Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A reprodução das plantas .

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • identificar os estágios da germinação e as necessidades da semente para germinar;
  • observar plantas em diferentes ambientes naturais e perceber as características que as fazem ser classificadas como seres vivos;
  • conhecer técnicas de reprodução de plantas;
  • realizar pesquisas sobre a reprodução das plantas;
  • produzir mudas de violetas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreenda o sistema da representação da linguagem escrita.  Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas na aula do Portal do Professor: “As plantas e o solo”.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, dê inicio à atividade conversando com os alunos sobre suas hipóteses quanto à vida das plantas: nascimento, reprodução, cuidados que devemos ter com elas, dentre outros. Você poderá fazer os questionamentos oralmente ou através de registro, caso prefira a segunda opção providencie uma folha em branco para cada aluno, a fim de que escreva suas respostas. Leve para sala de aula imagens de diferentes tipos de plantas: árvores, musgos, samambaias, verduras, plantas de flor, diversas amostras de folhas, etc. Se tiver possibilidade ao invés de providenciar apenas as imagens providencie também as plantas ou solicite que os alunos tragam de suas casas. Apresente aos alunos as plantas que você ou os colegas trouxeram. Convide-os a identificarem as plantas que conhecem e digam o que sabem sobre elas. Em seguida apresente aquelas que forem desconhecidas pelos alunos.

Para enriquecer ainda mais este momento, caso seja possível, utilize o Data Show ou Laboratório de Informática para conhecerem imagens de plantas que possivelmente não terão acesso. Por exemplo:

 jequitibá  http://www.achetudoeregiao.com.br/arvores/Arvores.gif/Carinianalegalis.jpg 

planta carnívora https://mirceaeliade.wikispaces.com/file/view/014_Planta_carnivora_din_padurile_tropicale.JPG 

palmeira azul http://www.ufg.br/uploads/files/73Flores.jpg 

ninféia  http://www.fazfacil.com.br/jardim/images%20jardim/ninfeia_rosa_close.jpg 

Ao final da atividade peça que os alunos registrem no caderno de Ciências ou em uma folha em branco suas descobertas. Se preferir produza com a turma um relatório coletivo. Lembre-se que ao fazer um relatório coletivo é importante ouvir as diferentes opiniões. Na medida em que os alunos vão falando você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final. Não se esqueça de solicitar que escrevam o que acharam da atividade, este momento é individual. No final do texto você poderá escrever da seguinte forma: Minha opinião sobre esse momento é...

Solicite que façam também a ilustração do texto.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, organize um trabalho de campo para que os alunos possam conhecer diferentes ambientes naturais e perceber as características que as fazem ser classificadas como seres vivos. Este trabalho poderá ser realizado na própria escola, caso a mesma possua diferentes tipos de plantas ou em outro local próximo da escola que os alunos possam fazer trajeto a pé ou ainda em um mais distante feito com a utilização de um meio de transporte, por exemplo, ônibus.

Converse com a pessoa responsável pelo local onde será feito o trabalho, informe os objetivos da visita, solicite uma entrevista, no local do trabalho com pessoas que possam contribuir com o estudo em questão, agende dia e horário.

Informe a família sobre o trabalho de campo, escreva um bilhete pedindo autorização para sair da escola, se achar conveniente, convide alguns pais ou outro responsável para acompanhá-los.

Esclareça aos alunos o que é um trabalho de campo, como será feito, quais objetivos, como devem se comportar.

Faça um roteiro para que os alunos registrem suas observações, o que será observado no campo depende das perguntas que são elaboradas e dos interesses que orientam a observação. Por isso, antes de iniciar a visita propriamente dita, é fundamental construir com os alunos o contexto do trabalho. Faça um roteiro para que os mesmos registrem suas observações, sugerimos o seguinte:

Para o nosso trabalho de campo deveremos:

  • Observar as plantas em seus diferentes ambientes naturais;
  • Analisar os seguintes aspectos: se os vegetais estão floridos; quais as características das flores; se existem frutos; como se dá a dispersão de sementes;
  • Perceber as diferentes características das plantas;
  • Observar e registrar as diversas informações obtidas;
  • Conhecer as técnicas de reprodução das plantas;
  • Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
  • Observar o trajeto, sinalização de ruas, estradas, tráfego, arborização da rodovia;
  • Interagir com os pares de forma cooperativa, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Professor, peça que os alunos levem uma pequena prancheta para fazer anotações e/ou desenhos. Informe a eles que não devem coletar espécimes, mesmo aquelas que se encontram largamente disseminadas no ambiente. Que tomem cuidado por onde pisam e evitem colocar as mãos em locais em que podem estar animais peçonhentos. Em caso de dúvida, chamem o professor.

O relato escrito do trabalho deverá envolver as narrativas do que foi feito, o que foi observado e o que foi entendido. Você e/ou os alunos poderão, além disso, fazer pesquisas em livros, revistas, jornais ou na internet para analisar hipóteses levantadas durante o trabalho de campo. Os alunos, em pequenos grupos, também poderão fazer cartazes sobre o que aprenderam no trabalho de campo, incluindo fotografias e desenhos.

Professor, veja as recomendações que utilizamos para um trabalho de campo em uma fazenda:

  • Vir com calçado confortável, uma vez que faremos trajetos a pé;
  • Vir com a camiseta do uniforme;
  • Trazer lanche e água;
  • Observar as orientações da professora: andar sempre junto com ela, jamais se afastar dela ou de nossos acompanhantes;
  • Ouvir e seguir atentamente as instruções dadas pelos nossos guias;
  • Fazer perguntas que achar convenientes sobre o momento vivido;
  • Tirar dúvidas sempre que elas aparecerem;
  • Não tocar em nenhum objeto por onde passarmos, a não ser que seja permitido;
  • Ser solidário se o colega precisar de ajuda;
  • Elaborar relatório sobre o trabalho realizado. (Esse relatório poderá ser feito como tarefa de casa).

Professor, o roteiro descrito acima, as orientações e recomendações deverão ser registradas pelos alunos no caderno de Ciências. Você poderá acrescentar itens que correspondam especificamente ao trabalho a ser realizado e às especificidades de sua turma.

Veja algumas imagens de um trabalho de campo para observação de diferentes tipos de plantas.

Imagens de trabalho de campo realizado na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Uberlândia. Alunos do 2º ano “B”- 2006 (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto. As imagens retratam o momento em que os alunos observavam sementeiras de alface. 

Fonte: Acervo da autora      

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Esta atividade é para socializar os relatórios feitos pelos alunos. Solicite que cada aluno, na sua vez, faça a leitura de seu trabalho. Você poderá introduzir comentários que possam enriquecê-lo ainda mais.

Se você tiver um grande número de alunos, escolha, sorteie ou então deixe a critério da turma para definir quem fará a leitura do texto. Se você fotografou o trabalho de campo mostre aos alunos as fotos feitas. Exponha- as em mural para que outros possam conhecer dados sobre a atividade, não se esqueça de escrever o que representa cada foto.

Professor, você também poderá combinar com sua turma a socialização das descobertas feitas. Agende um espaço físico, se em sua escola tiver anfiteatro ou sala de reuniões, que possa agrupar alunos de outras salas, a fim de que as descobertas sejam divulgadas.

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, faça alguns experimentos com os alunos, a fim de que eles vejam a germinação de algumas plantas.

Coloque uma parte da batata doce mergulhada em um copo ou vidro com água. Cubra com tecido semelhante ao da gaze. Importante: troque a água três vezes por semana evitando que mosquitos como os da dengue se reproduzam. Deixe o recipiente em um lugar iluminado, como próximo de uma janela. Faça observações diárias acompanhadas de registros escritos para que possa acompanhar o crescimento das raízes e folhas.

Você poderá fazer algo semelhante com a folha da violeta. Corte com uma tesoura uma ou duas folhas da referida planta. Encha um recipiente transparente, pode ser um copo, com água e mergulhe a ponta da haste da folha. Espere até que surjam pequenas raízes. Coloque terra vegetal em um vaso e plante a folha colocando a raiz na terra.

Dicas e cuidados com as violetas: nunca molhe as folhas; não coloque água em excesso e mantenha as violetas em lugar bastante iluminado. Solicite que os alunos façam registro de suas observações, por exemplo:

a- Após alguns dias o que aconteceu com a  batata doce e as folhas da violeta?

b- Você acha que a planta adulta da batata doce também produz flores, frutos e sementes?

c- Na opinião de vocês, por que muitos agricultores preferem plantar a raiz da batata doce e não a sua semente?

d- Qual planta demorou mais tempo para aparecer as raízes?

e- Escreva sua opinião sobre os experimentos realizados.

Variações

Professor, você poderá agendar uma entrevista com algum agricultor ou com outra pessoa que tenha conhecimentos sobre a plantação de diferentes tipos de plantas para que possa dialogar com seus alunos. Se isso for possível elabore um roteiro de questões para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas e descobrir coisas novas. Agende dia, horário e local. Ao final da atividade peça que os alunos produzam um relatório individual ou coletivo sobre o momento vivenciado.

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, na aula anterior foi feito um relatório sobre a experiência vivenciada. Agora, você deverá fazer um registro contendo informações sobre os diferentes tipos de plantas, suas características e o que fazem ser classificadas como seres vivos. Você poderá fazer da seguinte forma:

                     A reprodução das plantas

Como os demais seres vivos, as plantas apresentam um ciclo de vida: nascem, crescem, se desenvolvem, alimentam, respiram, se reproduzem e morrem. Isso acontece com o pé de milho, o alface, o feijão, a samambaia, o jequitibá e todas as outras plantas.

A reprodução de muitas plantas é feita por meio de sementes.

As sementes podem ser espalhadas de várias maneiras: pelo vento, pelo homem, por outros animais. A transformação da semente em uma nova planta é chamada germinação. A maioria das sementes precisa de água, gás oxigênio e calor adequados para germinar. Algumas também precisam de luz.

Durante a germinação, a semente passa por várias etapas, até se transformar em uma plantinha em crescimento.

Veja algumas germinações: feijão e milho.

 Fonte imagens: http://3.bp.blogspot.com/_3VmnqsmRDVQ/R-UkIzBEv-I/AAAAAAAABKY/zuWIs_L463Y/s400/germina%C3%A7%C3%A3o.jpg  e      http://www.cientic.com/imagens/pp/plant3/sl_12.jpg 

Algumas plantas se reproduzem também por mudas.

Podemos fazer mudas com um pedaço do caule ou com uma folha. As folhas de violeta, por exemplo, criam raízes, transformando-se em mudas.

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/_05ozgGJ0W1Y/SllRSCvCGCI/AAAAAAAAALg/N5_y_1BEpow/s320/plantando2.JPG  

Têm plantas que também podem se reproduzir por meio de uma parte do caule, da raiz ou mesmo de uma folha. Essas partes podem brotar e formar novos indivíduos.  A esse tipo de reprodução damos o nome de propagação vegetativa ou brotamento. Por exemplo, a raiz da batata doce, quando plantada, pode brotar e formar uma nova planta. Abaixo inserimos imagens da folha de uma violeta na água antes de seu plantio e da batata doce mergulhada na água.

Fonte das imagens: http://thalitamaiani.files.wordpress.com/2009/04/imag007.jpg  

http://1.bp.blogspot.com/_e3yipribaoQ/SAlDzFMlkNI/AAAAAAAAAkM/mxmgEGrtxK0/s320/batata%2520doce%25201.jpg    

 6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, apresente para a turma a música “A semente e as formigas” do autor Franklin José Heilbuth (informações adquiridas através do sítio http://www.espiritismoms.com.br/musicas/ASFORMIGUINHASEASEMENTE.doc)

Peça aos alunos que copiem o texto e façam a interpretação oral ou por escrito. 

Sugestões de questões:

a- Leia o texto, sublinhe as palavras desconhecidas e em seguida consulte seu significado no dicionário.

b-  Responda:

  • O que você entendeu da primeira estrofe? (Professor lembre os alunos de que cada estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja, cada agrupamento de versos).
  • O que aconteceu com a sementinha?
  • Como as formiguinhas se sentiram ao descobrirem que a sementinha havia desaparecido?
  • O que você achou desta música? Justifique sua resposta. 

c- Ilustre o texto.

 A semente e as formiguinhas

Presunçosas formiguinhas

Falaram pra semente:

 __ Tão pequenininha,

Só dá mesmo prá canjica...  

Canja, canjica, há, há, há, há!

Canja, canjica, há, há, há, há!

Mas o tempo foi passando

E a semente foi crescendo...

Numa grande árvore se transformou.

Balançava ao vento, ho, ho, ho, ho.  

Passaram por ali outra vez

As formiguinhas

E quando viram a árvore,

Caíram para trás...

Ui, ui, ui, ui, ui, cadê a sementinha?

Ui, ui, ui, ui, ui, cadê a sementinha?

E a árvore falou, àquelas formiguinhas:

__ Repitam de novo o caso da canjica!

Canja, canjica, há, há, há, há!

Canja, canjica, há, há, há, há!  

Formiguinhas se abraçaram,

Muito apavoradas.

Mas a árvore falou

Não tem problema, não!

Ei, ei, ei, ei

Cresci pra mais servir!

E foi manhã de festa,

Olé, olé, olá

Deram-se as mãos,

E rodaram a cantar.

Lá, lá , lá, lá, lá

Lá, lá , lá, lá, lá

Professor, você poderá acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=6eMXfUNoRls e ouvir a música A semente e as formiguinhas com imagem e letra. Apresente a música utilizando Data Show, ou salve no pendrive, DVD, CD e utilize a TV, ou ainda leve seus alunos até o Laboratório de Informática. 

Recursos Complementares

Vídeo com música sobre a germinação http://www.youtube.com/watch?v=yLgN1XwAk_k&feature=related  

Vídeo sobre germinação de sementes http://www.youtube.com/watch?v=vQ2CRTP_GlA&feature=related  

Avaliação

Professor, durante os diferentes momentos foram realizadas atividades avaliativas. É importante que você observe se os alunos foram capazes de: identificar os estágios da germinação e as necessidades da semente para germinar; reconhecer as técnicas de reprodução de plantas e também saber o porquê das plantas serem classificadas como seres vivos. Avalie ainda a elaboração de hipóteses, a discussão em pequenos grupos, a forma de exposição das observações e ideias bem como as diferentes formas de registro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.