24/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
O aluno vai ser desenvolver habilidades de leitura referentes ao uso da inferência. Assim, vão praticar a combinação de conhecimentos prévios acerca de determinado asunto com pistas encontradas em um texto para chegarem a conclusões lóigicas.
AULA 1
Vamos trabalhar com inferência, estratégia de leitura usada para extrairmos de um texto informações que não estão explícitas. Assim, através de pistas no texto, chegamos a conclusões sobre ele (ou parte dele).
Muitos autores defendem que esta estratégia é o centro vital da compreensão. Ela está presente na leitura de quaisquer textos, dos mais simples aos mais complexos, tanto em adultos como em crianças. A inferência permite chegar a uma compreensão mais aprofundada do que a mera compreensão literal do texto. Compreender um texto implica inferir sobre o que se lê (título, tema, objectivos, enquadramento do texto...), a partir daquilo que se sabe (Anderson e Pearson, 1985; Dole et al., 1991; Andre, 1991; Gagné, 1981). A inferência permite dar coerência ao que se lê, extrair novas informações a partir do que está escrito, evocar informações que devem ser adicionadas ao texto e completá-lo (Van de Velve, 1989).
Para mais informações sobre o uso da inferência, acesse:
Uol Educação: http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u3.jhtm
MOTIVAÇÃO:
No laboratório de informática.
Uma boa forma de trabalharmos a lógica da inferência é através do jogo Batalha Naval.
Nele os alunos devem tentar atacar os navios de seu oponente, sem saber onde os navios estão. Para acertar seu adversário, ele deve chegar a conclusões lógicas, como: o tamanho do navio, onde o navio pode estar em relação a seus ataques anteriores, o número de navios a serem atacados, entre outras.
Os alunos devem acessar o seguinte site: http://www.quia.com/ba/41785.html (acesso em 05/06/10)
Lá, eles vão jogar batalha naval (battleship) contra o computador. Há três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
Os alunos devem ser agrupados em duplas ou trios, de acordo com o número de computadores disponíveis.
Figura 1: Batalha Naval
Nesta versão do jogo, cada vez que o jogador acerta uma parte do navio adversário uma pergunta em inglês é lançada. Para conseguir afundar o navio, o aluno deve marcar a resposta certa. Haverá mais de uma chance caso a resposta não seja respondida corretamente.
Obs: Se sua escola não dispõe de um laboratório de informática, imprima os tabuleiros para o jogo Batalha naval em:
http://www.momsminivan.com/battleships2-gridsheets.pdf (acesso em 05/06/10)
Regras do jogo disponíveis em: http://www.momsminivan.com/battleships1.pdf (acesso em 05/06/10)
Para a versão do jogo em papel, escreva as perguntas em cartões separados e os disponibilize para os alunos. Eles poderão jogar em grupos de 4 componentes, 2 em cada equipe.
Por fim, converse com os alunos sobre as estratégias que usaram para ganhar o jogo.
AULA 2
Nesta aula vamos colocar em prática o uso da inferência a partir de um jogo.
Acesse: http://www.instructorweb.com/docs/pdf/makeinferenceles.pdf (acesso em 06/06/10)
Imprima as perguntas propostas e corte-as em tiras. Você terá 15 tirinhas.
Divida os alunos em duplas ou trios, dependendo do tamanho da turma. Você deverá ter 15 grupos.
Entregue uma tirinha para cada grupo e peça que respondam à pergunta em uma folha de papel separada. Dê tempo para que a respondam (em média, 2 minutos) e, em seguida, cada grupo passa a tirinha para o grupo da direita e recebe outra do grupo da esquerda.
A atividade vai durar até que todos tenham respondido a todas as perguntas contidas nas tirinhas.
Ao final da atividade, corrija a atividade com toda a turma. Incentive a participação de todos os grupos durante a correção.
Para cada resposta correta, o grupo recebe 1 ponto. Ganha o grupo que, ao final da correção, tiver obtido o maior número de pontos.
AULA 3
Nesta aula vamos trabalhar com inferências textuais, onde extraímos ideias do texto a partir da combinação de pistas encontradas nele e conhecimentos prévios que temos sobre do assunto.
No laboratório de informática, os alunos devem acessar: http://www.studyzone.org/testprep/ela4/h/inferencesp.cfm (acesso em 05/06/10)
Leia com eles o texto e explique quaisquer dúvidas referentes ao vocabulário.
Em seguida, os alunos vão responder às perguntas propostas. Eles vão clicar na resposta correta e uma mensagem vai aparecer a confirmando.
Ao final, faça uma discussão acerca das respostas corretas. Pergunte como chegaram a tais respostas e confirme se foram capazes de acertá-las através do uso da inferência.
Logo após, os vamos fazer uma atividade similar, mas trabalhando com um texto mais longo.
Os alunos devem acessar: http://www.studyzone.org/testprep/ela4/h/inferprac.cfm
Desta vez, não leia todo o texto. Sugira que eles o leiam por completo antes de responderem às perguntas propostas.
Ao final, discuta sobre as respostas corretas, explicitando como podemos chegar a elas a partir da leitura do texto.
Obs: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática, imprima os textos e questões a partir dos sites sugeridos e os entregue a seus alunos.
Para mais atividades para a prática da inferência, acesse:
Imprima a atividade a aprtir do site: http://www.havefunteaching.com/worksheets/reading/inferences/making-inferences.pdf (acesso em 07/06/10)
Os alunos devem fazer a atividade individualmente.
Eles devem ler o texto e, a partir dele, infererirem onde pai e filho estavam indo. Em seguida, devem fazer um desenho ilustrando a resposta dada.
Você pode expor os desenhos em um mural da sala.
Três estrelas 2 calificaciones
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15/06/2013
Cinco estrelasMuito bom, me ajudou muito, obrigada
17/03/2013
Duas estrelasGostei das sugestões, mas acho que a letra utilizada esta´numa fonte muito pequena. Atenciosamente Karla