Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos com música – das cantigas ao estímulo sonoro

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Resgatar e vivenciar as cantigas e brincadeiras de roda;
  •  Explorar as brincadeiras cantadas e os movimentos que a elas estão atrelados;
  •  Vivenciar brincadeiras que utilizem à música em sua estrutura.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

       Iniciar a aula pedindo para que os alunos façam um círculo de mãos dadas.

       Prosseguir com a seguinte pergunta:

  •  Quem aqui já brincou de roda?

       Toda vez que brincamos de roda duas coisas não podem faltar: A roda e a música

  •  Quem aqui conhece alguma cantiga de roda?

 (O professor poderá sugerir algumas músicas, aproveitar as sugestões dos alunos, ou pedir anteriormente como tarefa que os mesmos tragam “cantigas de roda” para a aula).

Atividade 01: Vivenciando brincadeiras de roda

              Discutir e memorizar a letra das cantigas listadas e experimentar os movimentos com os alunos em brincadeiras de roda (exemplos de cantigas você encontra no site relacionado em recursos complementares).

Reflexão: Será que só podemos vivenciar as brincadeiras atreladas à música dessa forma (brincando de roda)?

Atividade 02: Brincadeiras cantadas

1º momento: Escravos de Jô

             Pedir para que os alunos permaneçam em roda, porém que sentem no chão.

             Entregar um pequeno objeto para cada aluno da roda (Ex. uma pequena pedra).

            Essa brincadeira consiste em passar esse objeto para o colega que está ao lado no ritmo da pequena música que vamos aprender e ao mesmo tempo seguir as instruções da música fazendo a mímica do que for pedido na mesma.

Música:

Escravos de Jó jogavam caxangá

Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá (bis)

Obs. O professor poderá combinar com a turma os movimentos de mímica que estarão atrelados a cada trecho da música (ex. apontar para pedra, largar a pedra, levantar e abaixar a pedra, etc.) e com o desenrolar da brincadeira e fazer modificações para incrementá-la (ex. aumentar a velocidade da música, colocar de molho quem errar na mímica, etc.).

2º momento: Loja do mestre André

             Ainda com os alunos na mesma posição da brincadeira anterior, o professor poderá seguir a mesma ideia da brincadeira anterior, utilizando música e movimento (mímica).

  • Essa brincadeira consiste em seguir as instruções da música fazendo a mímica (como se estivesse usando um instrumento) e o som do instrumento que for pedido na mesma.

Música:

Foi na loja do mestre André

Que eu comprei um pianinho

Dim, dim, dim, um pianinho

Aiolé, aiolé, foi na loja do mestre André (bis)

Obs. À medida que a música recomeça, muda-se o instrumento na terceira estrofe em um primeiro momento e logo após repete-se o instrumento(s) falado(s) anteriormente (aumentando uma estrofe a cada a cada vez que se canta).

             No final os alunos estarão representando uma série de instrumentos em sequência.

3º momento: Boneca de lata

            Na mesma ideia das brincadeiras anteriores, mas em outro contexto, os alunos vão cantar a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata “bateu” a cada vez que se repete.

            A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que “bateu” sempre que estiver cantando a música. A cada vez que a música se repete, mostra-se onde bateu na(s) última(s) vez(es) e acrescenta-se a atual. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.

Música:

Minha boneca de lata

Bateu a cabeça no chão

Levou mais de uma hora

Pra fazer arrumação

Desamassa aqui, (desamassa ali) pra ficar boa.  

Obs. À medida que a música recomeçar, o professor pode ir mostrando a parte do corpo a ser acrescentada na música para aumentar a sequência.

         Reflexão: Já vimos que podemos usar a música em diferentes situações nas brincadeiras, porém até agora tínhamos total controle dos movimentos em sincronia com a música, pois estávamos cantando à medida que nos movimentamos. Será que quando a música não está sob o nosso controle a brincadeira ganha outro contexto?

Atividade 02: Dança das cadeiras

Material: Música (aparelho de som ou similar), cadeiras ou até mesmo jornal.

            Os alunos ficam em roda na frente de um círculo de cadeiras (caso o professor não tenha cadeiras para brincadeira pode substituir por uma folha de jornal simples – uma para cada aluno participante);

            Você precisa ter uma “cadeira” a menos do número das pessoas que estiverem brincando (Ex. Se forem 15 crianças, deve-se ter 14 cadeiras).

            Coloque uma música animada, as crianças andam dançado ao redor das cadeiras no ritmo da música ,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar, quem não conseguir, sai da brincadeira.

            Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 15 crianças e 14 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 14 crianças e 13 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Obs. No caso de se usar jornal, as crianças deverão sentar em cima do jornal quando a música parar. No caso de empate, vale a criança que estiver mais em cima do jornal.

Recursos Complementares
Avaliação

                 Debater com a turma os aspectos relacionados às atividades vivenciadas como: O que caracteriza a aula de hoje? (brincadeiras cantadas – música e movimento). Quais as brincadeiras vivenciadas e quais outras vocês conhecem que utilizam música? Em sua opinião, todas as brincadeiras são antigas ou tem alguma que foi criada recentemente? Quais brincadeiras são mais interessantes, as brincadeiras cantadas ou aquelas onde a música não depende do nosso canto? Quais são mais difíceis (por que)? Qual delas requer mais atenção? Qual a sensação de se representar algo que está sendo cantado (no ritmo)? Será que as brincadeiras cantadas não nos ajudam no trato com a dança (romper preconceitos, vivenciar movimentos ritmados, etc.)?

               Também deverá se observado e analisado pelo professor todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, ritmo, raciocínio e disputa durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ellen Faber, UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    ellenf_poa@yahoo.com.br

    11/07/2012

    Cinco estrelas

    Aula interessante! Poderia ter a partitura ou audio das músicas para quem não conhece poder aprender.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.