Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estratégias de Leitura: Skimming (buscando informações gerais no texto)

 

10/07/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a utilizar a estratégia de leitura Skimming, usada para obter informações gerais de um texto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de do e does)
  • Simple Past Tense (formas afirmativa, interrogativa e negativa; uso de did)
  • Present Perfect
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Nestas aulas vamos praticar a técnica de leitura Skimming, usada quando precisamos obter informações gerais de um texto para compreendê-lo.

Fazemos isso quando, por exemplo, lemos uma notícia de um jornal de forma rápida, sem nos atentar para os detalhes. Também, fazemos uso dessa técnica quando temos um grande volume de leitura a ser feita em pouco tempo e precisamos pegar a idéia geral dos textos. Ainda, pode ser usada quando queremos escolher o melhor texto dentre várias opções e, para isso, fazemos uma leitura rápida para determinar a melhor escolha.

Para mais informações, em inglês, sobre Skimming, acesse:

MOTIVAÇÃO

Divida os alunos em grupos de 4 componentes.

Traga para a sala jornais e revistas (mesmo que em português). Diga aos alunos que terão que escolher uma reportagem interessante para ser brevemente comentada para a turma. Dê a eles o tempo de 5 minutos para escolherem os temas.

Ao final do tempo, peça que cada grupo reporte para a sala que reportagem mais os chamou atenção e por que.

Em seguida, questione os alunos sobre a forma como escolheram as reportagens, visto que o tempo era curto. Pergunte:

  • Você leu toda a reportagem antes de escolhê-la?
  • Que partes do texto você observou para tomar sua decisão?

Então, reforce que a técnica de leitura usada (mesmo que inconscientemente) foi o skimming. Devido ao curto tempo, os alunos provavelmente não leram palavra por palavra do texto, mas, ao invés disso, prestaram atenção à manchete, ilustrações ou gráficos.

Obs: Esta atividade pode, também, ser feita no laboratório de informática. Lá, os alunos devem procurar uma reportagem em inglês. Para tornar a atividade mais interessante, sugira tópicos para guiar a busca dos alunos. Selecione, para cada grupo, tópicos como: esportes, tecnologia, religião, saúde, etc.  Abaixo estão algumas sugestões de sites que podem ser úteis:

Figura 1: BBC website

Fonte: www.bbc.co.uk  (acesso em 10/06/10) )

AULA 2

Nesta aula, vamos praticar a habilidade de interpretar textos através da técnica Skimming. 

No laboratório de informática, os alunos devem acessar o site: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/quiz.shtml (acesso em 10/06/10)

A atividade consiste na leitura de um texto seguida de sua interpretação. O site disponibiliza o tempo de 5 minutos para que atividade seja concluída. Os alunos devem, dentro deste limite de tempo, ler o texto buscando informações gerais, sem focar a atenção em cada uma de suas palavras.

Há três opções para diferentes níveis: fácil (Level A), médio (Level B) e difícil (Level C).

Peça aos alunos que comecem a partir do nível mais fácil e, ao progredirem, avancem para os mais difíceis.

 Figura 2: Website para a prática do Skimming

Fonte: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/quiz.shtml (acesso em 10/06/10)

Ao terminarem de responder ao quiz, os alunos devem clicar em next (no canto inferior direito da página) para terem acesso às respostas certas.

Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima uma atividade de skanning a partir de: 

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/worksheet.shtml (acesso em 10/06/10)

Neste site você vai encontrar um texto, perguntas sobre o texto e suas respostas correspondentes.

Dê o tempo de 5 minutos para que os alunos possam fazer a atividade, sempre lembrando-os que não devem ler cada detalhe do texto, mas sim, sua ideia geral.

Ao final da atividade, trabalhe com os alunos qualquer item lexical que tenha gerado dúvidas.

AULA 3

Nesta aula os alunos vão trabalhar em conjunto.

Cada estudante vai receber um texto em mãos. Um total de seis (6) diferentes textos serão distribuídos aleatoriamente entre eles. Dentre os 6 textos haverá 3 assuntos em comum, ou seja, três pares de textos.

Os assuntos são:

  1. Poluição sonora ameaça animais / Poluição sonora ameaça peixes
  2. Chá mais saudável que água / Chá verde pode proteger contra ataques cardíacos e derrames
  3. O capitalismo pode salvar a Amazônia? /  Buscando uma solução para a Amazônia

A tarefa:

Cada aluno, ao receber seu texto, vai ter o tempo de 2 minutos para lê-lo. Lembre-os de aplicarem a técnica do skimming. Assim, os estudantes não devem ler palavra por palavra do texto, mas sim, fazer uma leitura geral dele. Devem ficar atentos para o assunto e dados relevantes, além de datas ou nomes.

Ao final do tempo, cada aluno deve se levantar e procurar um colega que leu um texto semelhante - mas não igual - ao seu. Eles devem, então, discutir em que aspectos os textos lidos se coincidem e/ou divergem.

Em seguida, devem trocar os textos com outros colegas e repetirem a atividade, a partir da rápida leitura de um novo texto.

Ao final, discuta com os alunos as estratégias que utilizaram para lerem rapidamente o texto, bem como as dificuldades que encontraram. Discuta, também, os assuntos tratados pelas reportagens, perguntando aos alunos que informações aprenderam com a leitura das mesmas.

Abaixo, os textos para impressão. Para calcular o número de impressões de cada texto, divida o número total de alunos da turma por 6.

Assunto 1:

Assunto 2:

Assunto 3:

Recursos Complementares

Merriam Webster dicionário Inglês - Inglês (com pronúncia): www.m-w.com 

Michaelis dicionário Inglês - Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php 

Para mais informações sobre habilidades de leitura, incluindo o skimming, acesse: http://www.veramenezes.com/leitura2.htm (acesso em 17/06/10)

Avaliação

Esta atividade consiste em um jogo.

Divida a turma em pequenos grupos de 4 - 5 componentes. Cada grupo receberá a cópia de um texto a sua escolha.

Em pequenos cartões escreva de 7 a 10 perguntas relacionadas ao texto. Lembre-se que as perguntas devem contemplar informações gerais - e não específicas - do texto.

Os alunos se organizam em filas. O primeiro aluno de cada grupo corre até os cartões, pega um deles e leva para seu grupo. O grupo deve, então, responder à pergunta de forma escrita em uma folha de papel separada.

Assim que terminarem, o próximo aluno do grupo corre até os cartões e pega mais uma pergunta a ser respondida.

O jogo termina quando todas as perguntas tiverem sido respondidas. Vence o time que conseguir responder corretamente todas as pergunta no menor tempo. 

Ao final, corrija com a sala a atividade.

Para mais informações sobre o jogo, acesse: http://www.english-teaching.co.uk/ll/quickonthedrawpg.pdf (acesso em 1/06/10)

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.