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Plantas medicinais e a infância.

 

11/10/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • realizar pesquisas sobre a utilização de plantas medicinais em doenças típicas da infância;
  • conhecer plantas medicinais utilizadas para combater doenças típicas da infância;
  • desenvolver a sensibilidade, o respeito e o cuidado com as plantas;
  • ampliar e enriquecer o vocabulário;
  • registrar relatos de observações.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreender o sistema de representação da linguagem escrita. Também é necessário que você tenha trabalhado com os alunos as atividades sugeridas nas aulas do Portal do Professor: “As plantas e o solo” e “A reprodução das plantas”.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, faça uma sondagem sobre os conhecimentos que seus alunos têm sobre plantas medicinais. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Faça indagações sempre que achar conveniente dessa forma estará ampliando os conhecimentos.

Você poderá iniciar assim:

a- Alguém já tomou um chazinho feito pela mamãe, vovó, titia...?

b- De que era feito esse chá? Por que você tomou? Estava doente?

c- O que você achou de tomar esse chá? Ele era gostoso? Que gosto tinha?

d- Vocês sabem o que é planta medicinal? Exemplifique.

Após o diálogo, convide os alunos para assistirem um vídeo que trata desse assunto. Utilize a multimídia. Você poderá usar pendrive ou data show. Acesse o sítio http://www.leoejuju.com.br/index2.php clique na palavra vídeo e quando outra janela se abrir clique na caixa 16, esse mesmo vídeo você também encontra no sítio http://www.youtube.com/watch?v=jdoudnCfars&feature=related    

Ao terminar de assistir o vídeo peça que os alunos digam o que foi possível aprender.

Pergunte se alguém já vivenciou algo parecido e quando isso aconteceu. E se o que eles falaram sobre plantas medicinais tem relação com o que viram no vídeo, assim, terão capacidade de relacionar suas respostas com o que assistiram.

Pergunte ainda o que acharam do vídeo, justificando sua resposta. Você poderá após a análise do vídeo, informar para a turma o que é planta medicinal.

Para encontrar informações sobre esse assunto acesse os sítios http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_medicinal  e                      http://www.cha-de-ervas.com/cha-de-ervas/  

Registre no caderno de Ciências o diálogo que tiveram no início da aula e as informações que você e o vídeo apresentaram. Para isso, produza um relatório coletivo, os alunos vão falando e você vai escrevendo na lousa. Ao final de cada parágrafo vocês fazem a revisão, copiam e em seguida continuam a elaboração do texto. Ao terminar de produzi-lo peça que façam sua ilustração.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, para essa atividade você deverá solicitar anteriormente, que seus alunos façam uma entrevista com seus familiares para pesquisarem sobre a utilização de plantas medicinais. De acordo com a realidade de seus alunos estabeleça a quantidade de dias, três ou mais, a fim de que providenciem os materiais necessários. Sugerimos que eles pesquisem os seguintes itens:

a- Qual é o seu nome completo e idade?

b- Você conhece alguma/s planta/s medicinal/is?

c- Em caso afirmativo qual/is o/s nome/s dela/s? Qual/is a/s sua/s utilidade/s?

d- Quem te ensinou usar planta medicinal?

e- Você conhece alguma planta medicinal que ajuda combater doença típica de criança, como sarampo, catapora, caxumba, coqueluche? Qual é o nome dessa planta? Você tomou ou deu para seu filho?

f- Você prefere tomar um chá com planta medicinal ou remédio industrializado? Por quê?

g- Em sua casa tem planta medicinal? Qual/is? Para que ela serve? Posso levar algumas folhas para minha escola?

No dia agendado para a entrega da pesquisa socialize as respostas. Peça que os alunos respondam as questões. Você ou um aluno lê a pergunta e os demais respondem, complementando-as. Ao finalizar as respostas cada um que trouxe planta medicinal deverá apresentá-la dizendo seu nome e sua utilidade. Quando tiver terminado as apresentações solicite aos alunos que manifestem suas opiniões sobre a tarefa realizada, o que foi possível aprender e qual sua visão sobre as plantas medicinais.Veja algumas imagens dos meus alunos realizando essa mesma atividade.

Imagens de trabalho sobre plantas medicinais realizado em 2003 por alunos do 2º ano “B” (3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, professora Eliana Aparecida Carleto - Fonte: Acervo da autora  

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, utilize algumas plantas medicinais que os alunos trouxeram de casa, ou se for o caso providencie você mesmo, para fazer chás. Você poderá fazer chá de canela, erva cidreira ou capim cidreira, alecrim, camomila, dentre outros. É importante que você conheça a planta que será utiliza para fazer o chá e a quantidade que poderá servir aos alunos, nos sítios: 

http://www.plantamed.com.br/     http://chasespeciarias.blogspot.com/2006/02/ervas-medicinais.html 

http://culinaria.terra.com.br/interna/0,,OI4379236-EI13867,00-Tudo+o+que+voce+precisa+saber+para+fazer+um+cha+de+causar+inveja+a+Alice.html  

você encontrará informações sobre como preparar chás e suas funções. Apresente aos alunos o nome utilizado no senso comum e o científico de cada planta, assim, estarão enriquecendo seu vocabulário.

Após a degustação peça que os alunos deem suas opiniões sobre a experiência vivenciada e também produzam um texto relatando os conhecimentos adquiridos.

Professor, os experimentos realizados devem ser acompanhados passo a passo. É preciso que os alunos relatem e discutam suas observações durante a  experimentação para que não se enfatize apenas o resultado final.

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, utilize a multimídia sugerida na primeira atividade para conhecer dicas de plantas medicinais. Por exemplo, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=KAidEaKZ28I você verá um vídeo que fala sobre a tanchagem – antibiótico natural.  

Já o sítio http://www.youtube.com/watch?v=Ad-9YaZ4Syc&feature=related trata dos benefícios do alho e da cebola para a saúde. 

Quando terminarem de assistir os vídeos você deverá comentar com os alunos o que assistiram. Quais informações foram possíveis serem adquiridas a partir deles e o que poderão ensinar para outras pessoas.

Aproveite para informá-los que como qualquer outro tipo de remédio, as ervas medicinais também devem ser utilizadas com cuidado. A superdosagem pode provocar intoxicação. Geralmente o órgão mais afetado é o fígado. O diagnóstico é difícil, pois os efeitos das plantas demoram para aparecer. Muitas vezes, quando descobertos, já se tornaram crônicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta o uso dessas substâncias e estabelece os limites máximos de dosagem diária das plantas mais populares. Nos sítios http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/plantas-medicinais-sao-aprovadas-pela-anvisa-540141.shtml e  http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/bed98b8041b63b4f8cb5dd255d42da10/tabela.pdf?MOD=AJPERES você encontrará informações sobre as plantas medicinais aprovadas pela ANVISA.

Após esse momento, pondere com os alunos sobre o respeito e os cuidados, que se deve ter com as plantas medicinais. Algumas delas são perigosas,  se utilizadas podem provocar reações até fatais.  No sítio  http://www.plantamed.com.br/DIV/CULTIVO_COLHEITA_MEDICINAL.htm é possível ter acesso sobre esse assunto.   

Professor, é importante que os alunos se conscientizem da importância das plantas medicinais, porém deve-se ficar claro que não devemos usar remédios naturais, como os chás se não tiver conhecimento sobre as ervas que usa. Em todos os casos deve-se consultar sempre um especialista e tomar cuidado ao manusear qualquer tipo de erva, aliás, esse manuseio deverá ser feito apenas por adultos.

Recursos Complementares

Nos sítios  abaixo você encontrará informações sobre plantas medicinais, suas características e propriedades http://www.casaspedro.com.br/Plantaservas.htm

http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp  

Na referência abaixo você poderá ter mais informações sobre plantas medicinais e suas utilidades

PANIZZA, Sylvio. Plantas que curam: cheiro de mato. 25 ed. São Paulo: IBRASA, 1997

Avaliação

Professor, durante as atividades realize momentos avaliativos sobre a conduta dos alunos em grupo e em trabalhos extraclasse. Pontue, inicialmente, com os alunos a necessidade de se responsabilizar pelo trabalho individual ou coletivo.

Avalie também a  compreensão do conceito de planta medicinal, para que isso ocorra requer que o aluno tenha, além da noção de espécies, a compreensão de sua utilidade e seus benefícios. Observe se eles foram capazes de reconhecer o uso das plantas medicinais e que este tem que ser feito cuidadosamente, com muito critério, pois as plantas não fazem milagres e podem levar à intoxicação daqueles indivíduos que desconhecem precauções e contraindicações delas. Essas observações poderão ser feitas através dos diálogos, das entrevistas, das experimentações e dos registros. Ao final deste trabalho, verifique se eles conseguem elaborar conceito de planta medicinal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
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Opiniões

  • Valeria, EFA , Espírito Santo - disse:
    valeria_cmt@hotmail.com

    09/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho. Me ajudou muito no planejamento das minhas aulas. Parabéns professora.


  • VALDIRENE, FACULDADE PITAGORAS , Bahia - disse:
    v-aldirene2010@hotmail.com

    30/04/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTA AULA...SOU PEDAGOGA E FIQUEI IMPRESSIONADA PARABÉNS! BJS.


  • suzana, UFSCAR , São Paulo - disse:
    euodeioainternet@gmail.com

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante, principalmente por resgatar uma sabedoria popular e o reequilíbrio e respeito com a natureza.


  • César, Alemanha - disse:
    spiremaze@hotmail.com

    25/06/2012

    Três estrelas

    Vai ser muito útil!


  • Aparecida Santos Cruz, Colégio Estadual Professora Silvia Ferreira Brito , Bahia - disse:
    cida752008@hotmail.com

    20/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Parabéns à autora.


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