03/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Nesta aula o aluno poderá aprender o conceito de Ficção Científica. Além disso, será analisado, de acordo com as leis da Física, nos filmes e seriados televisivos, possibilidades da ocorrência na vida real de fatos como visão de fogo, explosões no espaço, viagem no tempo entre outros. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para os alunos cópias impressas (em número suficiente) da poesia “Máquina do Tempo” (Fig.1), da autora Kátia Kelly, conforme link abaixo. Feito isto, deverá solicitar que cada dupla faça a leitura da poesia em questão.
Link da Poesia “ Máquina do Tempo (Kátia Kelly)”:
http://sitedepoesias.com.br/poesias/39801 Acessado em: 25 Maio 2010.
Figura 1: Poesia "Máquina do Tempo"
Observação:
Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos a versão impressa da letra da poesia “Máquina do Tempo”, para que os alunos possam desempenhar a atividade, a ser proposta a seguir, com autonomia.
Assim que todos concluírem a leitura da poesia, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre esta. Abaixo sugerimos um roteiro de discussão que poderá ser utilizado pelo professor para nortear este momento.
Roteiro de Discussão:
Observação:
É fundamental que neste momento todos aqueles, que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!
Além disso, sugerimos que o professor pontue que estas perguntas poderão ser respondidas com maior certeza e clareza durante o desenvolvimento desta aula, a qual tem como temática a Física em filmes de Ficção Científica.
Atividade 1
Continuando a aula, o professor deverá perguntar se os alunos, em algum momento, já assistiram ao filme “De volta para o Futuro” dos autores Michael J. Fox , Christopher Lloyd , Lea Thompson, Crispin Glover , Thomas F. Wilson. Desta forma, após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir para que eles assistam ao trecho do referido filme, com duração de 02 minutos e 16 segundos, acessando o link disponibilizado abaixo.
Link do Filme “De volta para o Futuro” (Fig. 2):
http://www.youtube.com/watch?v=JSmG52uHU9k Acessado em 25 Maio 2010.
Figura 2: Trecho do filme “De volta para o Futuro”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após os alunos terem assitido ao trecho do filme em questão, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo. Para nortear este momento, sugerimos o roteiro de perguntas, conforme postado abaixo.
Roteiro de perguntas
Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos! Destacamos ainda que, sendo o professor mediador desta conversa, ele deverá favorecer com que os alunos compreendam que:
Observação:
Para maiores informações sobre tal conceito físico, sugerimos os seguintes sites:
http://www.comciencia.br/reportagens/2005/03/04.shtml
http://www.algosobre.com.br/fisica/paradoxo-dos-gemeos.html
http://www.walter-fendt.de/ph14br/timedilation_br.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_dos_g%C3%AAmeos
Atividade 2
Prosseguindo a aula, o professor deverá perguntar aos alunos:
Vocês já ouviram falar sobre o termo “Ficção Científica”? Este filme é de Ficção Científica? Por quê?
Em seguida, após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários eletrônicos ou impressos a definição do temo Ficção Científica. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da pesquisa.
Sugestão de links para a pesquisa:
http://www.dicionariodoaurelio.com/
http://www.dicionarioweb.com.br/ (Fig. 3)
Figura 3: Imagem do site “Dicionário Web”
Feito isto, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conceito que pesquisaram: o que é Ficção Científica, se o referido filme é ou não deste gênero etc.
Atividade 3
Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos (ainda em duplas e no laboratório de informática) pesquisem, em sites da internet, filmes de Ficção Científica que abordem conceitos de Física, como por exemplo velocidade, tempo, força entre outros. Desta forma, para a realização da pesquisa os alunos deverão seguir o roteiro abaixo. Além disso, há sugestões de sites para a realização das pesquisas e alguns vídeos que abordam conceitos físicos. (Observação: o professor se preferir, poderá pedir para que os alunos assistam a um dos vídeos indicados abaixo, de forma a evitar que eles se dispersem neste momento).
Roteiro da pesquisa:
Sugestão de sites para a Pesquisa:
http://melhoresfilmes.com.br/generos/ficcao-cientifica (Fig.4)
http://www.filmesdecinema.com.br/listar-thumbgenero-ficcao-0-12-1/
http://www.bravus.net/os-100-maiores-filmes-de-ficcao-cientifica-sci-fi/
Figura 4: Imagem do site “Melhores Filmes”
Sugestões de filmes:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ev1zkGEVoiM&feature=related Acessado em: 02 de Junho 2010.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wXS_d7M3124 Acessado em: 02 de Junho 2010.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4bSefSLaPFs Acessado em: 02 de Junho 2010.
Espera-se que nesta atividade os alunos compreendam as impossibilidades de fatos como:
Após o término das pesquisas, o professor deverá promover uma discussão entre todos sobre a atividade em questão. Para isto, cada dupla deverá compartilhar com os demais alunos, os resultados de suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento, esclarecendo dúvidas e corrigindo conceitos errôneos. Além disso, o professor poderá fazer perguntas sobre os filmes indicados, conforme exemplo postado abaixo.
Roteiro de questões sobre os filmes sugeridos:
É importante que o professor favoreça com que os alunos construam o conhecimento de que muitos dos conceitos físicos abordados nestes filmes, bem como em outros, de Ficção Científica, não estão de acordo com as Leis da Física.
Para finalizar a aula, o professor deverá pedir que os alunos organizem uma Amostra de filmes intitulado: "A utilização erronêa dos conceitos Físicos em filmes de Ficção Científica", elaborando, cada dupla, um mural (Fig. 5) que deverá conter:
Figura 5: Mural do filme “Star Wars”
Observação:
Neste momento, é fundamental que o professor esteja atento para que não haja possíveis erros conceituais. Além disso, sugerimos que o professor esteja auxiliando os alunos no momento em que as duplas estiverem observando o vídeo pela segunda vez.
Quando todas as duplas terminarem de elaborar os murais, o professor deverá pedir que os alunos coloquem os murais em um local acessível para que várias pessoas vejam.
Sugestão de Atividade
Sugestão1
O professor poderá apresentar aos alunos o trecho do filme “Superman voando sobre o planeta Terra” (Fig.6), com duração de 00 minutos e 30 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Superman voando sobre o planeta Terra”:
http://www.youtube.com/watch?v=_yBxSFDr3ng&feature=related Acessado em: 25 Maio 2010.
Figura 6: Imagem do filme “Superman voando sobre o planeta Terra ”
Ao finalizar a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão com os alunos, por meio do roteiro de questões disponíveis abaixo:
Roteiro de questões:
É importante que o professor favoreça com que os alunos concluam que uma pessoa poderia voar se ela possuísse um sistema de propulsão como, por exemplo, os de motores de aviões e uma aerodinâmica que possibilitasse sua permanência no ar. Além disso, para que o Superman voasse de verdade seria necessário que ele possuísse asas e não uma capa!
Sugestão 2
O professor poderá apresentar para a classe o trailer do filme “Madagascar 2”( Fig.7), com duração de 01 minuto e 02 segundos.
Link do vídeo “Madagascar”:
http://www.youtube.com/watch?v=e5ohDhdm-s0 Acessado em: 25 Maio 2010.
Figura 7: Imagem do filme “Madagascar 2”
Quando todos terminarem de assistir o trailer do filme o professor deverá questionar os alunos da seguinte maneira:
Vocês observaram algum conceito físico no filme? Quais seriam esses conceitos?
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor, de forma a favorecer com que eles percebam quais conceitos físicos estão presentes no trecho do vídeo assistido, poderá fazer as seguintes perguntas:
Os links abaixo se referem ao conceito de Ficção Científica e Física nas telas do cinema:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/erros-em-filmes-de-ficcao.htm
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0156-1.pdf
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0196-1.pdf
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de Ficção Cientifica, bem como sobre como a Física está sendo aplicada nas telas dos cinemas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/08/2013
Quatro estrelasÓtima atividade para quem tem laboratório de informática na escola.
02/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula!!! Tenho aproveitado muitissimo com meus alunos!!! Acho formidável esse recurso!! muito obrigada!
29/08/2012
Cinco estrelasMuito bom esse espaço!andava meio perdida com relação ao curriculo minimo, mas, creio que agora com esse material, poderemos ter melhor noção de como trabalharmos esses assuntos de forma prazerosa.