Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos com sucatas – Construindo o brincar

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conceituar a reciclagem e discutir sobre a necessidade de conservação das coisas;
  •  Criar brinquedos e brincadeiras diversas utilizando material que iria para o lixo;
  •  Vivenciar brincadeiras diversas utilizando o material produzido.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

             Para a realização dessa aula, o professor deverá pedir previamente para que cada aluno traga o seguinte material: 02 latas vazias de 400g de achocolatado ou similar, 02 garrafas pet vazias de 2 litros ou menor 500ml, barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.), 01 garrafa de amaciante vazia de 2 litros ou similar e folhas de jornal velho.

1º Momento – Iniciar a aula fazendo uma breve explanação sobre o que é a reciclagem e por que é importante para a questão do meio ambiente:

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o uso. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou que os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra, como: a diminuição do lixo, maior preservação da natureza, já que se utilizaria menor quantidade de matéria prima, diminuição do consumo e outros.

O processo de reciclagem além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são: o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

Exemplos de Produtos Recicláveis:

 - Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

 - Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

 - Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

 - Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Muitas campanhas educativas tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Com o grande crescimento populacional, os centros urbanos  têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem seus depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências.

Vamos então agora, ver alguns exemplos de brinquedos e brincadeiras que podemos fazer utilizando um material que normalmente jogaríamos no lixo?

Atividade 01: Pé de lata

Material: Latas vazias de 400g de achocolatado ou similar e 02 pedaços de barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.) de mais ou menos 1m cada um.

     Pegue as duas latas e faça furinhos dos lados (furos opostos) próximos do fundo.

     Passe a corda pelos furos e amarre as duas pontas em cada uma das latas.

     Suba nas latas e com a ajuda da corda tente caminhar se equilibrando (deixar os alunos vivenciar a vontade).

                         (Foto do arquivo pessoal)

Obs. Para fazer o furo nas latas, o professor pode usar um prego grosso e um martelo.

Reflexão: Nessa brincadeira, utilizamos basicamente um material muito encontrado no lixo das casas: o metal (lata). Vamos agora ver o que podemos fazer para transformar o plástico em brincadeira?

Atividade 02: Vai e vem

Material: 02 garrafas pet vazias de 2 litros ou menor 500ml e 02 pedaços de barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.) de mais ou menos 3m cada um.

             Pegue as duas garrafas e corte-as no meio separando o fundo da boca.

             Utilizando as duas metades das duas garrafas que tem a boca, encaixe uma dentro da outra ou una (com fita adesiva) essas duas metades de modo que as bocas fiquem em lados opostos.

             Passe as cordas (os dois pedaços lado a lado) por dentro da estrutura formada (pelas bocas das garrafas), de modo que a mesma fique pendurada pela corda.

             Faça uma alça em cada ponta das cordas utilizando a própria corda (cada lado ficará com duas alças).

                       (Foto do arquivo pessoal)

             Peça para duas crianças segurarem as alças da corda (com as mãos unidas – uma de cada lado), esticando o máximo possível o mesmo (a estrutura formada pelas garrafas ficará pendurada). Leve a estrutura até um dos alunos e peça para que o mesmo abra os braços com força (a estrutura deslizará até o companheiro que está do lado oposto com as mãos fechadas). A partir daí a brincadeira se desenrola com um aluno mandando para o outro a estrutura formada pelas garrafas, com movimentos opostos (mãos unidas de um lado e mãos separadas do outro).

             Deixar os alunos vivenciar a vontade.

Atividade 03: Garrafobol

Material: Garrafas de amaciante vazias de 2 litros ou similar, folhas de jornal velho e cola ou fita adesiva.

Pegue as garrafas de amaciante e corte-as separando o fundo da boca de acordo com a foto abaixo:

                          (Foto do arquivo pessoal)

Amasse as folhas de jornal para formar uma bola (do tamanho de uma bola de tênis), tomando o cuidado para que ela fique bem compacta e firme. Para tal use a cola e/ou a fita adesiva para prender bem o jornal. O aluno também poderá utilizar uma pedra para fazer o centro da bola (para dar peso a bola).

               Jogo: Com cada aluno segurando uma garrafa (previamente preparada), o jogo se desenrola com o objetivo de passar a bola de papel de garrafa em garrafa sem deixá-la cair no chão.

                       O aluno não pode tocar com o corpo na bola.

                       A bola que está dentro da garrafa tem que ser jogada para o alto na direção do colega. O aluno que irá receber a bola deve utilizar a sua garrafa para interceptar a bola antes que a mesma caia no chão. Para tal, o aluno segura na alça da garrafa mantendo o local onde foi retirado o fundo da garrafa voltado para cima.

Obs. As regras e estruturação de jogos com esse material pode ficar a cargo de cada professor e turma, acrescentando e/ou modificando regras de acordo com a necessidade da turma. Exemplos:

  1. O aluno que deixar a bola cair vai saindo do jogo até restar um só;
  2.  Dois times, um time passa a bola para o outro time, aquele aluno que deixar cair a bola passa para o time que lançou. Vence o time que ficar com MENOS componentes.
  3.  Dois times, os times têm por objetivo passar a bola para um de seus componentes que está fixo em algum lugar. Para tal os times vão passando a bola até chegar próximos desse aluno. Quem conseguir o objetivo marca pontos. Quando a bola cair no chão, a posse da mesma muda de time.

Recursos Complementares
Avaliação

  Discutir e desenvolver com os alunos as seguintes atividades:

  •    Quais foram os brinquedos e brincadeiras construídos durante a aula?
  •    Quais outros brinquedos e brincadeiras nós podemos construir reciclando objetos que iriam para o lixo?
  •    Por que o reaproveitamento de material contribui para o meio ambiente?

   Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo desenvolva uma brincadeira com um determinado objeto, escolhido pela turma (garrafas pet, latas, papel, tampinhas de garrafa, etc.), para ser vivenciada por toda a turma em aulas posteriores.

   Obs. O material necessário pode ser providenciado pelo professor ou ficar a cargo de cada grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.