Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com as letras/ Ensino Especial

 

20/09/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula a melhor formular as palavras e conhecer alguns significados.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno conheça as letras e as formas silábicas sendo já alfabetizado

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Papéis;

- Objetos variados.

Atividade 1: Formando palavras

Figura 1: Disponível em: http://h2.vibeflog.com/2007/02/27/00/14776231.jpg 

acesso dia 03.02.10.

Formação: em grupo.

Descrição da atividade: O Professor dividirá a turma em dois grupos, e disponibilizará a cada integrante um papel bem visível e legível contendo neste uma sílaba. Este deverá ser fixado nas costas dos alunos com uma fita adesiva.

Para diferenciar um grupo do outro use folhas ou letras de cores diferentes. Quando todos os membros dos grupos tiverem já com a sílaba fixada nas costas, o professor pedirá para que eles se espalhem pela quadra, solicitando aos alunos que visualizem por um período de tempo determinado as sílabas uns dos outros. Acabado o tempo, os grupos se separam tiram as folhas das costas e deverão dizer ao professor palavras que possam ser formadas com as sílabas do outro grupo. O professor efetua anotação das palavras formadas por cada equipe e ao final vencerá o grupo que acertar a maior quantidade de palavras.  

Sabemos que: a criança com Dislexia apresenta dificuldade no processo de leitura, escrita, soletração e ortografia. A dislexia é hereditária e sua incidência é maior em meninos, numa proporção de 3 por 1.

É muito frequente que pessoas disléxicas apresentem déficit no domínio da ação, da motricidade, da organização temporal e espacial, da capacidade de globalização no domínio do esquema corporal, na dominância lateral.

Mas,em que momento as “ dificuldades de aprendizagem” se transformam em transtorno para o disléxico?

“Observando que se torna um transtorno, tudo aquilo que traz a alguém uma má qualidade de vida, ou que impeça seu desenvolvimento emocional, afetivo e social,torna-se claro que transtorno é tudo que traz desordem ao meio social.”  

“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”.(Albert Einstein).  

Disponível em: http://www.dislexiarecife.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/8/index_int_5.html

acesso em: 29.05.10.

Por isso: Diante dessas evidências, oportunize às crianças explorar o espaço associando-a a experiência simbólica. A apropriação de letras e símbolos como a atividade acima sugerida, concederá a elas maiores possibilidades de realizações e aprendizagem.

Atividade 2: Encontrando o objeto

Figura 2: Disponível em: http://www.nicoliferri.com.br/images/BOLA_183-5.jpg 

acesso em: 02.02.10.

Material: diferentes objetos podendo ser: lápis, corda, bola, foto, botão, palito entre outros e caixas de papelão.

Formação: em grupo.

Descrição da atividade: O Professor deverá selecionar alguns objetos para serem utilizados na aula, colocando-os em caixas diferentes de forma que não consigam perceber quais objetos estão dentro delas. A sala será dividida em dois grupos e cada membro do grupo receberá um pedaço de papel com um nome de um objeto para ser encontrado. As crianças deverão estar em fila e ao sinal do professor deverão procurar um a um o objeto que corresponde ao que lhe foi pedido, que estarão nas caixas espalhadas pela quadra. Quando a criança encontrar o objeto pedido não deixando cair mais nenhum que esteja na caixa, ela voltará e a próxima de seu grupo procurará o seu objeto. A brincadeira termina quando um grupo encontrar todos os objetos pedidos.

Sendo assim: 

- certifique-se de que a tarefa foi compreendida pelo aluno;

- dê orientações curtas e simples que evitem confusões;

-oriente o aluno sobre como organizar-se no tempo e espaço;

- ao corrigi-lo, valorize ao máximo seu desempenho.  

Atividade 3: Soletrando.

Figura 3:Disponível em http://www.brasilescola.com/upload/e/soletrar.jpg 

acesso em: 03.02.10.

Formação: em círculo, em pé.

Descrição da Atividade:O Professor com uma seleção de palavras já pré-definidas pedirá para um aluno que soletre uma palavra. Caso o aluno erre, deverá sentar-se e o próximo tentará soletrar a mesma palavra. Se acertar o professor passará outra palavra para o aluno seguinte para que este possa soletrar e assim sucessivamente. A brincadeira termina quando permanecer somente um aluno.

 

Recursos Complementares

Para que os alunos treinem as palavras e conheçam o seu significado, o professor disponibilizará um Objeto de Aprendizagem (OA), no qual eles deverão acertar o que significa cada palavra do alfabeto.

Objeto disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9652 

acesso em: 03.02.10.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, onde o professor acompanhará o desempenho do aluno nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.