Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modelar e construir letras e palavras/ Ensino Especial

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá mediante modelagem a construir letras e palavras.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

-Uso de espelhos, bola, cordas, lousa, giz, papel e barbante.       

Atividade 1: Lembrando das Letras

Material: Espelho, bola, corda e lousa.

Formação: trios ou quartetos.

Descrição da atividade: O professor dividirá as crianças em trios ou quartetos ordenados. Após o professor desenhar uma letra na lousa, as crianças do primeiro grupo deverão tentar formar uma letra semelhante, utilizando os materiais disponíveis (bola, corda, etc.) como também seus próprios corpos.

O aluno que desenhar a letra com o corpo deverá executar a formação desta em frente ao espelho, na intenção de possibilitar melhor visualização do movimento executado. O formato da letra pode ser feito com movimentos que descrevam a configuração dela ou por representação estática da mesma.

Torna-se interessante utilizar materiais juntamente com  a execução corporal.

Ex: para colocar o travessão do T ou o pingo no i, poderão utilizar as cordas e as bolas.

As crianças dos demais grupos deverão reconhecer a letra que o grupo está representando com a letra que o professor colocou na lousa.

Dica: As “letras” podem ser representadas tanto no plano horizontal como  vertical. As crianças poderão desenhar a letra deitadas no chão ou em pé, usando o tronco, os membros, as mãos. O que vale é a imaginação.

Atividade 2: Maiúscula e Minúscula.

Figura 1: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_0WVaXfEv8aw/Rrpkql40CZI/AAAAAAAAATM/h9AUs9a1gv8/s1600-h/letras+2.jpg  

acesso em: 26.05.10.

Material: Giz.

Formação: em fila.

Descrição da atividade: O professor desenhará no chão, com giz, letras em maiúsculo e minúsculo espalhadas pela quadra. Após disposição das letras, o professor pronunciará uma letra para o primeiro aluno da fila e este deverá procurar na quadra a letra correspondente em maiúsculo e minúsculo e circulá-las, retornando à fila e assim sucessivamente.

Percebe professor: que nas duas atividades sugeridas trabalhamos somente com as letras? Sabe por quê?

O disléxico apresenta características como:

- confunde palavras de sonoridade semelhante, sendo assim, faz-se necessário trabalharmos as letras para oportunizar apropriação da representação gráfica;

- comete erros de ortografia, sendo assim, a visualização de maiúsculas e minúsculas, o delineamento corporal possibilita maior segurança mediante a transcrição destas para a escrita;

- apresenta comportamento impulsivo, isto é, muitas vezes age antes de pensar, sendo assim, o trabalho em grupo possibilita ao disléxico identificar erros e ao mesmo tempo tem oportunidade de reorganizar-se para agir.

- inverte a ordem das letras, sendo assim, o trabalho em frente ao espelho o levará a identificar as posições.

- dispraxia ocular, distúrbio do esquema corporal, sendo assim, cumprir a tarefa de procurar as letras no espaço, leva o disléxico a ampliar o ângulo visual como também a trabalhar o corpo em relação ao espaço.  

Atividade 3: Campeonato de palavras

Figura 2: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_7v3EPbz7HQ0/SlTe0fVv56I/AAAAAAAAAlg/tz08v9M5ZTk/s400/letra_a_fortuna02.jpg  

acesso em: 26.05.10.

Material: Papel e barbante para confeccionar crachás; folhas e lápis.

Descrição da atividade: O professor pedirá para que cada aluno faça em sala de aula um crachá contendo uma sílaba do seu nome. Montar o crachá com o barbante para pendurá-lo no pescoço.

O professor deverá ajudar os alunos a fim de que não deixe que, a princípio, escrevam  sílabas com as letras W, X ou K que formam nomes como no caso de Wesley, Karen entre outros. Este procedimento faz-se necessário a fim de facilitar a brincadeira. Já na quadra quando os alunos estiverem de posse de seus crachás e de posse de uma folha de papel e lápis, o professor combinará que a um sinal (podendo ser palmas, assobio) eles deverão correr pela quadra e a outro sinal deverão formar grupos, de 3, 4 ou 5 alunos de acordo com a orientação do professor.

Os componentes do grupo deverão sentar e tentar formar palavras com as sílabas que estão nos crachás. A um novo sinal do professor, deverão todos novamente correr pela quadra e o professor solicitará para que formem um novo grupo, formando novamente as palavras com as sílabas. Após vários desafios o professor verificará o aluno que apresentou maior número de palavras.

Recursos Complementares

Jogo das Letras   

O professor poderá passar um jogo para os alunos acessando o link abaixo, onde para jogar deverão arrastar com o mouse a imagem que corresponde à letra apresentada na tela.  

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html  

acesso em: 26.05.10.

Avaliação

O professor deverá acompanhar os alunos em suas dificuldades ou facilidades em compreender as palavras, sabendo representá-las e diferenciar entre as maiúsculas e as minúsculas, após a compreensão do formato de cada palavra poderão ser trabalhadas as sílabas e assim verificar o desempenho a partir desta situação, anotando e observando a compreensão e desenvolvimento de cada um.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maysa Maria Lobato Lima, Escola E Pedro Alcântara Chaves Lopes , Amapá - disse:
    maysalobato2009@hotmail.com

    15/01/2013

    Cinco estrelas

    adorei a exposição da aula. fcilitará ao prof do ensino regular ao trabalho de inclusão. gostaria de receber via email outras oulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.