16/07/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Com as aulas propostas o aluno poderá investigar sobre a temperatura corporal dos seres humanos, compreender quando estamos com febre, conhecer os sintomas de alguém com febre, bem como saber os cuidados necessários em caso de variação de temperatura.
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a importância da vacinação na aula sugerida no Portal do Professor, intitulada de “Evitando Doenças”.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie esta aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Faça uma sondagem e descubra quantos alunos da turma conhecem algum tipo de termômetro e o que sabem sobre a sua utilização. Neste dia providencie um termômetro digital ou de mercúrio e leve para a sala de aula. Apresente-o para a turma e a partir das hipóteses dos alunos sobre a função deste instrumento demonstre a forma de utilização do mesmo. Explique que com sua utilização podemos descobrir a temperatura do nosso corpo. Problematize com a turma o que as pessoas geralmente fazem, quando não possuem um termômetro, para verificar a temperatura corporal de outra pessoa: como colocar a mão na testa da pessoa e na própria testa, observando se a pessoa está mais quente que ela, porém, apenas com esse procedimento não é possível dizer com exatidão se a pessoa está com febre. Ressalta-se desta forma, a importância do termômetro para verificar com exatidão a temperatura do nosso corpo. Depois desta conversa, utilize o termômetro para verificar a temperatura de cada aluno. Após esta verificação, a turma poderá fazer o registro sugerido abaixo, para isso, disponibilize uma cópia da atividade para cada aluno:
Concluídos os registros, os alunos poderão observar as temperaturas dos colegas e comparar com a própria temperatura para verificar as possíveis diferenças. Aproveite para problematizar que a temperatura está relacionada ao quente e ao frio e que nos vestimos de acordo com a temperatura do ambiente. Depois desta atividade, providencie a Revista sugerida abaixo e faça a leitura da reportagem “Como funciona...o Termômetro?”.
Após a leitura, construa coletivamente com a turma um texto que contenha as informações sobre o funcionamento de um termômetro. Antes, converse com a turma sobre o que há no interior do termômetro, um líquido prateado - o mercúrio - que se expande conforme a temperatura corporal aumenta.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Professor, organize a turma para outra roda de conversa. Construa um cartaz com as hipóteses das crianças sobre o que sentimos quando estamos com febre, ou seja, quando a temperatura do nosso corpo está mais alta que a considerada normal. Depois, providencie a Revista sugerida abaixo e faça a leitura da reportagem “Por que temos febre?”.
Depois de ler para a turma, construa outro cartaz com as novas informações sobre o nosso corpo quando estamos com febre e faça uma comparação com as hipóteses levantadas pelos alunos anteriormente. Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática e auxilie-os na leitura do texto abaixo, com o objetivo de descobrir mais sobre a temperatura do corpo humano
Sítio: http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286757.shtml
Após a leitura e de acordo com os dados da reportagem sobre as diferentes temperaturas do corpo humano, construa com a turma a tabela sugerida abaixo. Cada aluno poderá fazer a sua tabela no seu próprio caderno:
Temperatura do Corpo Humano |
|
Temperatura |
Reações do corpo |
42 ºC |
O corpo está literalmente perto de cozinhar e o funcionamento dos órgãos e todo o metabolismo é afetado. A pessoa pode entrar em coma. A essa temperatura, não há mais garantias de que a vida possa ser salva. |
40 ºC |
Aqui começa a hipertermia (excesso de calor). A perda de líquido e sais minerais causa tontura, náusea e vômito, confusão e perda de consciência. Nesse ponto, a pessoa pode até parar de suar, sinal de que está desidratada. |
38 ºC |
Em estado febril, a pessoa começa a suar muito, sentir espasmos musculares e exaustão. O pulso fica fraco e podem ocorrer desmaios. A recomendação é evitar o sol, jogar água fria no corpo e tomar bebida gelada não alcoólica. |
36,5 a 37,5 ºC |
Temperatura normal do corpo. |
35 ºC |
Aqui começa a hipotermia, ou perda excessiva de calor. A pessoa sente calafrios, cansaço, apatia e perde um pouco de coordenação motora. O raciocínio fica lento e a capacidade de julgamento é afetada - a pessoa pode não cooperar com quem tenta ajudá-la. |
30 ºC |
Neste patamar, o fluxo sanguíneo no cérebro diminui, causando confusão mental e problemas de raciocínio. A freqüência cardíaca pode chegar ao ritmo de apenas um ou dois batimentos por minuto, situação em que a pessoa parece estar morta. |
20 ºC |
Conforme a temperatura corporal abaixa, o metabolismo diminui cada vez mais, até que o coração pára e a atividade cerebral cessa completamente. Um corpo com temperatura interna de 20 ºC não pode viver mais. |
Agora que a turma já está compreendendo as possíveis variações da temperatura corporal e suas consequencias para o corpo humano, leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o sítio sugerido abaixo. Nosso objetivo é compreender como um antitérmico atua no corpo de uma pessoa com febre.
Após a leitura, solicite que cada aluno faça um desenho representando o caminho percorrido, no interior de nosso organismo, quando ingerimos um antitérmico.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Depois de realizarem as descobertas sobre a febre, sintomas e sua identificação a partir do termômetro, dialogue com a turma sobre os cuidados que devemos ter quando estamos com febre ou mesmo quando alguém está com febre. Ressalte a importância de consultar um médico periodicamente e também quando estamos com febre. Proponha como tarefa de casa a entrevista abaixo:
Entrevista: Em caso de febre |
Nome do entrevistado: |
Parentesco com o entrevistador: |
Data: |
Como você identifica a febre? |
O que é feito para baixar a temperatura? |
Quais os sintomas de um corpo com febre? |
Você acha importante o uso do termômetro? |
|
Faça um momento de socialização das respostas e dialogue sobre as diferentes maneiras que cada família utiliza para cuidar de alguém que está com febre, desde a sua identificação, o que é feito para baixar a temperatura, quais são os sintomas de um corpo com febre e a opinião com relação ao uso do termômetro. Depois, em sala de aula, propicie um momento de socialização das informações obtidas na entrevista e construa um cartaz com as diferentes formas de cuidar de alguém com febre para ser exposto no mural da escola.
Para outras informações acesse o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Term%C3%B4metro
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das atividades propostas e registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a utilização do termômetro e das diferentes temperaturas do corpo humano e suas consequências para nós.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/03/2012
Cinco estrelaseu achei muito enteresante