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Handebol Praia

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o jogo handebol de praia em espaços adaptados

Conhecer as regras do handebol de praia;

Elaborar novas regras para melhorar a participação e a dinâmica do jogo no ambiente escolar.

Duração das atividades
3 aulas 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

HANDEBOL DE PRAIA

As regras do handebol de praia são em grande parte semelhantes às do Handebol praticado em quadras.

O jogo é dividido em duas partes de 10 minutos cada uma, havendo um intervalo de 5 minutos entre estas. Apesar de se considerar um jogo, o vencedor é identificado do modo diferente do handebol. Não são contados os gols corridos. Para cada um dos dois tempos do jogo, ao vencedor é atribuído um ponto. Caso haja uma equipe que consiga os dois pontos, esta será declarada vencedora. Caso contrário, ou seja, empate em 1 a 1, a decisão é tomada com base nos tiros livres de 6 metros.

O goleiro pode jogar como jogador de campo, estando sujeito às mesmas regras que qualquer outro jogador. Dentro da sua área pode jogar com qualquer parte do corpo e fora da área, como os demais jogadores,ou seja, somente dos joelhos para cima.

O gol marcado pelo goleiro vale dois pontos.

AS IDEIAS BÁSICAS DESTA AULA DE HANDEBOL DE PRAIA DEVEM SER:

• ataques orientados para frente (gol adversário)

• passes para frente

• evitar agrupamentos em volta da bola

• defesa com objetivo de recuperar a bola

• proteger o próprio gol

• atacar organizadamente (sistemas básicos)

• companheiros para jogar (apoio)

• buscar espaços livres para penetrar e receber a bola (desmarque)

• responsabilidade defensiva: todos devem defender

• início do jogo com objetivos.

A possibilidade dos alunos jogarem sem calçado faz desse jogo uma grande oportunidade de vivenciar outra sensibilidade com os pés. Existem algumas peculiaridades nas regras que podem ser pesquisadas durante as aulas. A busca de locais, dentro ou fora da escola e comunidade, onde se possa praticar essa modalidade é outra tarefa interessante para os alunos.

Pergunte quantas formas de jogar de Handebol os alunos conhecem. Apresente (fotos com variações da modalidade do Handebol de quadra, grama, praia, areia, campo, etc.).

AULAS PARA APRENDER (DRIBLAR, PASSAR, RECEPCIONAR E ARREMESSAR).

AULA 01

Espaço: pátio da escola e quadra poliesportiva

Material: bola de handebol, coletes e cones

ATIVIDADE I 

PEGAR POR PARES

Uma dupla de alunos corre para pegar os outros alunos pela quadra.Quando a dupla conseguir pegar um outro aluno formaram um trio e o pique continua.Quando pegarem um quarto aluno o trio deve dividir-se para formar duas duplas de pegadores e o objetivo é formar várias duplas de pegadores e o jogo acaba quando pegar o último aluno.

ATIVIDADE II

PEGAR E RESGATAR

Um aluno será o pegador que tentará pegar os outros alunos como for possível. O aluno pego deverá ficar parado em pé e com as pernas afastadas e será resgatado quando qualquer outro aluno passar por entre suas pernas.

ATIVIDADE III 

PASSES EM CÍRCULOS

Dividir a turma em grupos e formação em círculo com um aluno no meio. O aluno que está no meio do círculo faz um passe duplo com cada jogador o mais rápido possível. Os jogadores deverão trocar de lugar no círculo a cada passe.

PASSES DE TRÊS

Alunos A / B / C, com duas bolas. O jogador A realiza um passe para B, gira e realiza um passe para C. Trocar posições.

JOGO

Dividir a turma em times de quatro jogadores e a quadra em mini campos de handebol. Um grupo passa a bola entre si e o outro grupo tenta interceptar a bola. Trocar as funções após um determinado tempo.

AULA 02

Espaço: pátio da escola e quadra poliesportiva

Material: bola de handebol, tiras de panos, giz, coletes e cones

ATIVIDADE I

PEGAR PANOS COLORIDOS

O professor dividirá a turma em duas equipes e cada aluno coloca um pano colorido preso à sua cintura. Ao apito do professor cada equipe tenta pegar maior quantidade de panos da equipe adversária. Ganha a equipe que conseguir pegar a maior quantidade de panos do adversário. O professor controla e decide o tempo e os intervalos do jogo.

ATIVIDADE II

CORRIDA NUMÉRICA

Organizar um grupo de alunos numerados. Cada aluno terá uma bola. O aluno cujo número for chamado, deverá correr em volta do grupo e retornar ao seu lugar executando tarefas como: rolar a bola, driblar, passar a bola de uma para a outra mão, lançar ao alto e segurar, circundar pelo corpo, etc.

ATIVIDADE III

DRIBLAR E CONTAR OS NÚMEROS DOS DEDOS DAS MÃOS

Formar duplas. Um aluno com bola driblando deverá observar quantos dedos estendidos o companheiro mostra nas mãos sem perder o controle da bola.Trocar a função depois de um determinado tempo.

DRIBLANDO EM CÍRCULOS

Em duplas e com uma bola. Os alunos permanecem em pé em volta de um círculo feito com giz no chão e a uma distância de quatro metros um do outro. Driblar por cerca de dois metros e lançar a bola um para o outro. A bola lançada  deve quicar somente uma vez e dentro do círculo.

JOGO

Dividir a turma em grupos de quatro jogadores e a quadra em mini campos de handebol. Um grupo ataca, outro defende. Marca um ponto cada vez que um grupo conseguir atingir o gol adversário driblando. A bola deve ser driblada depois da linha de gol para o ponto ser validado.

AULA 03

Espaço: pátio da escola e quadra poliesportiva

Material: bola de handebol, tiras de panos, giz, coletes, arcos e cones

ATIVIDADE I

BUSCAR A BOLA

Cada aluno coloca a sua bola no chão e deve correr em qualquer direção dentro da quadra. Ao sinal do professor, cada aluno deverá pegar sua bola e correr para um local determinado pelo professor.

ATIVIDADE II

SALVE-SE QUEM PUDER

Cada aluno com uma bola entre os colchões (cones, arcos, cordas, caixa de papelão, etc.) pôr toda a área da quadra. Ao apito do professor os alunos correrão para os colchões. Obs.: Utilizar dribles, passes, etc.

ATIVIDADE III

ARREMESSOS POR ENTRE OS ARCOS

Cada aluno com uma bola. Arremessar as bolas por entre os arcos, que estarão dispostos em alturas e distâncias diversas e espalhados pela quadra.

MANTER O CAMPO LIVRE

Dividir a área da quadra com bancos ou cordas ou qualquer outro material. Duas equipes com o mesmo número de bolas, ao sinal do professor, arremessarão as bolas para o lado do adversário.Cada equipe deverá manter seu lado livre arremessando as bolas para o lado adversário. Ganha a equipe que tiver menos bolas em seu campo depois do tempo estabelecido pelo professor.

JOGO

Em forma de um grande círculo um grupo passa a bola entre si, para arremessar e acertar o cone que estará no centro do círculo. O outro grupo executa movimentos de defesa para impedir que o cone seja atingido. Trocar a função dos times depois de um certo tempo.

Recursos Complementares
Avaliação

Reunir os alunos ao final da aula e pedir que identifiquem as diferenças das regras do Handebol de Praia para o Handebol?

Apontar quais foram as regras introduzidas no jogo para melhorar sua dinâmica.

Identificar quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos na vivência do jogo de Handebol de Praia?

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