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Sustentabilidade: um tema de matemáticos

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Gilian Cristina Barros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a matemática como instrumento de análise da ação do homem no mundo, visando à sustentabilidade.

- Desenvolver tratamento numérico, analítico e gráfico de situações-problema contextualizadas.

Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica.

Conhecimentos prévios de leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Propomos que o professor organize com a turma, uma visita a companhia de energia elétrica, com o objetivo de obter dados para desenvolver um material de apoio a comunidade escolar no sentido do desperdício de energia elétrica. Porém, com antecedência para organização da visita, o professor deve solicitar a turma que tragam materiais (documentos, livros, jornais e revistas) que abordem o tema.

Sugestão de encaminhamento para organização da visita.

Atividade 1

Professor, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Dentro do grupo, cada aluno deve socializar com os demais os materiais que trouxe para a aula. A partir da socialização, os alunos devem elaborar questões abordando aspectos de geração e distribuição de energia elétrica, dúvidas, e outras possíveis questões que considerem relevante desenvolver.

Exemplos de questionamentos:

1 – De onde vem a energia elétrica?

2 – Como a energia elétrica é gerada?

3 – Que quer dizer “apagão”?

4 – Por que existe o horário de verão?

5 – Todos os estados do Brasil fazem parte?

É importante, dentro do grupo, definir funções:

1 aluno fica responsável pela entrevista; 2 alunos pelo registro escrito; 1 ou 2 alunos pelo registro fotográfico ou filmagem.

Durante a visita, os grupos devem ter uma participação ativa, fazer questionamentos, anotar as respostas, tirar dúvidas e buscar o máximo de informações possíveis, para posterior realização do relatório da visita. Neste relatório, devem constar além das informações obtidas, as impressões dos grupos, nomes dos entrevistados, bem como, resumo dos materiais disponibilizados (é comum as companhias entregarem materiais ilustrativos aos alunos).

Importante: Para desenvolvimento do relatório, buscar a parceria com o professor de Língua Portuguesa que pode trabalhar com os alunos a leitura, interpretação e organização dos dados do relatório de forma a elaborar um material instrucional que será socializado pelos alunos ao final desta temática.

Obs. Lembrar os alunos que tragam uma conta de energia elétrica para próxima aula.

Atividade 2

A intenção dessa atividade é que os alunos entendam como funciona a leitura do consumo de energia. Após a visita a Companhia de Energia Elétrica, no laboratório de informática, o professor deve explicitar aos alunos que a questão da sustentabilidade torna-se cada vez mais importante em nossa sociedade, pois a relação entre o homem e a natureza constitui uma questão vital para a sobrevivência do nosso planeta.

Abordar o tema da sustentabilidade a partir do consumo de energia elétrica se faz necessário, visto que o Brasil desperdiça bilhões de dólares em luzes desnecessariamente acesas, longos banhos, máquinas desreguladas e equipamentos obsoletos. E por isso, a necessidade de conscientizar a população sobre o consumo racional.

Mas então, como podemos ajudar a controlar o consumo de energia?   

Com os alunos reunidos em grupo (pode ser o mesmo grupo da atividade inicial), pesquisem na internet como funciona o sistema de coleta de dados para leitura do consumo de energia e o funcionamento do relógio medidor.   

Sugestão de sítios para pesquisa:

http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade_relogio.html    

http://www.liganessa.com.br/professor/troca/impresso1.pdf    

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/veiculos_de_comunicacao/RPM/RPM47/RPM47_07.PDF

Os grupos podem buscar outros sítios. É importante que grupos registrem suas observações a partir da pesquisa.   

Depois da pesquisa, de volta à sala de aula, os grupos devem apresentar suas produções, explicitando aos demais os dados que coletaram. De posse disso, o professor pode projetar (ou distribuir em impresso) o seguinte encaminhamento, sempre provocando, questionando e construindo junto com os grupos:  

Para medir o consumo de energia elétrica instala-se nas residências um medidor (relógio de luz). Nele o funcionário da companhia de energia elétrica, faz a leitura mensalmente. A partir da leitura é calculado o valor do consumo de energia elétrica a ser pago pelo consumidor (boleto da conta de luz).


Fonte: imagem autora

No interior aparecem quatro mostradores (parecidos com os mostradores de um relógio), cada um com um ponteiro, e um disco que gira quando algum aparelho elétrico ou lâmpada está funcionando. O movimento do disco é transmitido, através de um sistema de engrenagens, aos ponteiros. Apesar de ser difícil observar o movimento dos ponteiros em um curto intervalo de tempo, eles se movem. Quanto mais energia se consome, mais rápido giram o disco e os ponteiros. Esses ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.  

Da direita para a esquerda temos: o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Cada volta completa que o ponteiro dá, equivale ao deslocamento de uma unidade do ponteiro que o antecede. Os ponteiros da unidade e da centena giram no sentido horário e o da dezena e milhar giram no sentido anti-horário.

Professor, para fixação você pode trabalhar com os alunos o seguinte recurso:

Porque a energia elétrica é tão importante? Disponível em: http://www.cpfl.com.br/Portals/12/flash/energia_com_seguranca.swf   

Atividade 3  - em sala de aula 

A intenção dessa atividade é verificar se os alunos entenderam a pesquisa que desenvolveram.   

1- No caso do relógio do modelo apresentado (imagem), o funcionário anotará qual valor?

Resposta: 6 1 8 5   

2 - Supondo que a anotação do mês anterior seja 6 0 3 0, qual seria o consumo mensal do proprietário desse relógio?

Resposta: 6 1 8 5 - 6 0 3 0 =  1 5 5

Professor é importante destacar aos grupos, que lâmpadas, chuveiros elétricos, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos funcionam consumindo energia elétrica. Se você desligar as lâmpadas e chuveiros, e desconectar todos os fios de aparelhos das tomadas, o disco e os ponteiros do relógio de luz param de girar. Entretanto, basta conectar os fios às tomadas para que o disco e os ponteiros do relógio reiniciem o giro. Quanto mais aparelhos e lâmpadas estiverem em funcionamento, mais rápido é o giro, maior é o gasto.   

Nesse momento o professor pode solicitar que os alunos observem a conta de luz que trouxeram e propor:

3 – Localizem na conta de luz qual o consumo mensal de cada um.

4 – Socializem esses valores com os elementos do grupo. Existem diferenças significativas? Por quê?

5 – Identifiquem qual a unidade de medida de energia usada pelas companhias fornecedoras?

6 – O que significa o kWh? Na pesquisa na internet, algum grupo encontrou esse dado?     

1 kWh corresponde ao consumo de um aparelho de potência 1 000 W (1 kW) durante uma hora.

1 kWh corresponde também ao consumo de uma lâmpada de 100 W (0,1 kW) ligada durante 10 horas.   

7 – Como é calculado o valor final a ser cobrado?

8 – O valor final é composto por quais elementos?

9 – Encaminhar outras questões.


Atividade 4   

Depois de todo encaminhamento da exploração das faturas, o professor propõe a seguinte problemática para que os grupos resolvam no caderno.   

Em uma residência, foi verificado a existência de alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento: TV, Radio, Geladeira, Ferro Elétrico, Chuveiro e Lâmpada Incandescente.   

Nesta residência moram quatro pessoas: Pai (45 anos), Mãe (40 anos), filha (18 anos) e o filho (15 anos). A noite, todas as pessoas da casa se reúnem para ver televisão a noite num período de 3 horas diárias, ou seja, da 19:00h – 22:00h. Essa família tem hábito de ouvir o rádio 3 horas por dia, das 9:00h da manha às 12:00h da tarde. O ferro elétrico é usado 1 vez por semana em um período de 1h. O chuveiro é diariamente usado pelo: Pai 10min, pela Mãe 15min, pela filha 20min e o filho 15min, de forma que, diariamente a família utiliza o chuveiro durante 60min = 1 hora. Na residência existem somente lâmpadas incandescentes, que são utilizadas ao longo do dia num total de 6 horas. A geladeira fica ligada direto.   

Ao pesquisarmos as potencias dos aparelhos, obtemos o seguinte:

TV 29” = 110 W
Radio pequeno = 10 W
Geladeira = 90 W
Ferro = 1000 W
Chuveiro = 3800 W
Lâmpada = 100 W   
Fonte: http://www.interativo.com.br/sc2/attachments/175_POTENCIA%20MEDIA.pdf 

Problema 1

Qual dos eletrodomésticos indicados, gera maior gasto durante um mês em kw/h. Qual o custo em reais?   

Resolução:   

Observar o custo de energia nas faturas. Aqui no caso vamos simular um valor de custo = R$ 0,30.   

Para isso, precisamos utilizar a seguinte fórmula:

       P.D.h
E = ---------- onde, E é a energia consumida pelo eletrodoméstico; P é a potência; D é o numero de dias de uso; h é o numero de horas.
       1000

Elaborar uma tabela pode ajudar na visualização.

Quem gera maior gasto é o chuveiro elétrico. O custo mensal da família é R$ 34,20.

Problema 2

Proponha que os alunos desenvolvam no caderno um gráfico (pizza) para que possamos entender melhor o gasto de energia consumido por essa família.

Resolução:

Com o gráfico pode-se ter mais claro que o aparelho que mais gasta energia elétrica é o chuveiro.

Problema 3

O que pode ser feito para reduzir o consumo de energia deste aparelho?

Resultado: Se diminuirmos em 10 min o total de banhos diários teremos 50 min total de banhos (0,83h)

       3800W.30.0,83
E = ------------------ 
             1000

E =  94,62 KW h/mês, o equivale a uma redução mensal de 19,38 KW h/mês. E em reais a economia é de R$ 5,81 

Professor converse com os alunos que podemos diminuir o uso de alguns aparelhos na casa, e com certeza, haverá uma redução de reais mensal.

Problema 4

Desenvolva essa atividade em sua casa, a partir dos dados levantados na sua família.

Para desenvolver esse problema, o professor pode propor aos alunos que acessem o recurso, Em casa: quem gasta mais? Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12905. Esta simulação mostra uma família que deseja descobrir como gasta a energia elétrica em casa. Para ajudar essa família a economizar na conta de energia, o aluno deverá calcular a potência e o tempo de uso de cada aparelho elétrico utilizado por cada membro da família. 

Em casa: quem gasta mais? 

Problema 5

Após o levantamento dos dados da família e do consumo desenvolvido, os alunos podem concluir o material instrucional que iniciaram com o professor de Língua Portuguesa, identificando quais eletrodomésticos consomem mais energia, bem como, possibilidades para se fazer economia. Cada aluno pode socializar o material elaborado com seus familiares, a partir de suas compreensões.

AOSANI, M., BOELTER, A. E., SCARTON, C. R. Modelagem Matemática em Energia Elétrica. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/modelagem_energia/index.html, acesso em 26 mai. 2010.    

MONTEIRO, A.; POMPEU, G. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.   

SCHIRLO, A. C., SILVA, S. C. R., PINHEIRO, N. M. Energia Elétrica: uma sugestão de atividade para despertar a cidadania http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo7.pdf, acesso em 26 mai. 2010 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Em casa: quem gasta mais? Animação/simulação
Em casa: quem gasta mais? Animação/simulação
Em casa: quem gasta mais? Animação/simulação
Em casa: quem gasta mais? Animação/simulação
Recursos Complementares

Como evitar o desperdício de energia. Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/energia.php, acesso em 02 de junho de 2010.

Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Disponível em: http://www.eletrobras.gov.br/elb/procel/main.asp, acesso em 02 de junho de 2010. 

Por que a luz acende. Disponível em: http://www.seara.ufc.br/animacoes/animacoes00.htm, acesso em 02 de junho de 2010.

Simulador de consumo de energia. Disponível em: http://www.furnas.com.br/simulador/alteracoes_simulador_colorido.swf, acesso em 02 de junho de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Participação na atividade inicial. Organização do passeio? colaborou com os colegas? contribuiu na produção?

- Participação no passeio. Questões propostas? Produção pertinente? Participou?

- Desenvolvimento e realização dos problemas? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo?

- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula. Apresenta apropriação de conhecimento?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 2/6 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniões

  • marta suely da silva mattos, E>E.M SANTA ROSA , Rio de Janeiro - disse:
    martamattos43@yahoo.com

    10/09/2015

    Cinco estrelas

    adorei dia 13 tera na minha escola feira de ciencias sobre a energia. e este sait foi bem rico para mim


  • Rafael, Secretaria de Educação , Paraná - disse:
    rafapo7@seed.pr.gov.br

    21/08/2013

    Três estrelas

    Boa Aula


  • miri, lindembergue cardoso , Bahia - disse:
    smirielza65@gmail.com

    19/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei a atividade enriquecedora e interessante.


  • gisele de souza barros, Colegio municipal joaquim felipe de souza , Bahia - disse:
    giseleseabrabarros@hotmail.com.br

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    como professora de matematica do ensino fundamental ter em mãos aulas como essa em que torna o conhecimento matematico significativo e demonstra sua aplicabilidade na vida faz com q o interesse dos alunos seja reavivado já que podem perceber sua utilidade.


  • Valdereis C. Araújo, Escola Estadual Indígena Inácio Mandulão , Roraima - disse:
    costavaldereis@gmail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei bastante, minha nota é excelente. Dá pra você elaborar uma atividadedessas relacionada ao abastecimento de água. Por exemplo, onde trabalho o abastecimento de água é bem simples, uma caixa de água de água de 5000 litros é durante o dias duas vezes abastecida, que é o sufiente para suprir a necessidade básica da comunidade. Essa caixa é abastecida com um gerador de energia que faz funcionar a bomba do poço artesiano e assim a caixa é abastecida com a água.


  • israel batista de oliveira, RUI BARBOSA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO , São Paulo - disse:
    israel.valeria@ig.com.br

    16/09/2010

    Três estrelas

    Acho este tipo de aula muito boa. Esta que parte sempre de uma situyação-problema para depois mostrarmos o conceito.


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