Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ficção Científica e a Física nas telas do Cinema

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá aprender o conceito de Ficção Científica. Além disso, será  analisado, de acordo com as leis da Física, nos filmes e seriados televisivos, possibilidades da ocorrência na vida real de fatos  como visão de fogo, explosões no espaço, viagem no tempo entre outros. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.   

Motivação  

Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para os alunos cópias impressas (em número suficiente) da poesia “Máquina do Tempo” (Fig.1), da autora Kátia Kelly, conforme link abaixo. Feito isto, deverá solicitar que cada dupla faça a leitura da poesia em questão.   

Link da Poesia “ Máquina do Tempo (Kátia Kelly)”:

http://sitedepoesias.com.br/poesias/39801   Acessado em: 25 Maio 2010.    

Figura 1: Poesia "Máquina do Tempo"     

Observação:

Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos a versão impressa da letra da poesia “Máquina do Tempo”,  para que os alunos possam desempenhar a atividade, a ser proposta a seguir, com autonomia.   

Assim que todos concluírem a leitura da poesia, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre esta. Abaixo sugerimos um roteiro de discussão que poderá ser utilizado pelo professor para nortear este momento.  

Roteiro de Discussão:

  • Se vocês tivessem uma máquina do tempo o que fariam?
  • Vocês acham que é possível existir uma máquina do tempo?
  • Segundo os seus conhecimentos em Física, vocês acham que é possível uma pessoa construir uma máquina do tempo? Por quê?
  • Segundo os conceitos Físicos, é possível uma pessoa viajar no tempo? Por quê?   

Observação:

É fundamental que neste momento todos aqueles, que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!

Além disso, sugerimos que o professor pontue que estas perguntas poderão ser respondidas com maior certeza e clareza durante o desenvolvimento desta aula, a qual tem como temática a Física em filmes de Ficção Científica.     

Atividade 1 

Continuando a aula, o professor deverá perguntar se os alunos, em algum momento, já assistiram ao filme “De volta para o Futuro” dos autores Michael J. Fox , Christopher Lloyd , Lea Thompson, Crispin Glover , Thomas F. Wilson. Desta forma, após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir para que eles assistam ao trecho do referido filme, com duração de 02 minutos e 16 segundos, acessando o link disponibilizado abaixo.   

Link do Filme “De volta para o Futuro” (Fig. 2):

http://www.youtube.com/watch?v=JSmG52uHU9k    Acessado em 25 Maio 2010.                                          

Figura 2: Trecho do filme “De volta para o Futuro”   

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Após os alunos terem assitido ao trecho do filme em questão, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo. Para nortear este momento, sugerimos o roteiro de perguntas, conforme postado abaixo.  

Roteiro de perguntas       

  • O que Dr. Brown e Marty McFly utilizaram como máquina do tempo?
  • Quais são os conceitos Físicos citados no vídeo?
  • Vocês acham que esses conceitos foram abordados corretamente? Por quê?
  • Será que poderíamos viajar no tempo seguindo as instruções dadas pelo personagem Dr. Emmett "Doc" Brown? Por quê?   

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!   Destacamos ainda que, sendo o professor mediador desta conversa, ele deverá favorecer com que os alunos compreendam que:    

  • Neste trecho do filme são abordados os conceitos de velocidade e tempo.
  • Que os conceitos Físicos abordados (velocidade e tempo) estão incorretos. A velocidade proposta é muito baixa para causar uma Dilatação de Tempo, que ocorre próximo a velocidade da luz, conforme a Teoria da Relatividade.

Observação:

Para maiores informações sobre tal conceito físico, sugerimos os seguintes sites:

http://www.comciencia.br/reportagens/2005/03/04.shtml 

http://www.algosobre.com.br/fisica/paradoxo-dos-gemeos.html 

http://www.walter-fendt.de/ph14br/timedilation_br.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_dos_g%C3%AAmeos 

Atividade 2

Prosseguindo a aula, o professor deverá perguntar aos alunos:   

Vocês já ouviram falar sobre o termo “Ficção Científica”? Este filme é de Ficção Científica? Por quê?

Em seguida, após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários eletrônicos ou impressos a definição do temo Ficção Científica. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da  pesquisa.   

Sugestão de links para a pesquisa:   

http://michaelis.uol.com.br/ 

http://www.dicionariodoaurelio.com/ 

http://www.dicionarioweb.com.br/ (Fig. 3)       

Figura 3: Imagem do site “Dicionário Web”         

Feito isto, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conceito que pesquisaram: o que é Ficção Científica, se o referido filme é ou não deste gênero etc. 

Atividade 3  

Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos (ainda em duplas e no laboratório de informática) pesquisem, em sites da internet, filmes de Ficção Científica que abordem conceitos de Física, como por exemplo velocidade, tempo, força entre outros. Desta forma, para a realização da pesquisa os alunos deverão seguir o roteiro abaixo. Além disso, há sugestões de sites para a realização das pesquisas e  alguns vídeos que abordam conceitos físicos. (Observação: o professor se preferir, poderá pedir para que os alunos assistam a um dos vídeos indicados abaixo, de forma a evitar que eles se dispersem neste momento).      

Roteiro da pesquisa:

  • Nome do filme.
  • Qual a história do filme?
  • Quais os conceitos físicos presentes no filme?
  • Vocês acham que estes conceitos foram abordados de forma correta?   Por quê?

Sugestão de sites para a Pesquisa:   

http://melhoresfilmes.com.br/generos/ficcao-cientifica (Fig.4)  

http://www.filmesdecinema.com.br/listar-thumbgenero-ficcao-0-12-1/ 

http://www.bravus.net/os-100-maiores-filmes-de-ficcao-cientifica-sci-fi/  

Figura 4: Imagem do site “Melhores Filmes”              

Sugestões de filmes:  

  • Superman

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ev1zkGEVoiM&feature=related  Acessado em: 02 de Junho 2010.    

  • Homem Aranha

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wXS_d7M3124  Acessado em: 02 de Junho 2010.    

  • Star Wars

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4bSefSLaPFs Acessado em: 02 de Junho 2010.     

Espera-se que nesta atividade os alunos compreendam as impossibilidades de fatos como:

  • Não é possível que uma pessoa possua visão de raio-X, como mostrado no filme do Superman. Pois, para isto é necessário que se aplique uma grande diferença de potencial, para produzir uma onda eletromagnética, e o corpo humano não possui tal capacidade.
  • Não é possível que uma pessoa possa voar utilizando teias de aranha entre os prédios da cidade, como o homem Aranha faz. Para isto, a teia - que não produzimos em nosso corpo, teria que ser muito resistente e em grande quantidade.
  • Não é possível que no espaço possamos ouvir explosões, pois o som não se propaga no vácuo.

Após o término das pesquisas, o professor deverá promover uma discussão entre todos sobre a atividade em questão. Para isto, cada dupla deverá compartilhar com os demais alunos, os resultados de suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento, esclarecendo dúvidas e corrigindo conceitos errôneos.   Além disso, o professor poderá fazer perguntas sobre os filmes indicados, conforme exemplo postado abaixo.   

Roteiro de questões sobre os filmes sugeridos:

  • Seria possível uma pessoa ser cortada por um laser?
  • Alguém poderia ter uma visão de fogo, como o Superman?
  • Será que poderíamos “voar” segurando em prédios, utilizando de teias de aranha, como o Homem Aranha?
  • Será que é possível ouvirmos barulhos de explosões no espaço?   

É importante que o professor favoreça com que os alunos construam o conhecimento de que muitos dos conceitos físicos abordados nestes filmes, bem como em outros, de Ficção Científica,  não estão de acordo com as Leis da Física.    

Para finalizar a aula, o professor deverá pedir que os alunos organizem uma Amostra de filmes intitulado: "A utilização erronêa dos conceitos Físicos em filmes de Ficção Científica", elaborando, cada dupla, um mural (Fig. 5) que deverá conter:  

  • Nome do filme (o mesmo da atividade 3).
  • A imagem de uma cena que demonstre um conceito físico.
  • Explicação que relate por que este conceito está errado no filme.   

                                                         

Figura 5: Mural do filme “Star Wars”         

Observação: 

Neste momento, é fundamental que o professor esteja atento para que não haja possíveis erros conceituais. Além disso, sugerimos que o professor esteja auxiliando os alunos no momento em que as duplas estiverem observando o vídeo pela segunda vez.      

Quando todas as duplas terminarem de elaborar os murais, o professor deverá pedir que os alunos coloquem os murais em um local acessível para que várias pessoas vejam.   

Sugestão de Atividade     

Sugestão1

O professor poderá apresentar aos alunos o trecho do filme “Superman voando sobre o planeta Terra” (Fig.6), com duração de 00 minutos e 30 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Superman voando sobre o planeta Terra”:  

http://www.youtube.com/watch?v=_yBxSFDr3ng&feature=related    Acessado em: 25 Maio 2010.                                               

Figura 6: Imagem do filme “Superman voando sobre o planeta Terra ”   

Ao finalizar a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão com os alunos, por meio do roteiro de questões disponíveis abaixo:   

Roteiro de questões: 

  • Uma pessoa poderia voar utilizando apenas uma capa como a do Superman?
  • Que tipos de recursos seriam necessários para que uma pessoa voasse de verdade?
  • O filme do Superman é de Ficção Científica? Por quê?  

É importante que o professor favoreça com que os alunos concluam que uma pessoa poderia voar se ela possuísse um sistema de propulsão como, por exemplo, os de  motores de aviões e uma aerodinâmica que possibilitasse sua permanência no ar.  Além disso, para que o Superman voasse de verdade seria necessário que ele possuísse asas e não uma capa!                 

Sugestão 2  

O professor poderá apresentar para a classe o trailer do filme “Madagascar 2”( Fig.7), com duração de 01 minuto e 02 segundos.   

Link do vídeo “Madagascar”:   

http://www.youtube.com/watch?v=e5ohDhdm-s0    Acessado em: 25 Maio 2010.                            

Figura 7: Imagem do filme “Madagascar 2”   

Quando todos terminarem de assistir o trailer do filme o professor deverá questionar os alunos da seguinte maneira:  

Vocês observaram algum conceito físico no filme? Quais seriam esses conceitos?   

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor, de forma a favorecer com que eles percebam quais conceitos físicos estão presentes no trecho do vídeo assistido, poderá fazer as seguintes perguntas:

  • Será que seria possível um avião ser segurado no ar por dois pára-quedas?
  • Quando um avião está em queda livre, o que acontece com as pessoas que estão a bordo?
  • É possível que as pessoas conversem em quanto um avião esta caindo?
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de Ficção Cientifica, bem como sobre como a Física está sendo aplicada nas telas dos cinemas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristiane Oliveira, C. E. DOM HELDER CAMARA , Rio de Janeiro - disse:
    cristbpo@yahoo.com.br

    13/08/2013

    Quatro estrelas

    Ótima atividade para quem tem laboratório de informática na escola.


  • Roseléa Gama do Amaral, Colégio Estadual Barão de Madalena , Rio de Janeiro - disse:
    agiron_giron@hotmail.com

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!! Tenho aproveitado muitissimo com meus alunos!!! Acho formidável esse recurso!! muito obrigada!


  • Roseléa Gama do Amaral, Colégio Estadual Barão de Madalena , Rio de Janeiro - disse:
    agiron_giron@hotmail.com

    29/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom esse espaço!andava meio perdida com relação ao curriculo minimo, mas, creio que agora com esse material, poderemos ter melhor noção de como trabalharmos esses assuntos de forma prazerosa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.