27/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Através de diferentes gêneros textuais, o aluno vai desenvolver habilidades leitoras referentes ao Scanning, onde lemos buscando informações específicas em um texto.
AULA 1
Nesta aula vamos trabalhar com a estratégia de leitura Scanning, que consiste em ler um texto buscando nele informações específicas.
Práticas comuns do scanning ocorrem quando, por exemplo, procuramos um número de telefone em um catálogo ou, ainda, quando lemos uma tabela com a programação de televisão da semana, buscando um programa específico.
Para mais informações (em inglês), acesse:
MOTIVAÇÃO
Aula no laboratório de informática.
Faça um braistorming de palavras relacionadas a crimes.
Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, acesse: http://bluelogs.net/issomesmo/2007/06/20/o-que-e-brainstorm/ (acesso em 16/06/10)
Pergunte aos alunos que habilidades um detetive precisa ter para desvendar crimes.
Diga aos alunos que vão desvendar um crime. Para tal, entregue a folha de pistas, disponível em:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/cluesheet.shtml (acesso em 16/06/10)
Esta folha vai guiá-los na investigação que vão fazer.
Então, peça que acessem o seguinte site:
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/flash2.shtml (acesso em 16/06/10)
O trabalho dos alunos é desvendar quem matou Angela Spelling. Para tal, vão usar as informações disponíveis no site e transcrevê-las para a folha de pistas que receberam. Ao longo da investigação, os alunos vão ter acesso a diferentes tipos de informações, como nomes, datas, etc.
Figura 1: Murder investigation - practice of scanning
Fonte: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/flash2.shtml (acesso em 16/06/10)
A atividade vai durar até que os alunos tenham descoberto o autor e o motivo do crime.
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, abaixo está uma atividade alternativa para impressão.
Texto: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet4.shtml (acesso em 16/06/10)
Folha de atividades: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet5.shtml (acesso em 16/06/10)
Respostas: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet6.shtml (acesso em 16/06/10)
AULA 2
Para praticar a técnica do scanning, vamos trabalhar com programações de TV.
Pergunte aos alunos:
Em seguida, vamos à prática. Esta atividade pode se feita no laboratório de informática ou em sala de aula. Se sua opção for esta última, acesse o site a seguir e imprima para os alunos a atividade:
http://esl.about.com/library/lessons/nblscan.htm (acesso em 16/06/10)
Figura 2: Scanning practice exercise
Fonte: http://esl.about.com/library/lessons/nblscan.htm (acesso em 16/06/10)
Esta atividade contém perguntas referentes a uma tabela com a programação de três diferentes canais de televisão. Para respondê-las os alunos devem ler as informações contidas na tabela, procurando informações específicas (scanning) referentes às perguntas propostas.
Os alunos devem trabalhar em duplas, buscando as informações que lhes foram propostas.
Ao final da atividade, corrija a atividade com toda a turma.
AULA 3
Nesta aula vamos trabalhar a prática do scanning usado 2 textos. O primeiro, um catalogo de móveis (sofás), é mais simples. O segundo, uma tabela com horários de ônibus, é um pouco mais complexo e exige que a técnica do scanning esteja bem treinada.
Você pode optar por trabalhar com os dois textos, começando pelo mais simples, ou escolher um dos dois, dependendo do nível da turma.
Estas atividades deverão ser feitas no laboratório de informática. Para o primeiro texto, os alunos terão o tempo de 6 minutos para completarem a tarefa. Para o segundo, o tempo é de 8 minutos. Sugira que antes de começarem a ler o texto, eles devem dar uma olhada geral nas informações (skimming) para, então, começarem de fato a atividade.
As respostas serão dadas automaticamente ao final da atividade, clicando em next na parte inferior direita da página.
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, acesse os sites e imprima as atividades para seus alunos. Não se esqueça de delimitar o tempo que têm para fazerem as atividades.
Texto 1: Furniture Catalogue - clique em a (Level A)
Texto 2: Bus Timetable - clique em b (Level B)
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/quiz.shtml (acesso em 16/06/10)
Figura 3: Furniture Catalogue (exercise)
Merriam Webster dicionário Inglês - Inglês (com pronúncia): www.m-w.com
Michaelis dicionário Inglês - Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
Para mais informações sobre habilidades de leitura, incluindo o scanning, visite:
http://www.veramenezes.com/leitura2.htm (acesso em 16/06/10)
Para a avaliação, vamos trabalhar com um texto que trata de um anúncio de emprego.
Imprima o texto a partir do site: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet1.shtml (acesso em 16/06/10)
Após ler o texto, os alunos devem responder às seguintes perguntas: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet2.shtml (acesso em 16/06/10)
A atividade pode ser feita em duplas. Dê um tempo limite para que as perguntas sejam respondidas.
Respostas: http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/worksheet3.shtml (acesso em 16/06/10)
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!