23/07/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno aprenderá a ordenar, contar e interpretar.
Ser alfabetizado.
As estratégias utilizadas serão:
- Recorte, colagem, montagem de frases.
Atividade 1: Escrevendo com recortes
Material: Recortes de letras de jornais ou revistas.
Descrição da atividade: O professor distribuirá as crianças em grupo e lhes entregará os recortes de letras, sugerirá a turma que recortem letras aleatoriamente de jornais ou revistas. Após obter um número satisfatório de letras lançará o desafio aos alunos - escrever seu nome com as letras recebidas- estimulando –os para que consigam alcançar resultado positivo.
Após desafio cumprido, cada grupo deverá trocar entre si letras que estiverem faltando para completar o nome do colega e dizer quais letras que faltam.
Atividade 2: Ordenando as letras.
Figura 1: Disponível em http://www.surpresatotal.com.br/images/jornal.png
acesso 26.05.10.
Material: Tiras de jornal,( tamanho médio).
Descrição da atividade: O professor cortará em tiras algumas folhas de jornais. Cada aluno receberá uma tira e ao sinal do professor e durante um tempo determinado, os alunos deverão circular uma letra pronunciada pelo professor.
Mas atenção! Somente uma.
Caso o professor repita a letra em outro momento da brincadeira, os alunos deverão circular uma nova letra. Quando o professor terminar de falar todas as letras pedirá para que formem uma palavra possível, com as letras circuladas. O primeiro que formar será pontuado até alcançar o máximo de pontuação,(10 pontos).
O importante professor: é estar sempre atento às reações das crianças. Este procedimento é considerado um termômetro aos desafios que poderão ser propostos ( nível de complexidade), sendo assim:
- trabalhe com a turma de maneira a tratar o disléxico como aluno participativo sem compará-lo com outro aluno;
- ressalte os acertos, ainda que pequenos;
- estimule a expressão verbal;
- esquematize o conteúdo das aulas quando notar que o assunto é difícil para o aluno, assim você terá a garantia de que ele está adquirindo o conceito mediante esquemas claros e didáticos;
- insista na expressão oral, pois sua própria voz irá ajudá-lo na melhora da memória.
Pois,
Alunos disléxicos podem ser bem sucedidos em uma classe regular. O sucesso dependerá do cuidado em relação às estratégias utilizadas.
Atividade 3: Construindo uma frase.
Figura 2: Disponível em http://4.bp.blogspot.com/_SlOcZkWU2bM/S1sKKTo9_wI/AAAAAAAAA7k/uzIymx0y6dU/s320/Formando+frase+com+as+palavras+recortadas
acesso em: 26.05.10.
Formação: em grupo.
Material: Pequenos papéis contendo palavras.
Descrição da atividade: O professor formará grupos e comporá frases longas e significativas para as crianças, onde elas receberão as palavras desta frase totalmente embaralhadas. Cada grupo deverá tentar organizar as palavras recompondo a frase original, expressa pelo professor, podendo ser feitas várias tentativas de construção da frase.
Jogo das Frases.
No jogo proposto no link abaixo, as palavras estão em desordem, e o aluno precisa juntar as palavras para montar a frase clicando e arrastando a palavra para a linha acima, quando conseguir ele clicará em correto ou refazer, se estiver correto ele receberá uma mensagem dizendo que está certo, se não ele deverá refazer. Assim é só clicar no “Próximo exercício” e juntar mais frases.
Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/jogo_frases_m/jogo_frases1.htm
acesso em 26.05.10.
O professor deverá acompanhar a dificuldades dos alunos em agrupar palavras, formar frases, sempre o auxiliando e verificando o nível de desempenho a fim de valorizar a produção do aluno.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2010
Cinco estrelasParabéns ! Consultarei sempre ! São aulas que nos ensinam a construir um novo espaço para nossos alunos especiais demais ! Tenho certeza de que será mais um avanço com essas ideias tão legais ! Paz e luz, Mariângela