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Um jeito diferente de jogar Peteca na praia

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o jogo da Peteca de praia;

Adaptar espaços e construir materiais para a prática da Peteca de praia;

Democratizar o aprendizado de novas modalidades esportivas raramente praticadas na escola;

Apresentar e reelaborar regras;

Aprender a organizar um Torneio de Peteca.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

PETECA DE PRAIA

Peteca é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado "Peteca", de origem indígena-brasileira. A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.

O jogo de Peteca guarda certa semelhança com o voleibol e o Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um terreno dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão.

VANTAGENS DO JOGO DE PETECA

É um esporte aeróbico, portanto, aumenta a aptidão física de seus praticantes;

Requer espaço pequeno para a sua prática;

Esporte de massas, pois não há limites de idade (mesmo como competição);

É um esporte barato para se praticar;

Esporte salutar, movimentado e agradável, proporcionando grande satisfação a quem o prática;

Esporte que aprimora os reflexos, o golpe de vista e a atenção;

TIPOS DE REBATIDAS (TOQUES)

Batida básica ou batida por cima com os pés no chão;

Batida por baixo (quando a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede);

Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande esforço físico).

AULA 01

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: petecas

O professor poderá iniciar apresentando um breve histórico da peteca a seus alunos. Nessa apresentação, citará o fato de não existir, até o século 20, a peteca industrializada. Explicará que as petecas eram feitas com materiais como palhas e sabugos de milho, cascas de bananeira, enchimentos de areia, pano ou pedras, penas de galinha e outros. Deverá perguntar aos alunos se conhecem alguém que saiba fazer uma peteca dessas e questioná-los sobre a possibilidade de jogar peteca sem a utilização de uma peteca oficial.

Pergunte quais alunos já praticaram a Peteca? Quais os materiais necessários para a prática do jogo? Qual o terreno ideal para a prática do jogo?.

Sugiro que o professor de Educação Física juntamente com o professor de Artes apresente a possibilidade de confecção da peteca utilizando materiais alternativos.

O objetivo destas aulas é oferecer condições para que os alunos dominem a peteca utilizando uma das mãos, esquerda e direita, desloquem-se em direção a ela, dominem o espaço de jogo e conheçam as regras básicas. É um importante momento da aprendizagem quando os alunos experimentam o contato sistematizado com o jogo e com as possibilidades do jogo cooperativo.

ATIVIDADE I

- Agarrar com as duas mãos a peteca lançada pelo colega.

- Mesmo exercício anterior agarrando a peteca com uma das mãos com saque por baixo realizado do meio da quadra.

- Rebater a peteca individualmente alternando as mãos.

- Espelho: colega rebate individualmente criando movimentos e ritmos e o parceiro imita esse colega após pequena sequência.     

  Ex.: toque com a direita, palma, toque com a esquerda, giro e toque na peteca com qualquer uma das mãos.

- Rebater sobre a rede a peteca sacada pelo colega.

ATIVIDADE II

Para turmas grandes o professor poderá trabalhar com seus alunos no sentido lateral, transformando a quadra oficial em 4 ou mais quadras e com isso colocá-los todos em movimento ou com pequena espera. Como rede, o professor poderá adaptar um elástico estendido e regular a altura dele de acordo com as características de suas turmas.

JOGO

Dividir a quadra em vários mini campos de peteca e times de alunos com quatro jogadores em cada equipe e os alunos disputarão joguinhos entre eles e o rodízio para efetuar o saque será no sentido horário. Jogos por tempo ou com contagem baixa. Ex.: 10 pontos.

AULA 02

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: petecas

O professor  deverá chamar a atenção dos alunos para os deslocamentos em direção à peteca, as ações realizadas sobre ela e a utilização da técnica adequada a cada situação. De acordo com a altura e a velocidade da peteca, os alunos utilizam o toque por cima ou o toque por baixo, a cortada ou a largada e adotam diferentes posturas em quadra.

ATIVIDADE I

- rebater a peteca com o colega próximo à rede;

- entra e sai independente de quem deixar cair a peteca.

ATIVIDADE II

- entra e sai – quem erra sai;

- três tentativas de peteca no ar.

ATIVIDADE III

- desafio: maior número de toques.Cada aluno com uma peteca e somar pontos a cada rebatida.Vence o aluno que conseguir

  dar mais rebatidas.

- desafio: maior número de toques por coluna.Os alunos serão divididos por colunas e cada coluna divididas em duas e de frente

  uma para a outra. Somar pontos a cada rebatida dos colegas da coluna.

AULA 03

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: petecas

É importante destacar a identificação do papel de cada aluno em jogos que envolvem desde a ação individual até a coletiva. Deve-se estimular o trabalho com estruturas flexíveis o que admite formação desde duplas até sextetos e um número ainda maior de participantes. Os alunos devem perceber a altura da rede, a posição dos colegas, eles têm que ocupar os espaços na quadra, deslocar, cobrir os espaços vazios e manter a comunicação para que a peteca não caia no chão.

JOGO 01

- Rebater a peteca sobre o elástico com o colega e o maior tempo possível.

JOGO 02

- Jogar em duplas, tentando alternar o envio da peteca entre os colegas.

JOGO 03

- Mesmo jogo anterior com toque de mãos na linha lateral ou de fundo após toque da peteca para o colega com o objetivo de

  aumentar o deslocamento e mudar a referência corporal em relação à peteca e à rede.

AULA 04

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: petecas

Outra opção metodológica a ser adotada é a da adaptação à ação do colega, o que provoca uma necessidade maior da colaboração entre parceiros e com aqueles que estão do lado oposto, antes considerados adversários. Quanto mais a peteca permanece no ar, mais interessante tornam-se o jogo e as atividades propostas e isso favorece a cooperação de todo o grupo. Como situação de aprendizagem, enriquece a interação do grupo, a solução de problemas no coletivo, como forma de recriar toda uma prática, lembrando que uma das possibilidades do jogo é “não deixar a peteca cair”.

JOGO 01

- Os alunos divididos em trios, dar 1° toque na peteca para domínio e 2° toque para passá-la sobre a rede, deslocando-a para o outro lado da rede.

  Tentar enviar o mais fácil possível para o colega para que a peteca permaneça no ar por mais tempo.

JOGO 02

- Um trio de alunos de cada lado: dupla em quadra e um para revezamento do lado de fora da quadra.Tocar a peteca sobre a rede para o colega 

  e sair para entrada imediata do reserva. Orientações: quem toca a peteca sai, procurar alternar colegas.

JOGO 03

Jogar em trios em quadra reduzida e realizando rodízio para que todos pratiquem em diferentes regiões da quadra.

AULA 05

Espaço: quadra da escola ou pátio da escola

Material: petecas, redes, apitos, súmulas e coletes

O professor apresentará a possibilidade de realização de um torneio ou festival de peteca de praia na escola. Para isso, ele deve orientar seus alunos sobre as realidades de espaço físico, material disponível e calendário escolar. Neste momento, o professor poderá anotar as percepções e interesses de seus alunos em relação à peteca e em relação à participação-vitória-derrota.

O material que foi produzido para o projeto servirá como base para exposição e conclusões sobre a sua realização: o que mudou em nossa prática? Houve envolvimento dos segmentos escolares? Outras questões podem ser discutidas e relatadas pensando em novas possibilidades ou sugerindo novos temas.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos gostaram de participar da confecção de petecas para vivenciar o jogo?

Quais foram as dificuldades motoras encontradas pelos alunos para o aprendizado do jogo?

Os alunos gostaram de praticar o jogo de Peteca?

Como foi a participação e a cooperação dos alunos para o desenvolvimento das aulas?

A ideia de organizar e realizar um torneio melhorou a divulgação da Peteca na escola?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • elisangela, colégio estadual adelaide francisco soares , Tocantins - disse:
    elisangelacogopgtu@hotmail.com

    12/10/2010

    Quatro estrelas

    gostei do material da aula, pois compreendevários tipos de adequações para o esporte, já que não temos quadra e limitações financeiras.


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