23/07/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno aprenderá mediante modelagem a construir letras e palavras.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
-Uso de espelhos, bola, cordas, lousa, giz, papel e barbante.
Atividade 1: Lembrando das Letras
Material: Espelho, bola, corda e lousa.
Formação: trios ou quartetos.
Descrição da atividade: O professor dividirá as crianças em trios ou quartetos ordenados. Após o professor desenhar uma letra na lousa, as crianças do primeiro grupo deverão tentar formar uma letra semelhante, utilizando os materiais disponíveis (bola, corda, etc.) como também seus próprios corpos.
O aluno que desenhar a letra com o corpo deverá executar a formação desta em frente ao espelho, na intenção de possibilitar melhor visualização do movimento executado. O formato da letra pode ser feito com movimentos que descrevam a configuração dela ou por representação estática da mesma.
Torna-se interessante utilizar materiais juntamente com a execução corporal.
Ex: para colocar o travessão do T ou o pingo no i, poderão utilizar as cordas e as bolas.
As crianças dos demais grupos deverão reconhecer a letra que o grupo está representando com a letra que o professor colocou na lousa.
Dica: As “letras” podem ser representadas tanto no plano horizontal como vertical. As crianças poderão desenhar a letra deitadas no chão ou em pé, usando o tronco, os membros, as mãos. O que vale é a imaginação.
Atividade 2: Maiúscula e Minúscula.
Figura 1: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_0WVaXfEv8aw/Rrpkql40CZI/AAAAAAAAATM/h9AUs9a1gv8/s1600-h/letras+2.jpg
acesso em: 26.05.10.
Material: Giz.
Formação: em fila.
Descrição da atividade: O professor desenhará no chão, com giz, letras em maiúsculo e minúsculo espalhadas pela quadra. Após disposição das letras, o professor pronunciará uma letra para o primeiro aluno da fila e este deverá procurar na quadra a letra correspondente em maiúsculo e minúsculo e circulá-las, retornando à fila e assim sucessivamente.
Percebe professor: que nas duas atividades sugeridas trabalhamos somente com as letras? Sabe por quê?
O disléxico apresenta características como:
- confunde palavras de sonoridade semelhante, sendo assim, faz-se necessário trabalharmos as letras para oportunizar apropriação da representação gráfica;
- comete erros de ortografia, sendo assim, a visualização de maiúsculas e minúsculas, o delineamento corporal possibilita maior segurança mediante a transcrição destas para a escrita;
- apresenta comportamento impulsivo, isto é, muitas vezes age antes de pensar, sendo assim, o trabalho em grupo possibilita ao disléxico identificar erros e ao mesmo tempo tem oportunidade de reorganizar-se para agir.
- inverte a ordem das letras, sendo assim, o trabalho em frente ao espelho o levará a identificar as posições.
- dispraxia ocular, distúrbio do esquema corporal, sendo assim, cumprir a tarefa de procurar as letras no espaço, leva o disléxico a ampliar o ângulo visual como também a trabalhar o corpo em relação ao espaço.
Atividade 3: Campeonato de palavras
Figura 2: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_7v3EPbz7HQ0/SlTe0fVv56I/AAAAAAAAAlg/tz08v9M5ZTk/s400/letra_a_fortuna02.jpg
acesso em: 26.05.10.
Material: Papel e barbante para confeccionar crachás; folhas e lápis.
Descrição da atividade: O professor pedirá para que cada aluno faça em sala de aula um crachá contendo uma sílaba do seu nome. Montar o crachá com o barbante para pendurá-lo no pescoço.
O professor deverá ajudar os alunos a fim de que não deixe que, a princípio, escrevam sílabas com as letras W, X ou K que formam nomes como no caso de Wesley, Karen entre outros. Este procedimento faz-se necessário a fim de facilitar a brincadeira. Já na quadra quando os alunos estiverem de posse de seus crachás e de posse de uma folha de papel e lápis, o professor combinará que a um sinal (podendo ser palmas, assobio) eles deverão correr pela quadra e a outro sinal deverão formar grupos, de 3, 4 ou 5 alunos de acordo com a orientação do professor.
Os componentes do grupo deverão sentar e tentar formar palavras com as sílabas que estão nos crachás. A um novo sinal do professor, deverão todos novamente correr pela quadra e o professor solicitará para que formem um novo grupo, formando novamente as palavras com as sílabas. Após vários desafios o professor verificará o aluno que apresentou maior número de palavras.
Jogo das Letras
O professor poderá passar um jogo para os alunos acessando o link abaixo, onde para jogar deverão arrastar com o mouse a imagem que corresponde à letra apresentada na tela.
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
acesso em: 26.05.10.
O professor deverá acompanhar os alunos em suas dificuldades ou facilidades em compreender as palavras, sabendo representá-las e diferenciar entre as maiúsculas e as minúsculas, após a compreensão do formato de cada palavra poderão ser trabalhadas as sílabas e assim verificar o desempenho a partir desta situação, anotando e observando a compreensão e desenvolvimento de cada um.
Cinco estrelas 1 classificações
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15/01/2013
Cinco estrelasadorei a exposição da aula. fcilitará ao prof do ensino regular ao trabalho de inclusão. gostaria de receber via email outras oulas.