Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sílabas e Palavras: embaralhando e desembaralhando / Ensino Especial

 

23/07/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a ordenar, contar e interpretar.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser alfabetizado.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Recorte, colagem, montagem de frases.

Atividade 1: Escrevendo com recortes

Material: Recortes de letras de jornais ou revistas.

Descrição da atividade: O professor distribuirá as crianças em grupo e lhes entregará os recortes de letras, sugerirá a turma que recortem letras aleatoriamente de jornais ou revistas. Após obter um número satisfatório de letras lançará o desafio aos alunos -  escrever seu nome com as letras recebidas- estimulando –os para que consigam alcançar resultado positivo.

Após desafio cumprido, cada grupo deverá trocar entre si letras que estiverem faltando para completar o nome do colega e dizer quais letras que faltam.

Atividade 2: Ordenando as letras.

Figura 1: Disponível em http://www.surpresatotal.com.br/images/jornal.png  

acesso 26.05.10.

Material: Tiras de jornal,( tamanho médio).

Descrição da atividade: O professor cortará em tiras algumas folhas de jornais. Cada aluno receberá uma tira e ao sinal do professor e durante um tempo determinado, os alunos deverão circular uma letra pronunciada pelo professor.

Mas atenção! Somente uma.

Caso o professor repita a letra em outro momento da brincadeira, os alunos deverão circular uma nova letra. Quando o professor terminar de falar todas as letras pedirá para que formem uma palavra possível, com as letras circuladas. O primeiro que formar será pontuado até alcançar o máximo de pontuação,(10 pontos).  

O importante professor: é estar sempre atento às reações das crianças. Este procedimento é considerado um termômetro aos desafios que poderão ser propostos ( nível de complexidade), sendo assim:

- trabalhe com a turma de maneira a tratar o disléxico como aluno participativo sem compará-lo com outro aluno;

- ressalte os acertos, ainda que pequenos;

- estimule a expressão verbal;

- esquematize o conteúdo das aulas quando notar que o assunto é difícil para o aluno, assim você terá a garantia de que ele está adquirindo o conceito mediante esquemas claros e didáticos;

- insista na expressão oral, pois sua própria voz irá ajudá-lo na melhora da memória.

Pois,

Alunos disléxicos podem ser bem sucedidos em uma classe regular. O sucesso dependerá do cuidado em relação às estratégias utilizadas.

 Atividade 3: Construindo uma frase.

Figura 2: Disponível em http://4.bp.blogspot.com/_SlOcZkWU2bM/S1sKKTo9_wI/AAAAAAAAA7k/uzIymx0y6dU/s320/Formando+frase+com+as+palavras+recortadas  

acesso em: 26.05.10.

Formação: em grupo.

Material: Pequenos papéis contendo palavras.

Descrição da atividade: O professor formará grupos e comporá frases longas e significativas para as crianças, onde elas receberão as palavras desta frase totalmente embaralhadas. Cada grupo deverá tentar organizar as palavras recompondo a frase original, expressa pelo professor, podendo ser feitas várias tentativas de construção da frase.

Recursos Complementares

Jogo das Frases.  

No jogo proposto no link abaixo, as palavras estão em desordem, e o aluno precisa juntar as palavras para montar a frase clicando e arrastando a palavra para a linha acima, quando conseguir ele clicará em correto ou refazer, se estiver correto ele receberá uma mensagem dizendo que está certo, se não ele deverá refazer. Assim é só clicar no “Próximo exercício” e juntar mais frases.  

Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/jogo_frases_m/jogo_frases1.htm  

acesso em 26.05.10.

Avaliação

O professor deverá acompanhar a dificuldades dos alunos em agrupar palavras, formar frases, sempre o auxiliando e verificando o nível de desempenho a fim de valorizar a produção do aluno.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariângela de L. Coutinho S. Silva, Escola Mun. Meridional , Minas Gerais - disse:
    dmariangela09@yahoo.com.br

    08/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns ! Consultarei sempre ! São aulas que nos ensinam a construir um novo espaço para nossos alunos especiais demais ! Tenho certeza de que será mais um avanço com essas ideias tão legais ! Paz e luz, Mariângela


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.