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Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos

 

13/09/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar-se oralmente e ler com maior desenvoltura, a partir do contato com poemas, livros e revistas;
  • Escrever com mais propriedade, tendo por base as leituras realizadas;
  • Usar com mais clareza o léxico Português;
  • Compartilhar experiências de leitura de poesias.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante explicar aos alunos, antes do desenvolvimento dessa proposta, o que é um jogral. Conte que os jograis, na lírica medieval, eram artistas populares, profissionais e pertencentes à nobreza, que cantavam, ou tocavam instrumentos musicais, ou declamavam poemas. Eram artistas versáteis e levavam alegria aos lugares onde se apresentavam.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

http://sweetychaos.blogspot.com/2009/10/poesia-onde.html - acesso em 19/06/2010. 

Professor, para introduzir essa aula, comece dizendo aos alunos que com o tempo a poesia foi perdendo uma de suas características de origem, a oralidade. Conte a eles a história de que há cerca de 2.500 anos, o poeta grego Simónides de Ceos  encontrou um dia seu discípulo e conterrâneo Baquílides, escrevendo suas odes sobre uma placa de cera e o acusou de trair a poesia cuja magia e encanto, dizia, estavam em sua expressão declamatória e não na palavra escrita. A Poesia, afirmava ele, é uma pintura que fala.

Antes de dar continuidade à aula, explique aos alunos que Ode é uma composição poética que surgiu na Grécia antiga. Ela era cantada e acompanhada do instrumento musical chamado Lira. A palavra Ode significa, justamente, canto. Por isso, essa composição poética pressupõe muita musicalidade em sua estrutura.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/paideia/musica.htm - acesso em 19/06/2010

Dito isso, explique que tão importante quanto valorizar a perpetuação da poesia a partir da escrita é valorizar a sua expressão oral.

Nessa primeira aula, professor, os alunos ouvirão alguns poemas, uns de cunho popular, outros não. A cada poema executado em sala de aula, projete-o em uma tela, para que os alunos possam acompanhar com mais precisão o que é declamado.

Apresente primeiro um vídeo sobre poesia de Cordel. Sugerimos o cordel em vídeo O Lobisomem e o coronel - http://www.youtube.com/watch?v=RKzquqCLJHo – acesso em 19/06/2010.

http://jose-candido-de-carvalho.comprar-livro.com.br/livros/1853251147/ - acesso em 19/06/2010. 

Explique que essa é uma manifestação popular típica do nordeste do Brasil e que a sua principal característica é a oralidade, embora ela seja também apresentada de forma impressa em folhetos. É típico dos cordelistas, ou poetas de cordel, recitar ou cantar seus poemas de forma cadenciada e melodiosa, por vezes tendo acompanhamento de instrumentos musicais. Essa manifestação literária é uma representação muito próxima das poesias líricas medievais, por provocarem uma leitura rítmica e melodiosa. 

Trabalhe com os alunos, após assistirem ao filme, tanto a temática, baseada em crendices populares e no contexto do sertão, quanto à estrutura de um poema de cordel. No campo Recursos complementares, há sites sugeridos para facilitar essa exposição.    

Em seguida, exiba também os vídeos do Poema de sete Faces http://www.youtube.com/watch?v=TpfqylGVtCg – de Carlos Drummond de Andrade, declamado por Paulo Autran - acesso em 19/06/2010. O Poema de Natal, http://www.youtube.com/watch?v=pUhxDS3kjAY – de Vinícius de Moraes – acesso em 19/06/2010. E por último o poema Retrato, http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38 – de Cecília Meireles, declamado por Paulo Autran.

Da mesma forma esses poemas também devem ser visualizados pelos alunos. Ao fim das exibições, enfatize bastante o quanto o ator Paulo Autran, que está interpretando os poemas, fez leituras expressivas e cadenciadas dos textos.

Então, você pode sugerir que os alunos também leiam os mesmos poemas em voz alta, de frente para a turma, exercitando e explorando os recursos que o poema oferece. Esse será um momento para os alunos perderem a vergonha e entenderem que a postura oral adotada para ler um poema, vai muito além de uma simples leitura ou mera declamação de versos. A palavra, a expressão facial e o gesto devem transcender para conseguirem causar um encantamento em quem ouve e vê. Afinal, é no momento da leitura em que o poema realmente está “vivo”.     

2ª AULA

Professor, agora que os alunos já viram algumas performances de leituras de poemas, você vai propor que eles preparem, para fins de apresentação à comunidade escolar, um espaço de poesia, para que durante o recreio sejam apresentadas declamações de poemas.

É importante que a turma pense no espaço ocupado para a apresentação. Eles mesmos deverão escolhar o lugar, decorá-lo e organizá-lo de forma que permaneça na escola durante uma semana. Esse é o tempo previsto para as apresentações dos alunos.

Então, a turma deve ser dividida em cinco grupos, de forma que a cada dia uma equipe seja responsável pela apresentação de poemas durante o intervalo das aulas. A forma como os poemas serão apresentados e como será feita a divisão das equipes fica a cargo dos alunos. Eles podem fazer várias apresentações individuais, apresentar em forma de jogral, utilizar instrumentos para acompanhar as declamações, enfim, usar a criatividade.

Destine essa aula para que eles façam a escolha dos poemas que serão utilizados. Leve alguns livros com poemas de escritores consagrados por sua expressividade. Os alunos podem também ser levados à biblioteca ou ao laboratório de informática para pesquisar em sites como o Jornal da Poesia, http://www.revista.agulha.nom.br/poesia.html - acesso em 19/06/2010, em que encontrarão vários escritores e suas obras. Leve-os a conhecer ou reler Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Vicente de Carvalho, Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Mário Quintana, Castro Alves, Fernando Pessoa e seus heterônimos, entre outros autores.  

É preciso que os alunos pensem ainda, após a escolha dos textos, em como será a apresentação, se eles vão se vestir a caráter, quem vai declamar o quê e como. Então, professor, é provável que essa aula não seja suficiente para essa organização. Oriente os alunos a agendarem encontros fora da aula, para ensaios e fique à disposição para auxiliá-los.

3ª AULA

Agora, professor, com os ensaios em andamento, vocês utilizarão essa aula para escrever os convites para que toda a comunidade escolar assista às apresentações durante o recreio. Cada equipe deverá providenciar o seu convite. Para fazê-los, vocês podem ir para o laboratório de informática. Assim eles poderão utilizar recursos de imagem e cor para a criação dos convites. Além disso, podem colocar um aperitivo das poesias que trabalharão. Mas, deixe claro, professor, que o principal é acrescentar o horário e o lugar, que são características típicas de um convite.

Os convites precisam ser revisados, corrigidos e impressos, para serem entregues aos destinatários.

Em relação às apresentações, professor, cuide para que elas sejam filmadas e fotografadas.

4ª AULA

Esse trabalho de apresentações preparado para os intervalos culminará com a criação de um programa de rádio pelos próprios alunos em que eles poderão falar sobre poesia, declamá-las e dar a elas representação oral. Os poemas destinados à apresentação na radio escolar, podem ser os mesmos usados no intervalo.

Para o desenvolvimento dessa aula, é preciso utilizar o laboratório de informática ou ter um computador à disposição. É interessante, também, ter o auxílio de um professor de informática. O programa utilizado para a gravação será o Audacity, que pode ser baixado pelo link: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=audacity – acesso em 19/06/2010. Ele é fácil de ser usado e os alunos terão facilidade de usá-lo. Além do programa será necessário um microfone, para captar as gravações dos alunos.

Então, professor, eles apenas precisam pensar em uma pauta de apresentação do programa. Quem falará primeiro? Quem narrará o programa? Quais os alunos serão responsáveis por declamar esse ou aquele poema? Qual será a trilha sonora apresentada?

E, finalmente, fazer a gravação. Com a ajuda do professor de informática, basta fazer a edição do programa, que é algo descomplicado no programa Audacity, e está pronto o programa. Para que ele possa ser executado em uma mídia comum, basta transferi-lo para o formato MP3. Já nesse formato, o programa pode ser postado no blog da escola ou da sala. Fica como opção também, executá-lo em outros turnos, para que os demais alunos da escola possam conhecer o trabalho que foi feito por seus alunos. 

Recursos Complementares

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1345 – Comentários sobre o vídeo O Lobisomem e o Coronel, Direção de Elvis Figueiredo e Ítalo Cajueiro - acesso em 19/06/2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel -   Literatura de Cordel - acesso em 19/06/2010.

Avaliação

Professor, essa sequência didática permite que se faça uma avaliação acerca da capacidade de produção escrita dos alunos, quando da produção de um convite. É possível julgar também a desenvoltura dos mesmos nas apresentações dos poemas, observando se eles fizeram uma leitura expressiva e diferenciada.

Note também a capacidade de organização do espaço que utilizaram.

Por último, peça aos alunos que expressem, por escrito ou oralmente, o seu nível de satisfação em relação ao formato com que essa proposta de aula foi desenvolvida. Deixe espaço para que eles deem sugestões e façam críticas, pois o olhar dos alunos é muito importante para o sucesso da proposta de construção do conhecimento. É indispensável ouvi-los.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • Dêvisson Santos Ferreira, Escola Classe 08 , Distrito Federal - disse:
    devissonsf@gmail.com

    23/02/2013

    Cinco estrelas

    Meus parabéns, essa Sequencia Didática esta bem coerente com os objetivos propostos e as ferramenta usadas para envolver a comunidade são muito interessantes.


  • Rosana Vieira, Secretaria de educação , Ceará - disse:
    macielbjos@hotmail.com

    22/11/2010

    Cinco estrelas

    aula maravilhosa


  • Luciana Ferreira Soares, ESC EST ENS FUND PORTO ALEGRE , Rio Grande do Sul - disse:
    luciana_soares@brturbo.com.br

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom, cheia de recursos! Sabemos o quanto os alunos, em especial os jovens, gostam de utilizar tecnologia e têm facilidade para isso. Vou pôr em prática, meu projeto de terceiro trimestre com a sétima série é Poesia, culminando em um Sarau. Estou buscando novidades aqui, e sempre encontro!


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