26/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Reconhecer o conjunto de compostos demitil benzeno, onde a sua diferença básica é na verdade a posição relativa dos radicais metil.
Quimica Orgânica:
- Compostos Aromáticos
Momento 01-
Professor inicie a aula perguntando e questionando aos seus alunos o que eles já ouviram falar sobre o composto orto-xileno. Uma das grandes aplicabilidades mais utilizadas na escala industrial desse composto seria a sua utilização como solvente. O orto-xileno é sem dúvida um dos compostos mais utilizados pelas grandes indústrias de tintas, vernizes e plásticos. Para alimentar a discussão em sala de aula e instigar a aprendizagem, passe no quadro negro as perguntas abaixo a respeito da utilização do orto-xileno.
Todas as perguntas deverão ser respondidas no quadro negro com a participação de todos os alunos em sala, pois servirão como apoio para a compreensão e desenvolvimento desta aula.
a) Que tipos de tintas, vernizes e plásticos utilizam o orto-xileno? b) Que outro tipo de material utiliza durante a sua fabircação o orto-xileno como solvente?
Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:
O termo xileno refere-se ao conjunto de compostos dimetil benzeno, onde a diferença seria apenas na posição relativa dos radicais metil?
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
O termo xileno refere-se a família do conjunto de compostos chamados de dimetil benzeno, onde a grande diferença entre eles seria a posição em relação dos radicais metil. Os compostos que possuem essa relativa diferença na posição são: orto-xileno, meta-xileno, para-xileno. Ambos são muito utilizados como solventes, e são grande precursores de vários tipos de produtos químicos, sendo encontrado com grande facilidade no alcatrão e no petróleo. Possuem também ponto de fusão, ebulição e densidade ligeriamente diferentes. Abaixo você você poderá ver o conjunto de compostos chamados de dimetil benzeno.
Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/19665.jpg acessado 03/06/2010
No Laboratório de Informática, organize a turma em equipes de 5 alunos. Todas as equipes deverão explorar a imagem na sua fórmula molecular acima, pois a mesma serve como referência para responder as pesquisas abaixo.
Além da fórmula molecular, você também poderá acessar orto-xileno na sua fórmula estrutural conforme o link abaixo:
Link: http://www.uam.es/departamentos/ciencias/qorg/docencia_red/qo/l12/image50.gif acessado 03/06/2010
Exemplo:
Equipe A e B – pesquisam: - O nome oficial e usual do orto-xileno;
Equipe C e D - pesquisam: - Quantidade de carbonos e tipos de ligações encontradas no orto-xileno;
Equipe E e F - pesquisam: – Massa molar do orto-xileno.
Todos os resultados obtidos deverão ficar anotado no caderno do aluno, pois servirá como subsídio para o encaminhamento da aula.
Professor no laboratório de informática solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre as principais características físicas e químicas do orto-xileno, e sua aplicabilidade industrial. Peça aos alunos que preencham abaixo a tabela sobre algumas das características e propriedades que a família dos xilenos possuem. Fica como sugestão, para alimentar a discussão e ajudar na atividade proposta, a ficha de informação de segurança do produto químico da Petrobras chamado de xilenos. A leitura do material abaixo poderá alimentar o debate em sala de aula.
Limk: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/8e8891804c4aa93290edd20869efed74/fispq-quim-arom-xileno.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=8e8891804c4aa93290edd20869efed74 acessado 03/06/2010
Estado Físico:___________________________________________. |
Cor:___________________________________________________. |
Odor:__________________________________________________. |
pH:____________________________________________________. |
Ponto de Ebulição:_______________________________________. |
Ponto de Fusão:________________________________________. |
Pressão de Vapor:_______________________________________. |
Densidade de Vapor: ____________________________________. |
Densidade:_____________________________________________. |
Solubilidade na Água:____________________________________. |
Professor no Laboratório de Informática os alunos deverão construir um mapa conceitual de todas as questões que foram discutidas em sala de aula a respeito do orto-xileno. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam o tema. Os alunos deverão indicar quais seriam os conceitos chaves que deverão constituir o Mapa Conceitual do orto-xileno, que seria uma espécie de síntese de tudo que foi visto durante a aula. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.
Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ acessado 08/05/2010
Sugerimos o uso do modelo abaixo para avaliar a apropriação de novos saberes.
Nome | Tipo |
---|---|
Orto-xileno | Imagem |
Companhia ambiental do Estado de São Paulo
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=XILENO%20(ORTO) acessado 03/06/2010
Braskem
Fonte: http://www.braskem.com.br/upload/portal_braskem/pt/produtos_e_servicos/folha_dados/Orto_Xileno_port.pdf acessado 03/06/2010
Eco Química
Fonte: http://ube-167.pop.com.br/repositorio/4488/meusite/organica/aromaticos.htm acessado 03/06/2010
- Participar das discussões iniciadas pelo professor;
- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;
- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;
- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;
- Participação das atividades no laboratório de informática durante as discussões apresentadas;
- Ajudar na construção da apresentação do google docs;
- Ajudar na construção do mapa conceitual;
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/03/2012
Cinco estrelasMe ajudou muito, no meu estudo de TCC