Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qualidade de vida com atividade física

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceito de atividade física

- Benefícios da prática da atividade física

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Sabemos que atividade física melhora nossa qualidade de vida.

Qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem estar físico, psicológico, emocional e mental. Envolve também fatores como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida". (Wikipédia)

PROBLEMATIZAÇÃO

O que posso fazer para ter qualidade de vida?

Mas o que é qualidade de vida?

undefined

HPLOCO.COM Disponível em: http://www.hploco.com/joaoalexandre/images/866942.jpg acessada em 28/09/2009.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv acessada em 06/10/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. Como o esporte pode contribuir para amenizar problemas dos dias atuais como o estresse?

2. A prática de esportes pode ser vista como um meio para se melhorar a qualidade de vida?

3. O que realmente a prática esportiva nos oferece?

Qualidade de vida é mais que ter boa saúde mental e física. É estar bem consigo mesmo e com os outros, estar em equilíbrio com tudo e com todos.

Para que possamos chegar a este equilíbrio devemos observar vários os acontecimentos ao nosso redor e tomar alguns cuidados para um bom desempenho em nossa vida: ter hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade de nossos relacionamentos, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tempo para prática de atividade física e lazer, entre outras coisas.

undefined

QUINTALVIRTUAL.BLOG.BR Disponível em: http://www.quintalvirtual.blog.br/wp-content/uploads/2008/12/qual_vida-300x254.jpg acessada em 06/10/2009.

Atividade

1. Pedir par que os alunos realizem pesquisa sobre atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida.

2. Em seguida vamos elaborar uma lista com várias atividades físicas e os benefícios que trazem ao nosso organismo.

Atividade física aliada a uma alimentação saudável e bons hábitos de vida nos trarão melhor qualidade de vida.

undefined

RAMFIT.COM.BR Disponível em: http://www .ramfit.com.br/blog/wp -content/uploads/2008/ 04/piramidealimentar.j pg acessada em 06/ 10/2009.

Atividade

Oriente seus alunos para que em grupos realizem pesquisa sobre o número de porções de cada grupo de alimentos que devemos consumir diariamente.

Peça para que realizem as anotações necessárias no caderno para ser utilizada num segundo momento.

Agora que já sabemos que a prática de atividade física e uma alimentação saudável também ajudam no desenvolvimento da qualidade de vida apresente aos alunos as imagens a seguir:

undefined

CLUBEREGATAS.COM.BR Disponível em: http://www.cluberegatas.com.br/UserFiles/Image/20051110917310.esportes.jpg acessada em 06/10/2009.

undefined

ACCLAIMIMAGES.COM Disponível em: http://images.acclaimimages.com/_gallery/_SM/0269-0606-2114-2950_SM.jpg acessada em 06/10/2009.

CATARSE

Atividade física e alimentação saudável são grandes aliadas da qualidade de vida, quando nos alimentamos corretamente temos mais disposição para realizarmos nossas atividades de rotina além de apresentar mais ânimo para praticarmos alguma modalidade esportiva.

Vamos ocupar nosso tempo ocioso com coisasprodutivas e que trazem benefícios para nossa saúde.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos utilizar as pesquisas realizadas anteriormente pelos alunos em grupos de três ou quatro integrantes realizem a confecção de um caderno onde deverá conter:

- Desenho representando a qualidade de vidaatravésdaprática deatividade física e alimentação saudável.

- Tabela sobre os benefícios daatividade física para nossaqualidade de vida.

- Cardápio semanal das principaisrefeições (café da manhã, almoço e jantar) dentro dos grupos e quantidades de porções estabelecidas na pirâmide alimentar.

O caderno poderá ser disponibilizado na biblioteca da escola para que todos tenham acesso ao trabalho realizado pelos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

UOL.COM.BR Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/teste_quavida.htm acessada em 06/10/2009.

Avaliação

Através da participação nos momentos de debate pelas intervenções e novos conceitos formados pelos alunos. Utilizar também as pesquisas realizadas e a confecção de material pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 0/6 - 0%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 3/6 - 50%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • iara roos, escola estadual são martinho , Rio Grande do Sul - disse:
    iara.roos@yahoo.com.br

    23/02/2014

    Quatro estrelas

    Adorei seu trabalho e espero colocá-lo em prática este ano.obrigada!


  • Maria do Céu, Instituto Educacional Yasmini , Piauí - disse:
    barradasmariadoceu@hotmai.com

    30/01/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito, vou usar nas minhas aulas.


  • STEVEN BRENN DOS SANTOS OLIVEIRA, E M E F JOSE DE ALENCAR , Pará - disse:
    stevenbrenn@gmail.com

    27/02/2013

    Quatro estrelas

    muito boa à aula gostei!!!


  • Osmar de Paula Junior , Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    profosmardepaula@gmail.com

    14/08/2010

    Três estrelas

    O trabalho apresentado é de suma importância, pois é na adolescencia que se molda um ser humano conciente, com que terá uma vida plena, com saúde física e mental. Abordando o tema desde cedo, o aluno produzirá um bom viver e será exemplo para os seus. Parabens


  • Diolaine Suzin Camargo, E.B.M. Giuseppe Sette , Santa Catarina - disse:
    moveiscamargo@concordia.psi.br

    04/05/2010

    Três estrelas

    É um tema muito interessante para se discutir em sala com alunos, a importância da prática nas aulas de educação física, o gosto pelo esporte adquirido na escola. Uma sugestão é utilizar as mídias para acesso a "modelos" de padrões sociais, o que hoje a mídia televisiva nos impõe, as angustias de jovens com porpos perfeitos, alimentação saudável, merenda escolar, está adequada a saúde de nossos alunos? Em casa o que a família acha sobre o tema? Outros profes devem abordar o tema, interdiscipli.


  • Francisco de Paiva Rodrigues Neto, ESCOLA DE ENSINO MEDIO ARACY MAGALHÃES MARTINS , Ceará - disse:
    rodrigo.9931@yahoo.com.br

    22/04/2010

    Três estrelas

    o tema dasta aula está em auta, pois o sedentarismo da sociedade brasileira mostra-se como um problema grave, temos que transformar maus os dicentes em criaturas possuidoras de capacidade de gerir bem suas próprias vidas, e isso inclui uma atividade física regular e bem orientada. gostei dos questionamentos propostos, e apossibilidade de se trabalhar em grupo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.