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Alimentar-se bem

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • reconhecer a importância da alimentação para a nossa saúde;
  • descrever  costumes alimentares de sua família;
  • aumentar a conscientização quanto à importância de uma boa alimentação para se manter  a saúde e se resistir às doenças;
  • aumentar a conscientização quanto aos alimentos essenciais para se criar uma alimentação equilibrada;
  • reconhecer a necessidade de uma alimentação rica em verduras, folhas e legumes, mostrando a praticidade, rapidez e facilidade na confecção de saladas e sanduíches.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além de disto é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreende o sistema da representação da linguagem escrita. Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas na aula do Portal do Professor: “O alimento necessário e muito mais”.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, para a primeira atividade estabeleça um diálogo com os alunos, a fim de descobrir se reconhecem a importância de alimentar-se bem. Para isso, faça alguns questionamentos para a turma, por exemplo:

a- Quantas refeições vocês fazem por dia?

b- Vocês já pensaram sobre por que precisamos comer?

c- Por que os alimentos são importantes para nossa vida?

d- O que acontece se uma pessoa comer muito?

e- O que acontece se uma pessoa comer pouco? (Estimule os alunos a refletirem sobre as pessoas que não têm o que comer).

f- Será que os alimentos têm o poder de beneficiar ou prejudicar nossa saúde?

g- O que devemos comer para evitarmos doenças?

Professor, você poderá apresentar imagens ou vídeo que evidenciam diferentes tipos de alimentação. Caso seja possível utilize o Data Show, se não possuir este equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD,  ou ainda apresentá-las aos alunos no Laboratório de Informática, utilizando o computador. Não tendo possibilidade de utilizar nenhum dos instrumentos citados anteriormente providencie algumas imagens que possam retratar esse assunto. Sugerimos os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=_s_LJFkgM3I&feature=related Nesse sítio você encontrará um vídeo que conta a história de um menino que aprendeu a alimentar corretamente. 

http://www.youtube.com/watch?v=uZAf9XMwqfg&feature=related Nesse outro sítio você encontrará um vídeo que mostra um diálogo entre duas amigas sobre a importância da alimentação. 

Veja algumas imagens sobre alimentação e seus respectiovs sítios.

Imagem 1 http://saudeebeleza.files.wordpress.com/2009/02/alimentos2.jpg  

Imagem 2  http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-dns-alimentacaob.jpg  

Imagem3 http://2.bp.blogspot.com/_0MDQ6rTitUU/RtNcIjbyE3I/AAAAAAAAADc/uX4ajMlT-3E/S660/CRIAN%C3%87A+SE+ALIMENTANDO+DE+RESTOS++DE+P%C3%83O.jpg 

Imagem 4 http://www.desnutricao.org.br/8_1/images/8.3.2.c.jpg 

Ao terminar o diálogo registre na lousa o poema abaixo e peça que os alunos copiem.

                     A saúde do corpo

Para ser bem alimentado,

De tudo terei de comer

É preciso muito cuidado

Para, sadio, crescer.

Se comer apenas doce,

Enchidos, fritos e pão,

A minha saúde acabou-se

E ficarei um balão.  

Se não quero engordar,

Frutas e legumes terei de comer.

Gorduras e doces vou dispensar

Mesmo que me dêem prazer.   

Ovos, carne, leite e peixe

Terei de comer com moderação

E mesmo que alguém me deixe

À gula vou dizer não!

Fonte: http://ticeeb.wetpaint.com/page/Poemas+para+crian%C3%A7as 

Ao final do registro peça que façam a leitura silenciosa do texto e tentem entendê-lo, pois faremos um diálogo sobre o mesmo. Terminado o tempo para leitura peça que os alunos digam o que entenderam, interfira fazendo novos questionamentos sobre as ideias apresentadas pela turma. Em seguida apresente novas questões:

a- Entre os alimentos que aprecem no texto, quais vocês já consumiram?

b- Vocês comem muito ou pouco?

c- O que vocês comem é diferente do que outras crianças comem?

d- Vocês sabiam que no mundo há milhões de crianças que não se alimentam bem e que passam fome?

e- Na opinião de vocês, o que pode ser feito para que não existam crianças passando fome?

Professor, as questões sugeridas acima poderão ser utilizadas num diálogo e/ou para um registro. Você pode pedir que os alunos copiem as perguntas, respondam e depois estabelece um diálogo a partir das respostas dos mesmos. Poderá também incentivar que escrevam um poema considerando seus hábitos alimentares e em seguida fixá-los num mural.

 2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, para esta atividade você deverá previamente pedir que os alunos observem e registrem em uma folha os hábitos alimentares de seus familiares. Peça que observem estes hábitos por no mínimo três dias e que fiquem atentos aos alimentos que mais gostam de comer. Selecione a receita de uma comida que sua família mais gosta, destaque os ingredientes usados para prepará-la e o modo de fazer. Copie-a numa folha.

Iniciando a atividade retome com a turma as observações que fizeram durante os dias estipulados. Permita que os alunos relatem o que foi observado junto aos seus familiares, indague se o que comem está relacionado com a origem dos ascendentes familiares e/ou fazem parte dos costumes da região em que vivem. Faça comparações entre os diversos hábitos alimentares.

Em seguida, agrupe os alunos conforme as receitas trazidas forme grupos diferentes para receitas salgadas e doces. Peça que os alunos conversem e descubram quais ingredientes são comuns nas diversas receitas.

Imagem 1 http://odia.terra.com.br/blog/saltoagulha/images/leite_e_derivados.jpg   

Imagem2  http://www.sateremawe.com.br/Protugues/derivados_20soja_20menor%5B2%5D.jpg 

Instrua os alunos para cada um copiar no caderno a receita de que mais gostou. Pode ser a receita dele ou a de um colega, o importante é que ele tenha gostado muito dela.

Ao final da cópia da receita o aluno deverá justificar sua escolha, ou seja, deverá escrever os motivos pelos quais a escolheu. Professor, escolha junto com os alunos uma receita de fácil preparo para ser feita na escola. Combine a data para realização da mesma e o/s ingrediente/s que cada um deverá trazer. Elabore atividades que possam ser realizadas com a utilização da receita escolhida. Por exemplo: na aula de Matemática você poderá elaborar situações problema através dos ingredientes, das medidas de massa e capacidade (grama, quilograma e litro), dentre outras. Em Ciências poderá trabalhar os diferentes nutrientes existentes nos ingredientes. Já na Língua Portuguesa poderá trabalhar o gênero textual, que é do tipo instrucional, ou seja, sua finalidade é permitir que o usuário, seguindo as instruções contidas na receita, seja capaz de prepará-la.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, para essa atividade estabeleça um diálogo a partir do texto abaixo, faça a reprografia do mesmo e entregue uma cópia para cada aluno ou escreva na lousa e solicite que os alunos o copiem. Diga a eles que leiam o texto e reflitam sobre as questões apresentadas.

Certas pessoas só comem aquilo de que gostam: doces, chocolate, pastéis, salgadinhos, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita, bolachas e outras gulodices. Muita gente faz cara feia quando vê verduras, legumes, peixe e frutas para comer. E há ainda aquelas pessoas que detestam variar, experimentar novos alimentos. E gente que faz tudo isso ao mesmo tempo. Será que pessoas que se alimentam assim ficam bem nutridas? São pessoas saudáveis?

 Após o tempo estabelecido para leitura e reflexão converse com a turma sobre o mesmo. Elabore novos questionamentos após a fala dos alunos, a fim de enriquecer o diálogo. Ao finalizar as discussões peça que listem as verduras e legumes que fazem parte dos seus cardápios.

Apresente alguns desses alimentos e suas respectivas vitaminas, no sítio http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm você encontrará várias informes sobre esse item.

Faça uma tabela com as verduras e legumes que seus alunos gostam e que não gostam de comer. Feita a tabela analise com eles suas preferências e também os seus descontentamentos. Registre a análise feita. 

Para finalizar esta atividade você poderá apresentar imagens ou vídeo que evidenciam os alimentos essenciais para uma alimentação equilibrada. Caso seja possível utilize o Data Show ou acompanhe seus alunos até o Laboratório de Informática. Sugerimos os sítios:  http://ritasousa.net/conheca-os-10-alimentos-mais-poderosos-para-nossa-saude  Nesse você conhecerá os 10 alimentos mais poderosos para nossa saúde.

http://www.todabiologia.com/saude/vitaminas.htm Nesse você terá acesso à tabela das principais vitaminas. http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related  Nesse vídeo você verá porque devemos alimentar bem.

Professor, faça uma avaliação ao final da atividade, pergunte aos alunos o que foi possível aprender, o que gostaram ou não gostaram. Pergunte também se estão preparados para fazerem algumas alterações em seus cardápios e que justifiquem suas respostas.     

Variações

Professor, se possível agende um trabalho de campo para os alunos coletarem informações sobre diferentes tipos de alimentos. Para que possam vivenciar novas situações e conhecer diferentes espaços, bem como, estabelecer um confronto das suposições individuais e coletivas com as informações obtidas. Solicite que os alunos façam um relatório do trabalho de campo realizado. Você poderá pedir que relatem o lugar visitado, objetivo/s do trabalho de campo, o trabalho feito, o que fizeram, o que foi possível aprender e a opinião sobre este momento. É importante que você envie correspondência aos pais solicitando autorização para o trabalho de campo. Veja uma correspondência enviada para esse fim:

Veja algumas imagens de um trabalho de campo realizado com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Imagens de trabalho de campo realizado na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Uberlândia. Alunos/as do 2º ano “B”- 2006 (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto    Fonte: Acervo da autora    

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

 Professor, retome com a turma a importância da inclusão de frutas, legumes e verduras em seus hábitos alimentares. Para isso mostre a praticidade em preparar saladas e sanduíches que contribuem para uma alimentação saudável. Este momento é mais uma oportunidade para você suscitar nos alunos a necessidade de reverem seus hábitos alimentares. Porém, é preciso que você atente para o fato de que os pratos aqui sugeridos, embora comuns em diversas regiões do Brasil, podem não fazer parte do cotidiano de seus alunos. Nossa intenção é mostrar diferentes alimentos e permitir a reflexão a respeito de sua escolha.

Leve para sala algumas receitas de lanches rápidos ou peça aos alunos que tragam de casa, peça que deem preferência para aquele/s que contêm legumes e/ou verduras. Solicite que façam uma pesquisa extraclasse sobre os legumes e verduras utilizados em cada receita. Sugerimos a seguinte receita:

 Sandubão

Ingredientes: 4 fatias de pão de forma, ¼ de xícara de (chá) de beterraba ralada, ¼ de xícara de (chá) de cenoura ralada, 2 fatias de presunto, 2 fatias de mussarela, 2 rodelas de tomate, 1 folha de alface, requeijão

Modo de preparo Monte andares: o primeiro tem beterraba, cenoura e requeijão. O segundo tem mussarela, presunto e requeijão. O terceiro tem alface, tomate e requeijão.

No dia combinado para a apresentação das receitas peça que os alunos reúnam em grupos e conversem sobre as mesmas. Observem ingredientes comuns destacando os legumes e verduras utilizados. Terminada esta primeira conversa destaque com a turma os legumes e verduras contemplados nas receitas bem como as descobertas feitas sobre eles, ou seja, vitaminas, nutrientes, onde e como plantar, época da colheita dentre outros. Escolha uma das receitas para ser preparada pela turma ou solicite que cada aluno traga de casa uma salada ou sanduíche já preparado, pronto para o consumo. No dia marcado para a degustação cada aluno deverá apresentar seu prato: como foi feito e ingredientes. Após as apresentações é só degustá-los.

Para finalizar, peça que os alunos produzam um texto retratando as experiências vivenciadas. Exponha os trabalhos em murais da escola ou da própria sala de aula.

Recursos Complementares

Para trabalhar com seus alunos como escolher as verduras, como limpar os legumes e verduras, como aproveitar talos, cascas e folhas você encontrará informações no sitio http://www.receitasemenus.net/content/view/3298/357/#Como%20aproveitar%20Talos,%20Cascas%20e%20Folhas  

Para sugerir aos seus alunos receitas econômicas e nutritivas sem gastar muito dinheiro você poderá acessar o sitio http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/novos_textos/encha_prato.htm 

Indicamos as seguintes obras infantis para que você possa trabalhar o tema alimentação com seus alunos:

KESMEDJIAN, Evelyne Martine, KESMEDJIAN Patrice, DAY Peters. Cenoura? De jeito nenhum! Trad. STAHEL, Mônica. São Paulo: Scipione, 1993

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? Não! Trad. SILVA, Irami B. São Paulo: Scipione, 2002. Coleção Valores.

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma?: aprendendo sobre nutrição e atividade física.  Trad. SILVA, Irami B. São Paulo: Scipione, 2002. Coleção Valores.

Avaliação

Professor, durante os diferentes momentos aproveite para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a importância da alimentação para nossa saúde. Fique atento no decorrer das atividades e observe se os alunos foram aumentando a conscientização quanto aos alimentos essenciais para uma alimentação saudável bem como a possibilidade de incluir em seu cardápio legumes e verduras.Você poderá verificar esse fato através dos diálogos realizados com a turma e pelos registros propostos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
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Opiniões

  • francisca das chagas do nascimento, escola 30 de outubro , Rio Grande do Norte - disse:
    daschagasfrancisca83@hotmail.com

    09/10/2012

    Cinco estrelas

    obrigada pelas informações,ricas em tudo no estudo e mesmo para nossa própria saúde, informações que todos nos devermos saber sobre os alimento,esta de parabéns.


  • Francine Lara Fila Alfenas, NELLY BAHDUR CANO PROFA , São Paulo - disse:
    francinefila@hotmail.com

    08/10/2012

    Quatro estrelas

    Muito Legal, utilizarei com meus alunos


  • Luciana grinke, E.M.E.F Soares de Barros , Rio Grande do Sul - disse:
    gisgrinke@ibest.com.br

    23/05/2012

    Quatro estrelas

    otimo


  • Rosane, EM Gerardo Mário Tornatore , São Paulo - disse:
    rosane_minchin@hotmail.com

    08/03/2012

    Quatro estrelas

    Boa noite Gostaria de informar que utilizei algumas atividades postadas aui em minhas aulas de Ciências e os alunos adoraram. Consegui uma grande participação deles devido ao interesse que as atividades proporcionaram. Obrigada por compartilhar


  • maria virgínia de a.f. gomes, Colégio Santana , Sergipe - disse:
    virginiaassuncao@yahoo.com.br

    21/01/2011

    Quatro estrelas

    Achei ótimo a aula, criativa e estimulante. Talvez um pouco extensa por conta da idade das crianças, porém muito boa. Trabalha a conscientização da educação alimentar com clareza.parabéns.


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