05/11/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conceito de atividade física
- Benefícios da prática da atividade física
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Sabemos que atividade física melhora nossa qualidade de vida.
Qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem estar físico, psicológico, emocional e mental. Envolve também fatores como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida". (Wikipédia)
PROBLEMATIZAÇÃO
O que posso fazer para ter qualidade de vida?
Mas o que é qualidade de vida?
HPLOCO.COM Disponível em: http://www.hploco.com/joaoalexandre/images/866942.jpg acessada em 28/09/2009.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv acessada em 06/10/2009.
ROTEIRO DE DISCUSSÃO:
1. Como o esporte pode contribuir para amenizar problemas dos dias atuais como o estresse?
2. A prática de esportes pode ser vista como um meio para se melhorar a qualidade de vida?
3. O que realmente a prática esportiva nos oferece?
Qualidade de vida é mais que ter boa saúde mental e física. É estar bem consigo mesmo e com os outros, estar em equilíbrio com tudo e com todos.
Para que possamos chegar a este equilíbrio devemos observar vários os acontecimentos ao nosso redor e tomar alguns cuidados para um bom desempenho em nossa vida: ter hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade de nossos relacionamentos, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tempo para prática de atividade física e lazer, entre outras coisas.
QUINTALVIRTUAL.BLOG.BR Disponível em: http://www.quintalvirtual.blog.br/wp-content/uploads/2008/12/qual_vida-300x254.jpg acessada em 06/10/2009.
Atividade1. Pedir par que os alunos realizem pesquisa sobre atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida.
2. Em seguida vamos elaborar uma lista com várias atividades físicas e os benefícios que trazem ao nosso organismo.
Atividade física aliada a uma alimentação saudável e bons hábitos de vida nos trarão melhor qualidade de vida.
RAMFIT.COM.BR Disponível em: http://www .ramfit.com.br/blog/wp -content/uploads/2008/ 04/piramidealimentar.j pg acessada em 06/ 10/2009.
Atividade
Oriente seus alunos para que em grupos realizem pesquisa sobre o número de porções de cada grupo de alimentos que devemos consumir diariamente.
Peça para que realizem as anotações necessárias no caderno para ser utilizada num segundo momento.
Agora que já sabemos que a prática de atividade física e uma alimentação saudável também ajudam no desenvolvimento da qualidade de vida apresente aos alunos as imagens a seguir:
CLUBEREGATAS.COM.BR Disponível em: http://www.cluberegatas.com.br/UserFiles/Image/20051110917310.esportes.jpg acessada em 06/10/2009.
ACCLAIMIMAGES.COM Disponível em: http://images.acclaimimages.com/_gallery/_SM/0269-0606-2114-2950_SM.jpg acessada em 06/10/2009.
CATARSE
Atividade física e alimentação saudável são grandes aliadas da qualidade de vida, quando nos alimentamos corretamente temos mais disposição para realizarmos nossas atividades de rotina além de apresentar mais ânimo para praticarmos alguma modalidade esportiva.
Vamos ocupar nosso tempo ocioso com coisasprodutivas e que trazem benefícios para nossa saúde.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos utilizar as pesquisas realizadas anteriormente pelos alunos em grupos de três ou quatro integrantes realizem a confecção de um caderno onde deverá conter:
- Desenho representando a qualidade de vidaatravésdaprática deatividade física e alimentação saudável.
- Tabela sobre os benefícios daatividade física para nossaqualidade de vida.
- Cardápio semanal das principaisrefeições (café da manhã, almoço e jantar) dentro dos grupos e quantidades de porções estabelecidas na pirâmide alimentar.
O caderno poderá ser disponibilizado na biblioteca da escola para que todos tenham acesso ao trabalho realizado pelos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Vida legal [Esporte na escola] | Vídeo |
UOL.COM.BR Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/teste_quavida.htm acessada em 06/10/2009.
Através da participação nos momentos de debate pelas intervenções e novos conceitos formados pelos alunos. Utilizar também as pesquisas realizadas e a confecção de material pelos grupos.
Três estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/02/2014
Quatro estrelasAdorei seu trabalho e espero colocá-lo em prática este ano.obrigada!
30/01/2014
Quatro estrelasGostei muito, vou usar nas minhas aulas.
27/02/2013
Quatro estrelasmuito boa à aula gostei!!!
14/08/2010
Três estrelasO trabalho apresentado é de suma importância, pois é na adolescencia que se molda um ser humano conciente, com que terá uma vida plena, com saúde física e mental. Abordando o tema desde cedo, o aluno produzirá um bom viver e será exemplo para os seus. Parabens
04/05/2010
Três estrelasÉ um tema muito interessante para se discutir em sala com alunos, a importância da prática nas aulas de educação física, o gosto pelo esporte adquirido na escola. Uma sugestão é utilizar as mídias para acesso a "modelos" de padrões sociais, o que hoje a mídia televisiva nos impõe, as angustias de jovens com porpos perfeitos, alimentação saudável, merenda escolar, está adequada a saúde de nossos alunos? Em casa o que a família acha sobre o tema? Outros profes devem abordar o tema, interdiscipli.
22/04/2010
Três estrelaso tema dasta aula está em auta, pois o sedentarismo da sociedade brasileira mostra-se como um problema grave, temos que transformar maus os dicentes em criaturas possuidoras de capacidade de gerir bem suas próprias vidas, e isso inclui uma atividade física regular e bem orientada. gostei dos questionamentos propostos, e apossibilidade de se trabalhar em grupo.