05/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Animais marinhos, especialmente os do fundo do mar;
- Aspectos básicos da vida marinha;
- Preservação da vida marinha.
O professor deverá iniciar uma discussão com os alunos sobre os corais, questionando:
Em seguida, o professor passará um vídeo sobre corais. Durante a exibição do vídeo o professor deverá chamar a atenção dos alunos para as imagens, levando-os a identificarem detalhes dos corais. Nesse momento, o professor deverá pontuar a função dos corais para a vida marinha.
http://www.coralvivo.org.br/new/index.asp?conteudo=1932009122764437
O professor deverá assistir ao vídeo Vida nos Recifes. Em seguida, inicia uma discussão sobre o conteúdo apresentado no vídeo.
www.museudouna.com.br/corais.htm
http://www.fnp.org.mz/ht/coraims.html
O professor retoma com as crianças o conteúdo do vídeo sobre os corais. Depois da conversa propõe o registro do que entenderam por meio de desenhos. É importante a intervenção do professor no momento do desenho, analisando com as crianças as suas produções dos animais que vivem nos corais e observando se o aluno consegue representar a cena com detalhes. Com os desenhos o professor poderá organizar um painel coletivo, identificando as cenas do vídeo.
O professor organiza um jogo com imagens e pequenos textos sobre os corais. Em dupla, as crianças irão formar pares com os cartões. Elas deverão ler as informações nos cartões, observar as imagens, relacionar a informação com a imagem. A partir das relações estabelecidas formam pares de cartas colocando o cartão da imagem ao lado do texto correspondente.
O professor poderá organizar a visita de um biólogo para falar acerca dos recifes de corais como espaço de preservação da vida de espécies marinhas. É importante ressaltar os cuidados que devemos ter em áreas de mergulho para não destruir, poluir o ambiente e contribuir com a extinção dos corais.
Para essa atividade elabore com as crianças um roteiro de entrevista, por exemplo:
Professor, é importante lembrar que outras perguntas poderão surgir no momento da entrevista e que poderão ser acrescentadas caso os alunos considere importante. A turma poderá convidar outras salas para participar do debate. Após a entrevista, o professor poderá fazer um texto coletivo com as informações da entrevista. Em seguida, expõe no mural da sala.
http://www.coralvivo.org.br/new/index.htm
http://www.oceanario.pt/cms/1297/
TEXTO INFORMATIVO
GRANDE BARREIRA DOS CORAIS
Os oceanos são a grande porção de água do planeta e ocupam 71% da superfície da Terra. É outro mundo, onde peixes, baleias, tubarões, golfinhos, algas e corais vivem, respiram e se reproduzem. Os corais não parecem mas também são animais. São uma espécie de pedra viva, cheia de fiapos que vão crescendo e se espalhando embaixo d'água. Eles nascem nos mares de água morna do planeta, principalmente na linha do Equador. A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é a maior formação de corais do mundo e um dos melhores lugares para mergulhar. Para observar as grandes formações de corais, chamadas arrecifes, bastam óculos de mergulho e pés de pato, pra nadar mais rápido e chegar mais longe. Os arrecifes ficam junto da praia e muitas vezes formam um grande anel em volta das ilhas. Os corais australianos, porém, ficam mais afastados. Para observá-los é preciso pegar um barco até alto mar. Você sabia que a poluição é uma grande ameaça à Grande Barreira?
Reconhecer a importância dos corais para a vida marinha.
Identificar animais que vivem nos corais.
Valorizar os corais como espaço de preservação da vida de espécies marinhas.
Ler e interpretar textos e imagens.
Respeitar os cuidados necessários à sobrevivência dos corais.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/08/2014
Cinco estrelasMuito bom o material.
08/12/2011
Cinco estrelasMuito legal ,