fazendo leituras de tudo que a ela se apresenta. Assim torna-se importante nesta atividade, o professor trabalhar com alternâncias de desafios para a criança. Ora solicita para identificar a figura, ora solicita para primeiro fazer a leitura do nome da figura apresentada. Mas... ao mesmo tempo, torna-se imprescindível que o professor verifique o nível de aprendizagem da sua turma e se esta apresenta crianças com Dislexia.
Pois... uma das características da criança disléxica é a dificuldade em aprender o alfabeto; a relação grafema-fonema (letra-som). Com isso o direcionamento do trabalho do professor deve ser reorganizado, a fim de atender as necessidades da criança com distúrbio, como também dar suporte para que esta criança se envolva na atividade.
Como a criança disléxica na maioria das vezes apresenta lentidão na leitura, se for pressionada a efetuar esta leitura com mais rapidez, poderá se negar a ler; criar subterfúgios para esconder sua dificuldade.
Então professor:
- demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo;
- procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima;
- dê-lhe um tempo maior par realizar a tarefa;
- use uma linguagem mais clara e simples no momento em que ela estiver executando a atividade;
- a imagem é essencial para aprendizagem.
E não se esqueça...
- sempre que possível deve encorajá-la a repetir o que lhe foi dito para fazer;
- evite dizer que ela é lenta.
Atividade 2: Procurando a figura.
Figura 3: Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/F/6/67D7F6_1.jpg
acesso em: 25.05.10.
Material: tapete de EVA e/ou cartolina.
Descrição da atividade: O professor deverá colocar no chão um tapete de letras de A – Z (Há tapetes em EVA que podem ser montados de acordo com a figura apresentada; caso a escola não ofereça, o material poderá ser confeccionado com folhas sulfite ou cartolinas), e providenciar também objetos diferentes que suas iniciais correspondam as letras de A à Z, exemplo A- apagador, B – bola, C- cola, D – dado... entre outros.
O Professor pedirá para que os alunos formem uma fila e apresentará ao primeiro da fila o objeto escolhido. Ao identificar o referido objeto, o aluno deverá pisar na letra correspondente à primeira letra que este representa e assim sucessivamente.
Ex: Se o professor levantar uma Tesoura o aluno deverá pisar na letra T e depois voltar ao fim da fila.
Dica: Caso o aluno tenha dificuldade em identificar a letra, torna-se interessante o professor pronunciar a palavra pausadamente a fim de que auxilie o aluno na identificação. Alerta: o disléxico apresenta dificuldade nas habilidades de memória, sendo assim sua assimilação torna-se muitas vezes prejudicada.
Atividade 3: O que é?
Figura 4: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_-jvG4GC_7D0/Sj6zbNQG9EI/AAAAAAAAD5w/KQE6-uiHGdk/s400/revistas2.jpg
acesso em: 25.04.10.
Material: Papéis e lápis para que as crianças possam escrever; figuras de revistas ou jornais.
Descrição da atividade: O professor pedirá para que as crianças fiquem uma distante da outra, cada uma de posse de papel e lápis. O professor mostrará rapidamente para a turma várias fotos de pessoas famosas, objetos, animais, desenhos etc. Os alunos terão que identificar as fotos e escrever na folha de papel, os nomes das figuras que conseguiram compreender.
Dicas:
-Se ele souber o nome da pessoa famosa colocar este, mas se não souber poderá escrever se é uma mulher ou um homem.
-Para que a atividade tenha maior êxito sugere-se que desenvolva esta atividade em duplas, assim possibilitará ao disléxico, participação mais efetiva, pois se apresentar dificuldade em escrever certos nomes, ele poderá identificá-los e o colega da dupla escrevê-lo.
Jogo da Memória
Jogos de memória são recursos interessantes para trabalhar associação de imagem das crianças, pois oferece subsídios para se observar nas crianças suas potencialidades como também dificuldades de concentração e memorização de figuras.
O link disponibilizado é um jogo infantil da turma da Mônica, onde o professor deverá fazer o download da atividade e brincar com as crianças.
Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/software_jogo_memoria.htm
acesso em: 26.05.10.
O professor avaliará a capacidade do aluno em compreender figuras assim como as palavras que as representam, verificando o nível de dificuldade de associação e compreensão da representação das palavras.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante. Parabéns pela sua aula. As vezes nos deparamos com crianças que tudo foi feito, mas visitando sua página, percebemos quanto ainda há o que fazer.
19/09/2010
Cinco estrelasachei muito interessante o seu método de trabalho, parabéns pelas novas idéias, é sempre bom poder contar com pessoas criativas e inteligentes com vc>