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Utilizando o termômetro

 

16/07/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá investigar sobre a temperatura corporal dos seres humanos, compreender quando estamos com febre, conhecer os sintomas de alguém com febre, bem como saber os cuidados necessários em caso de variação de temperatura.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a importância da vacinação na aula sugerida no Portal do Professor, intitulada de “Evitando Doenças”. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

 Professor, inicie esta aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Faça uma sondagem e descubra quantos alunos da turma conhecem algum tipo de termômetro e o que sabem sobre a sua utilização. Neste dia providencie um termômetro digital ou de mercúrio e leve para a sala de aula. Apresente-o para a turma e a partir das hipóteses dos alunos sobre a função deste instrumento demonstre a forma de utilização do mesmo. Explique que com sua utilização podemos descobrir a temperatura do nosso corpo. Problematize com a turma o que as pessoas geralmente fazem, quando não possuem um termômetro, para verificar a temperatura corporal de outra pessoa: como colocar a mão na testa da pessoa e na própria testa, observando se a pessoa está mais quente que ela, porém, apenas com esse procedimento não é possível dizer com exatidão se a pessoa está com febre. Ressalta-se desta forma, a importância do termômetro para verificar com exatidão a temperatura do nosso corpo. Depois desta conversa, utilize o termômetro para verificar a temperatura de cada aluno. Após esta verificação, a turma poderá fazer o registro sugerido abaixo, para isso, disponibilize uma cópia da atividade para cada aluno:  

 

Concluídos os registros, os alunos poderão observar as temperaturas dos colegas e comparar com a própria temperatura para verificar as possíveis diferenças. Aproveite para problematizar que a temperatura está relacionada ao quente e ao frio e que nos vestimos de acordo com a temperatura do ambiente. Depois desta atividade, providencie a Revista sugerida abaixo e faça a leitura da reportagem “Como funciona...o Termômetro?”.

Sítio: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/146/ta-quente-ou-ta-frio/como-funciona-um-termometro 

 Após a leitura, construa coletivamente com a turma um texto que contenha as informações sobre o funcionamento de um termômetro. Antes, converse com a turma sobre o que há no interior do termômetro, um líquido prateado - o mercúrio - que se expande conforme a temperatura corporal aumenta.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Professor, organize a turma para outra roda de conversa. Construa um cartaz com as hipóteses das crianças sobre o que sentimos quando estamos com febre, ou seja, quando a temperatura do nosso corpo está mais alta que a considerada normal. Depois, providencie a Revista sugerida abaixo e faça a leitura da reportagem “Por que temos febre?”.

Sítio: http://200.144.189.54/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_porquetemosfebrecienciahojedascriancas143jan2004 

Depois de ler para a turma, construa outro cartaz com as novas informações sobre o nosso corpo quando estamos com febre e faça uma comparação com as hipóteses levantadas pelos alunos anteriormente. Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática e auxilie-os na leitura do texto abaixo, com o objetivo de descobrir mais sobre a temperatura do corpo humano

.

Sítio: http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286757.shtml 

Após a leitura e de acordo com os dados da reportagem sobre as diferentes temperaturas do corpo humano, construa com a turma a tabela sugerida abaixo. Cada aluno poderá fazer a sua tabela no seu próprio caderno: 

Temperatura do Corpo Humano

Temperatura

Reações do corpo

42 ºC

O corpo está literalmente perto de cozinhar e o funcionamento dos órgãos e todo o metabolismo é afetado. A pessoa pode entrar em coma. A essa temperatura, não há mais garantias de que a vida possa ser salva.

40 ºC

Aqui começa a hipertermia (excesso de calor). A perda de líquido e sais minerais causa tontura, náusea e vômito, confusão e perda de consciência. Nesse ponto, a pessoa pode até parar de suar, sinal de que está desidratada.

38 ºC

Em estado febril, a pessoa começa a suar muito, sentir espasmos musculares e exaustão. O pulso fica fraco e podem ocorrer desmaios. A recomendação é evitar o sol, jogar água fria no corpo e tomar bebida gelada não alcoólica.

36,5 a 37,5 ºC

Temperatura normal do corpo.

35 ºC

Aqui começa a hipotermia, ou perda excessiva de calor. A pessoa sente calafrios, cansaço, apatia e perde um pouco de coordenação motora. O raciocínio fica lento e a capacidade de julgamento é afetada - a pessoa pode não cooperar com quem tenta ajudá-la.

30 ºC

Neste patamar, o fluxo sanguíneo no cérebro diminui, causando confusão mental e problemas de raciocínio. A freqüência cardíaca pode chegar ao ritmo de apenas um ou dois batimentos por minuto, situação em que a pessoa parece estar morta.

20 ºC

Conforme a temperatura corporal abaixa, o metabolismo diminui cada vez mais, até que o coração pára e a atividade cerebral cessa completamente. Um corpo com temperatura interna de 20 ºC não pode viver mais.

Agora que a turma já está compreendendo as possíveis variações da temperatura corporal e suas consequencias para o corpo humano, leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o sítio sugerido abaixo. Nosso objetivo é compreender como um antitérmico atua no corpo de uma pessoa com febre.

Sítio: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/200/como-funciona-o-antitermico?searchterm=antit%C3%A9rmico 

Após a leitura, solicite que cada aluno faça um desenho representando o caminho percorrido, no interior de nosso organismo, quando ingerimos um antitérmico.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Depois de realizarem as descobertas sobre a febre, sintomas e sua identificação a partir do termômetro, dialogue com a turma sobre os cuidados que devemos ter quando estamos com febre ou mesmo quando alguém está com febre. Ressalte a importância de consultar um médico periodicamente e também quando estamos com febre. Proponha como tarefa de casa a entrevista abaixo:

Entrevista:

Em caso de febre

Nome do entrevistado:

Parentesco com o entrevistador:

Data:

Como você identifica a febre?

O que é feito para baixar a temperatura?

Quais os sintomas de um corpo com febre?

Você acha importante o uso do termômetro?

Faça um momento de socialização das respostas e dialogue sobre as diferentes maneiras que cada família utiliza para cuidar de alguém que está com febre, desde a sua identificação, o que é feito para baixar a temperatura, quais são os sintomas de um corpo com febre e a opinião com relação ao uso do termômetro. Depois, em sala de aula, propicie um momento de socialização das informações obtidas na entrevista e construa um cartaz com as diferentes formas de cuidar de alguém com febre para ser exposto no mural da escola.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%B4metro 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das atividades propostas e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a utilização do termômetro e das diferentes temperaturas do corpo humano e suas consequências para nós.  

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