Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidade do Átomo – Usina Nuclear – Parte 1

 

24/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o funcionamento de uma usina termoelétrica.
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Radioatividade.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá instalar o programa Cidade do Átomo disponível no link abaixo:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm
Nesta página o professor deverá baixar o programa e ainda deverá seguir as instruções para a instalação do mesmo. A instalação não é tão simples, pois além do programa é necessária a instalação do MySQL.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Pergunte aos alunos como funciona uma usina nuclear? Será que a radiação produzida por uma usina pode ser contida? Essas questões são introdutórias, diga aos alunos que eles encontrarão essas respostas no programa Cidade do Átomo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Inicialmente peça para que um dos alunos crie um cadastro no programa clicando no botão novo. O aluno deverá colocar o seu nome e criar uma senha, diga para que o aluno escolha uma senha que ele possa lembrar, de preferência o sue próprio nome:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Aula_06_Maio_09_1.jpg

Feito isso o programa abrirá uma mensagem inicial de, onde será descrito o que deve ser feito pelos alunos nesse programa. Veja a mensagem inicial a seguir:

“Meu amigo, venho através da presente solicitar sua ajuda para investigar a Usina Nuclear que existe em nossa cidade. Sou prefeito da Cidade do Átomo e nossa população anda inquieta com a presença da usina, principalmente depois dos atrasos das inspeções técnicas preventivas.
A Cidade do Átomo possui uma usina termonuclear que utiliza urânio como combustível. Essa usina é a principal fonte de energia elétrica de nossa região.
Como você deve saber a produção de energia elétrica a partir da fissão nuclear é polêmica. Há pessoas que são contra, pois elas se preocupam com os perigos de possíveis acidentes, entre outros motivos. Por exemplo, elas recordam o que ocorreu em Chernobyl, na Rússia, em 1986, onde dezenas de pessoas morreram devido à explosão do reator da usina e toda a população teve de ser evacuada das proximidades da usina. As pessoas que são contra citam ainda o problema do lixo nuclear e a possibilidade de utilizar a tecnologia nuclear para a fabricação de bombas que poderiam ser utilizadas em guerras.
Porém, há também pessoas que são a favor. Elas dizem que a maior parte da energia elétrica utilizada em países ricos e desenvolvidos, como a França e o Japão, é produzida através da energia nuclear. As pessoas que são a favor também dizem que a produção de energia nuclear é importante para o domínio da tecnologia e o desenvolvimento da ciência. Essas pessoas acreditam ainda que esse é o meio de produção de energia elétrica mais seguro (o acidente em Chernobyl teria sido um caso isolado) e de menor impacto ao meio ambiente.
Em anos anteriores, começamos a ouvir falar de projetos de expansão da Usina Nuclear, com a construção de um novo reator, que triplicaria a produção e a oferta de energia elétrica em nossa região. Nós passaríamos a vender energia elétrica para outros estados e regiões, trazendo mais riqueza para nossa cidade e benefícios para nossa população.
Entretanto, nossa população se mantém receosa e inquieta em relação a essa usina. Esse problema se agravou a partir do semestre passado, quando não foi realizada a manutenção preventiva dos equipamentos de segurança da usina, devido aos seus altos custos.
Dessa forma, solicito sua colaboração para realizar as seguintes tarefas:
1) inspecionar a Usina Nuclear para verificar se as doses de radiação recebidas pelos trabalhadores da usina se encontram dentro dos valores seguros, que não afetam a saúde;
2) coletar amostras de água e de solo em nossa região, analisar a amostra e verificar se a radiação de fundo em nossa região se encontra em valores aceitáveis e condizentes com outras regiões do país e do mundo; e
3) buscar depoimentos da população de nossa cidade para verificar como eles de fato se posicionam sobre a polêmica da produção de energia nuclear.
No cumprimento de suas tarefas, você terá à sua disposição: a) uma Biblioteca, que contém uma série de textos sobre os conceitos básicos de radiação, de radioatividade e de energia nuclear; b) uma hemeroteca, que está junto à Biblioteca, e que contém a cópia de notícias e reportagens encontradas em diversos jornais e revistas nacionais nos últimos dez anos; c) um bloco de notas, onde você poderá escrever suas conclusões parciais sobre os assuntos que você está estudando e poderá copiar (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) as partes dos textos que lhe parecem interessantes na leitura do material que se encontra na Biblioteca.
Depois de concluir suas tarefas, solicito que você, meu caro amigo, preencha o Laudo de Inspeção de Usina Nuclear (LIUN) e, a seguir, escreva um texto em que apóie ou desaprove o projeto de ampliação da usina nuclear, justificando sua opinião.
Desde já agradeço sua valorosa contribuição. Desejo-lhe um bom estudo e deixo-lhe meu cordial abraço,
Demócrito Rutherford Fermi,
Prefeito de Cidade do Átomo”

Os alunos deverão ler a mensagem inicial. Após a leitura informe aos alunos que primeiramente eles aprenderão como funciona uma usina termonucle ar para depois começarem as três tarefas.

Em seguida peça para que os alunos fechem a mensagem inicial. Diga aos alunos que uma usina termonuclear é abastecida com minério de urânio, então primeiramente temos que verificar como é feita a coleta de minério de urânio. Para isso peça para que os alunos cliquem no local indicado abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Aula_06_Maio_09_2.jpg

Quando os alunos clicarem na página abrirá uma figura que explica o processo de obtenção do urânio desde a localização até os rejeitos radioativos. Os alunos deverão anotar os termos desconhecidos para eventuais pesquisas na internet. Feito isso os alunos deverão clicar na usina nuclear da cidade:



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Aula_06_Maio_09_3.jpg

Peça para que os alunos explorem cada parte da usina nuclear. Em seguida divida a turma em oito grupos, onde cada grupo vai explicar, para o restante da turma, o funcionamento de uma parte da usina. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre o tema e confeccionar cartazes.
Cada aluno deverá fazer um relatório da aula e das apresentações dos demais alunos:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2070/imagens/Aula_06_Maio_09_4.jpg

Obs.: como alternativa o professor poderá pedir para que os alunos façam uma maquete da usina termonuclear em questão.

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e das apresentações dos alunos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thâmara, Instituto Auxiliadora , Minas Gerais - disse:
    thamarabrunacsilva@hotmail.com

    25/10/2011

    Cinco estrelas

    oi professor wesley tenho 14 anos e vou fazer um trabalho sobre usina nuclear . pode me dar algumas dicas para fazer uma maquete e algumas explicaçoes


  • Aline , escola neyder suelly costa vieira , Mato Grosso do Sul - disse:
    tavares.cat@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom...as aulas sao completas


  • Regina Oliveira, SEED , Paraná - disse:
    regina_jor@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Professor Wesley, sua aula está muito bem organizada. O maior problema que achei foi na instalação, já que há necessidade do Mysql. Não funciona, tive que chamar um técnico da área. Mas a proposta é válida e vou reaproveitar sua aula. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.