12/10/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
Para a realização dessa aula, o professor deverá pedir previamente para que cada aluno traga o seguinte material: 02 latas vazias de 400g de achocolatado ou similar, 02 garrafas pet vazias de 2 litros ou menor 500ml, barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.), 01 garrafa de amaciante vazia de 2 litros ou similar e folhas de jornal velho.
1º Momento – Iniciar a aula fazendo uma breve explanação sobre o que é a reciclagem e por que é importante para a questão do meio ambiente:
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o uso. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou que os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra, como: a diminuição do lixo, maior preservação da natureza, já que se utilizaria menor quantidade de matéria prima, diminuição do consumo e outros.
O processo de reciclagem além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são: o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.
Exemplos de Produtos Recicláveis:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Muitas campanhas educativas tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Com o grande crescimento populacional, os centros urbanos têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem seus depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências.
Vamos então agora, ver alguns exemplos de brinquedos e brincadeiras que podemos fazer utilizando um material que normalmente jogaríamos no lixo?
Atividade 01: Pé de lata
Material: Latas vazias de 400g de achocolatado ou similar e 02 pedaços de barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.) de mais ou menos 1m cada um.
Pegue as duas latas e faça furinhos dos lados (furos opostos) próximos do fundo.
Passe a corda pelos furos e amarre as duas pontas em cada uma das latas.
Suba nas latas e com a ajuda da corda tente caminhar se equilibrando (deixar os alunos vivenciar a vontade).
(Foto do arquivo pessoal)
Obs. Para fazer o furo nas latas, o professor pode usar um prego grosso e um martelo.
Reflexão: Nessa brincadeira, utilizamos basicamente um material muito encontrado no lixo das casas: o metal (lata). Vamos agora ver o que podemos fazer para transformar o plástico em brincadeira?
Atividade 02: Vai e vem
Material: 02 garrafas pet vazias de 2 litros ou menor 500ml e 02 pedaços de barbante grosso ou similar (corda de sisal, corda de varal, etc.) de mais ou menos 3m cada um.
Pegue as duas garrafas e corte-as no meio separando o fundo da boca.
Utilizando as duas metades das duas garrafas que tem a boca, encaixe uma dentro da outra ou una (com fita adesiva) essas duas metades de modo que as bocas fiquem em lados opostos.
Passe as cordas (os dois pedaços lado a lado) por dentro da estrutura formada (pelas bocas das garrafas), de modo que a mesma fique pendurada pela corda.
Faça uma alça em cada ponta das cordas utilizando a própria corda (cada lado ficará com duas alças).
(Foto do arquivo pessoal)
Peça para duas crianças segurarem as alças da corda (com as mãos unidas – uma de cada lado), esticando o máximo possível o mesmo (a estrutura formada pelas garrafas ficará pendurada). Leve a estrutura até um dos alunos e peça para que o mesmo abra os braços com força (a estrutura deslizará até o companheiro que está do lado oposto com as mãos fechadas). A partir daí a brincadeira se desenrola com um aluno mandando para o outro a estrutura formada pelas garrafas, com movimentos opostos (mãos unidas de um lado e mãos separadas do outro).
Deixar os alunos vivenciar a vontade.
Atividade 03: Garrafobol
Material: Garrafas de amaciante vazias de 2 litros ou similar, folhas de jornal velho e cola ou fita adesiva.
Pegue as garrafas de amaciante e corte-as separando o fundo da boca de acordo com a foto abaixo:
(Foto do arquivo pessoal)
Amasse as folhas de jornal para formar uma bola (do tamanho de uma bola de tênis), tomando o cuidado para que ela fique bem compacta e firme. Para tal use a cola e/ou a fita adesiva para prender bem o jornal. O aluno também poderá utilizar uma pedra para fazer o centro da bola (para dar peso a bola).
Jogo: Com cada aluno segurando uma garrafa (previamente preparada), o jogo se desenrola com o objetivo de passar a bola de papel de garrafa em garrafa sem deixá-la cair no chão.
O aluno não pode tocar com o corpo na bola.
A bola que está dentro da garrafa tem que ser jogada para o alto na direção do colega. O aluno que irá receber a bola deve utilizar a sua garrafa para interceptar a bola antes que a mesma caia no chão. Para tal, o aluno segura na alça da garrafa mantendo o local onde foi retirado o fundo da garrafa voltado para cima.
Obs. As regras e estruturação de jogos com esse material pode ficar a cargo de cada professor e turma, acrescentando e/ou modificando regras de acordo com a necessidade da turma. Exemplos:
Discutir e desenvolver com os alunos as seguintes atividades:
Dividir a turma em grupos e pedir para que cada grupo desenvolva uma brincadeira com um determinado objeto, escolhido pela turma (garrafas pet, latas, papel, tampinhas de garrafa, etc.), para ser vivenciada por toda a turma em aulas posteriores.
Obs. O material necessário pode ser providenciado pelo professor ou ficar a cargo de cada grupo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2013
Quatro estrelasDicas muito boas. Já fiz com os alunos também com papelão e tampa de garrafa Pet: jogo de dama; jogo da velha; jogo da memória; quebra-cabeça e jogo de trilha e ou corrida.
20/05/2012
Cinco estrelasAdorei a ideia, vamos trabalhar reciclagem e vou copiar sua ideia. Obrigada
18/10/2010
Cinco estrelasadorei as ideias!!!!!!!!!!!!!!!!!