30/09/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá:
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreender o sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo consiga expressar suas ideias através de texto escrito. Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas nas aulas do Portal do Professor: “O alimento necessário e muito mais” e “Alimentar-se bem”.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, inicie a atividade apresentando aos alunos imagens que retratam a obesidade infantil, apresente uma por vez e explore através diálogo. Converse com eles a respeito de cada tipo de alimento e sua possível função no organismo. Feito isso, procure saber das suas experiências pessoais, pergunte:
a- A respeito dos adultos que convivem com eles e sua alimentação;
b- Sobre eles mesmos e o que pensam da sua própria alimentação;
c- Se costumam comer quando estão assistindo TV. Em caso afirmativo o que costumam comer.
d- Sobre os alimentos que se encontram com facilidade na região onde moram.
Você poderá utilizar imagens de revistas ou usar Data Show, para ampliar as imagens.
Veja algumas imagens e seus respectivos sítios:
Imagem1 http://cnutri.files.wordpress.com/2007/08/obesidade.jpg
Imagem2 http://50minutos.files.wordpress.com/2009/10/obesidade20infantil-2.jpg
Imagem 4 http://karinanutricao2.files.wordpress.com/2009/11/obesidade-infantil2.jpg
Professor, proponha questões para que os alunos possam responder ou peça que façam uma pesquisa sobre as fontes de alimentação que os seres humanos podem encontrar na natureza. Solicite a eles que relacionem as fontes de alimentos com o que se compra nos supermercados. Eles farão uma lista dos alimentos saudáveis que podem servir para os diferentes tipos de refeições. Utilize essas listas para mostrar como montar cardápios inteligentes para cada região, utilizando a natureza de cada lugar e o que ela privilegia. Solicite que os alunos elaborem um cardápio saudável, ou seja, um cardápio que ofereça alimentos em quantidade adequada, nem de mais, nem de menos, proporcionando ao organismo todos os nutrientes necessários. Sugestões de questões que poderão ser respondidas pelos alunos:
a- Por que nos alimentamos?
b- O que significa comer equilibradamente?
c- Em que horários você costuma alimentar?
d- O que você sente quando passa muitas horas sem comer?
Professor, avalie a forma como os alunos estão internalizando as informações recebidas. Para isso observe se eles reconhecem produtos saudáveis e as vitaminas que cada grupo de alimento contém.
Variações
Leve para sala de aula embalagens de produtos que os alunos gostam de comer. Solicite que procurem nas embalagens dos produtos a composição de cada alimento industrializado e, assim, estabeleça relações com as necessidades diárias dos seres humanos.
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, agora os alunos já têm elementos suficientes para intuir que é preciso ter educação alimentar se quiserem manter a saúde, portanto, devemos ressaltar a importância de comermos equilibradamente os diferentes tipos de alimentos todos os dias. Apresente à turma a pirâmide alimentar.
Nos sítios http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm e http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar você terá informações sobre como funciona a pirâmide alimentar.
Para ter apenas imagens da pirâmide acesse o sítio http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt- BRBR373BR375&q=piramide+alimentar+atualizada&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=BRX_S9S6F4ONuAem87T3DQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDAQsAQwAw
Professor,selecione uma imagem da pirâmide alimentar, faça a sua reprografia para os alunos e solicite que a observem. Organize uma exploração interativa, questione o que os alunos percebem ao observar a pirâmide, como são distribuídos os alimentos, qual a porção ingerida de cada alimento, dentre outras. Em seguida peça que respondam as questões registradas abaixo.
Fonte: http://www.lifepqv.com.br/images/piramidealimentar.jpg
a- Por que nosso organismo necessita ingerir alimentos diversificados?
b- Qual quantidade de alimentos precisamos ingerir a fim de controlar nosso peso?
c- Quais são os alimentos que estão presentes na base da pirâmide alimentar? Por que a quantidade a ser ingerida deles deve ser maior?
d- No topo da pirâmide encontramos alimentos que podem servir-nos como fonte de energia, mas não são a primeira opção do nosso organismo, devem ser consumidos com bastante moderação (não somos proibidos de comê-los, somente devemos reduzir o consumo). Quais são esses alimentos? Qual a melhor forma de combater a gordurinha extra adquirida quando abusamos e ingerimos excesso desses alimentos?
Divulgando nossas descobertas
Professor, organize os alunos para que elaborem cartazes para divulgar o que aprenderam sobre pirâmide alimentar. Divida-os em grupos de até cinco elementos.
Leve para sala revistas, jornais, panfletos de propagandas, a fim de que os alunos recortem imagens que apresentam alimentos de que necessitamos diariamente.
Lembre a turma de que um cartaz precisa ser bem planejado para que todos possam compreender as suas informações. Peça que façam um estudo sobre a distribuição das imagens, o tamanho de letras a serem usados e o título que deve despertar o interesse de quem lê. Outro fator importante que deve ser lembrado é a ortografia. Solicite que verifiquem se as palavras escritas no cartaz estão corretas; em caso de dúvidas devem consultar o dicionário e se necessário o professor. Quando os cartazes estiverem prontos, oriente os alunos para fixá-los em diferentes espaços da escola.
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, aproveitando as informações que os alunos já possuem sobre alimentação e que já são capazes de identificar o que devem comer indague à turma: onde encontramos os alimentos necessários para uma boa alimentação?
Provavelmente eles irão citar feiras, supermercados, dentre outros. Combine com a turma um trabalho de campo para fazer uma visita a um desses estabelecimentos. Para este momento organize os alunos em duplas para que possam observar:
Professor, antes do trabalho de campo procure o proprietário do estabelecimento comercial ou alguns donos de bancas da feira, fale do trabalho a ser realizado (objetivos, número de alunos) e peça autorização para a visita e combine data e horário. Encaminhe aos pais um bilhete solicitando autorização para saída da escola e informando os objetivos do trabalho, data e horário.
4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Depois da visita estabeleça um diálogo com os alunos sobre o que foi observado. Solicite que as duplas elaborem um relatório sobre o trabalho realizado ressaltando a opinião deles sobre o que foi vivenciado.
Socialize os relatórios, peça que leiam oralmente os textos elaborados para a turma ou os troquem entre as duplas. Uma dupla lê o texto da outra e dá opinião, por escrito sobre o trabalho.
5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Para finalizar faça com a turma a brincadeira do STOP. Cada aluno preenche a sua folha de acordo com as orientações. Você poderá utilizar os seguintes comandos a serem escritos em cada coluna:
a- Palavras que comecem ou que tenham as letras d/t.
b- Palavras que comecem ou que tenham as letras p/b.
c- Palavras que comecem ou que tenham as letras f/v.
O primeiro aluno que completar todas as colunas grita STOP. Imediatamente todos param de escrever e riscam as colunas que não conseguiram completar.
Professor, nesse momento você deverá perguntar quais as palavras que o aluno usou e, em seguida, anotar na lousa.
Cada palavra escrita corretamente vale um ponto. Conte os pontos e anote o total ao lado de cada linha.
Depois das rodadas, os alunos fazem a soma da pontuação para saber quem fez mais pontos.
Se ninguém gritar STOP, depois de certo tempo você encerra a rodada.
FRUTAS |
VERDURAS |
ENLATADOS |
DERIVADOS LEITE |
CEREAIS |
PONTOS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quando terminar a atividade peça aos alunos que observem as palavras escritas na lousa (frutas, verduras, enlatados, derivados, cereais, pontos, leite) e, em duplas ou trios, conversem sobre cada uma delas e registrem suas conclusões:
a- Ao escrever as palavras de cada rodada, você teve dúvidas quanto ao uso de uma ou outra letra ? Quais? Por quê?
b- Escreva outras palavras que apresentem essas dificuldades.
c- O que devemos fazer quando temos dúvidas ao escrever uma palavra?
Ao finalizar esse momento peça que a turma avalie o que foi feito, questione quais foram as novas informações que aprenderam com o trabalho realizado e qual o momento que considerou mais relevante.
Professor no sítio a seguir você encontrará informações sobre cardápios saudáveis http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=612&Itemid=
Para ter acesso a tabela das principais vitaminas de alguns alimentos utilize o sítio http://www.todabiologia.com/saude/vitaminas.htm
Se preferir trabalhar um poema sobre a roda dos alimentos utilize o sítio http://www.eb1-almeidinha.rcts.pt/poemas.htm
Já no sítio http://www.youtube.com/watch?v=T6EReAlWOa4&feature=related você encontrará um vídeo sobre vitamina C.
Professor, durante as diferentes atividades foram avaliadas atividades orais, produção de textos, leitura e compreensão de texto e imagens, debates, entre outras. Aproveite as oportunidades oferecidas para a verificação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no que diz respeito à distinção de uma boa alimentação, o reconhecimento da importância de comermos equilibradamente bem como a identificação dos alimentos necessários para se ter uma vida saudável.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/02/2011
Cinco estrelasexelente gostei dos saites
21/10/2010
Cinco estrelasRealmente excelente, me ajudou bastante no término da minha aula.Completei meu projeto que estava "pobre"!! Agradeço.