Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCRITA DE LEGENDA PARA FOTOS DE UM PAINEL

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:

 - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocar conhecimento com o colega de sua dupla;

- Valorizar o trabalho em parceria;

- Refletir sobre as características do sistema alfabético;

- Extrair significados observando uma imagem;

 - Produzir texto escrito observando uma imagem.

Duração das atividades
DUAS AULAS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para desenvolver esta aula o professor deverá ter feito registro fotográfico de alguma atividade realizada pela turma, por exemplo, uma peça de teatro, uma exposição, uma aula passeio, etc.. As crianças, também, já precisam ter vivenciado situações didáticas envolvendo a leitura e produção de legenda para imagens diversas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula organizando a turma em uma roda para ver as fotos da atividade que será apresentada (uma peça de teatro, uma exposição, uma aula passeio, etc..) a comunidade escolar (pais, outras turmas) em forma de painel.

ATIVIDADE 2 – O professor solicita às crianças que lembrem cada momento da atividade fotografada para organizar as fotos de modo a representar a sequência em que esta aconteceu.

ATIVIDADE 3 – Após organizar a sequência das fotos, o professor solicita às crianças que produzam, oralmente, a legenda para explicar o que cada grupo de foto representa. Neste momento, o professor registra em seu caderno o que as crianças falaram.

ATIVIDADE 4 – Vivenciado esse momento coletivo, o professor organiza as duplas de trabalho para escreverem a legenda de cada grupo de foto. Ao organizar as duplas, o professor deve procurar garantir que em cada uma tenha uma criança que já faça uso do valor sonoro das letras e outra não, sendo a primeira orientada a ditar o texto da legenda para a outra criança escrever.

 ATIVIDADE 5 – Cada dupla recebe o seu grupo de fotos para escrever a legenda sobre as mesmas. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas observando como procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem o texto produzido oralmente, questionando que letras podem usar para escrevê-lo. Ao chegar junto a uma dupla que já concluiu a escrita da legenda, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.

 ATIVIDADE 6 – Após a conclusão do trabalho das duplas, o professor convida as crianças para a roda e, junto com elas, organiza o painel com as fotos e as legendas. Por se tratar da escrita de crianças que estão em processo de apropriação do sistema alfabético de escrita, o professor combina com as crianças que vai escrever, abaixo de cada legenda, como um adulto que já sabe escrever escreveria a legenda.Concluída a organização do painel, este deve ser exposto em algum lugar onde a comunidade escolar possa apreciar.

Recursos Complementares

http://revistaescola.abril.com.br (Neste site, no link alfabetização, encontram-se artigos que fundamentam o trabalho do professor, além de vídeos sobre a temática)

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

- Ampliaram seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocaram conhecimento com o colega de sua dupla;

- Valorizaram o trabalho em parceria; -

 - Refletiram sobre as características do sistema alfabético;

- Extraíram significados observando uma imagem;

 - Produziram texto escrito observando uma imagem.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • silvana borges silva, eproinfo Tics , Roraima - disse:
    gercinaborges@hotmail.com

    23/09/2010

    Três estrelas

    Esta aula é bem interessante porem de acordo com a minha realidade as crianças neste faixa etaria ainda tem pouca noção de escrita. no entanto oralmente elas poderiam participar e a professora escrever as suas interpretações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.