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Literatura e transplante uma combinação possível

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Artes Teatro: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o que é um transplante e quais são suas implicações; Utilizar recursos em inglês para informar-se; Utilizar técnicas teatrais para expressar o que aprenderam; Adaptar roteiros partindo de clássicos da Literatura.

Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar o que os alunos conhecem sobre transplantes

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

“Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador)”. Os transplantes inter-vivos são realizados com menos freqüência
Os transplantes são realizados, somente, quando outras terapias já não dão mais resultados. “Para alguns, portanto, é o único tratamento possível que possibilite continuar vivendo.”
Fonte: http://www.ufpe.br/utihc/transplante.htm
A vida é tão frágil que em algumas vezes ela depende da morte do outro, esse é o caso de milhares de pessoas que estão nas filas de espera de órgãos ou tecidos. Um tema delicado e importante de ser abordado com os alunos. Principalmente porque temos o dever de informarmos a população e quanto menos ignorância mais liberdade de expressão e pensamento. Dessa forma podemos nos tornar mais solidários e conscientes do poder de vida que podemos proporcionar aos outros.
Este é uma proposta de projeto interdisciplinar com o professor de Biologia, de Inglês, o de Artes e o de Língua Portuguesa.


Sequência Didática


Peça para os alunos se dividirem em grupos para participarem do projeto.
Para realizar esta atividade estabeleça uma parceria com o professor de Inglês e utilize o vídeo sobre transplante disponível no Portal do Professor.
Somatic cell nuclear transfer animation
http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF961-5603,00-ENTENDA+COMO+E+REALIZADO+UM+TRANSPLANTE+COMPLETO+DE+ROSTO.html Este link disponibiliza uma animação sobre como é feito um transplante de rosto.

Indique esta pesquisa para os alunos

O que é transplante?
Quais os tipos de órgãos que podem ser transplantados?
O que é doação de órgãos e tecidos?
Quem pode ser doador de órgãos e tecidos?
Quem não pode ser doador de órgãos e tecidos?
Quando podemos doar?
Quero ser doador (a), a minha religião permite?
Sou doador (a), mas quando cheguei ao hospital não encontraram meus documentos nem os meus familiares. Os meus órgãos serão retirados para transplantes?
Que é morte encefálica?
A morte encefálica pode ser diagnosticada em qualquer hospital?
Quanto tempo após a morte encefálica pode-se esperar para o transplante?
Quem retira os órgãos de um doador?
Como funciona o sistema de captação de órgãos?
Quem são os beneficiados com os transplantes?
Quem receberá os órgãos doados?
Tenho um familiar em lista de espera para um transplante de coração. Sou totalmente compatível com ele. Se eu morrer o meu coração pode ser doado para ele?
Tenho um familiar esperando um transplante. Matematicamente falando, qual a chance dele encontrar um doador?
As pessoas têm vida normal após um transplante?
Qual o risco dos transplantes?
O que significa rejeição?
Quem faz transplante no Brasil?
Quem paga a conta dos transplantes?
Até quantos transplantes um paciente tem direito de fazer?
Qual a previsã ;o de espera na fila para transplante?
Qual o tempo de duração dos órgãos e tecidos, após a retirada?

Fontes: http://www.ufpe.br/utihc/transplante.htm
http://www.saude.rj.gov.br/Guia_sus_cidadao/pg_82.shtml


Escolha um clássico da literatura brasileira e faça uma releitura tendo como pano de fundo o tema transplante. Para se inspirar a série “Tudo o que é Sólido Pode Derreter”.

Tudo o que é Sólido Pode Derreter é uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com bom muito humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.
Produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura, a série é derivada do premiado curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, que agora adapta a trama para uma construção dramatúrgica em capítulos.
O curta-metragem Tudo o que é sólido pode derreter é uma porta de entrada para o universo shakespeariano. Contando a história de uma garota de 15 anos que tem de estudar a peça Hamlet, de Shakespeare, justamente numa fase em que sua vida está em crise, o filme coloca numa mesma mistura, entre outros, a solidão e a angústia características da adolescência, a vida escolar e a dor da perda de um parente querido – tudo permeado pela descoberta de um clássico da literatura universal.
Assim, o curta acompanha a jornada de iniciação artística de uma garota inteligente e de vibrante vida interior. Conforme começa a compreender as inquietações do príncipe Hamlet, a protagonista passa a compartilhar de suas dores e, a partir delas, aprende a se fortalecer para a vida.
Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.
Tudo o Que É Sólido Pode Derreter, a série, visa adaptar essa premissa para uma construção dramatúrgica em capítulos. Terá a mesma jovem do filme como personagem fixa, descobrindo e envolvendo-se, a cada episódio, com uma obra importante da literatura de língua portuguesa, seja ela um romance, uma peça de teatro ou um poema.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/tudooqueesolido/secoes/a_serie/
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2068/imagens/tra1.jpgfonte: http://www.tvcultura.com.br/midia/474

O programa tem um blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2068/imagens/tra2.jpg

Os livros e poemas na qual a série se baseia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/ discovirtual/aulas/2068/imagens/tra3.jpg

O grupo pode escolher este ou outro livro que o agrade.

Peça para que cada grupo escolha um livro ou poema e faça adaptações trazendo a história para a atualidade e tendo o tema transplante como pano de fundo da história, os conceitos pesquisados na etapa anterior devem estar presentes. O grupo deve escolher aqueles que mais se encaixam ao roteiro adaptado.
Peça para os alunos preparem uma peça teatral e no dia de socialização das atividades cada grupo deve apresentar sua produção. O professor de Arte pode ajudar os grupos nesta fase do projeto.

Recursos Complementares
Avaliação
Escolha um tipo de transplante e faça uma linha do tempo de um paciente até o seu restabelecimento total para tal utilize as auto-formas do Word. Identifique se os conceitos trabalhados aparecem na produção do aluno e se necessário retome a teoria.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Jacqueline França Marinho, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA , Paraíba - disse:
    marinho.jacque@hotmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula interessante e apoio o uso deste tema, e gostaria de sugerir maior enfase na parte de obtenção de órgãos para transplantes, mais especificamente o que se refere ao diagnóstico de morte encefálica. Sugiro isto porque pesquisas populacionais apontam para grande número de pessoas que são a favor da doação, mas em contra partida grande é o número e recusas familiares. Uma das causas seria o desconhecimento do conceito de diagnóstico de morte encefálica.


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