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OS CORAIS E A VIDA MARINHA

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância dos corais para a vida marinha.
  • Identificar animais que vivem nos corais.         
  • Valorizar  os corais como espaço de preservação da vida de espécies marinhas.
  • Ler e interpretar textos e imagens.
  •  Respeitar  os cuidados necessários à sobrevivência dos corais.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Animais marinhos, especialmente os do fundo do mar;

- Aspectos básicos da vida marinha;

- Preservação da vida marinha.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1        

O professor deverá iniciar uma discussão com os alunos sobre os corais, questionando:

  • Quem conhece os corais do fundo do mar? 
  • Os corais são plantas ou animais?
  • Para que serve os corais?
  • Como será que se forma um?

Em seguida, o professor passará um vídeo sobre corais. Durante a exibição do vídeo o professor deverá chamar a atenção dos alunos para as imagens, levando-os a identificarem detalhes dos corais. Nesse momento, o professor deverá pontuar a função dos corais para a vida marinha.

 Sugestão de vídeo:

http://www.coralvivo.org.br/new/index.asp?conteudo=1932009122764437 

O professor deverá assistir ao vídeo Vida nos Recifes. Em seguida, inicia uma discussão sobre o conteúdo apresentado no vídeo.

Texto informativo para leitura: 

www.museudouna.com.br/corais.htm 

http://www.fnp.org.mz/ht/coraims.html 

ATIVIDADE 2:

O professor retoma com as crianças o conteúdo do vídeo sobre os corais. Depois da conversa propõe o registro do que entenderam por meio de desenhos. É importante a intervenção do professor no momento do desenho, analisando com as crianças as suas produções dos animais que vivem nos corais e observando se o aluno consegue representar a cena com detalhes. Com os desenhos o professor poderá organizar um painel coletivo, identificando as cenas do vídeo.

ATIVIDADE 3:

O professor organiza um jogo com imagens e pequenos textos sobre os corais. Em dupla, as crianças irão formar pares com os cartões. Elas deverão ler as informações nos cartões, observar as imagens, relacionar a informação com a imagem. A partir das relações estabelecidas formam pares de cartas colocando o cartão da imagem ao lado do texto correspondente.

ATIVIDADE 4:

O professor poderá organizar a visita de um biólogo para falar acerca dos  recifes de corais como espaço de preservação da vida de espécies marinhas. É importante ressaltar os cuidados que devemos ter em áreas de mergulho para não destruir, poluir o ambiente e contribuir com a extinção dos corais.

Para essa atividade elabore com as crianças um roteiro de entrevista, por exemplo:

  1. Qual a importância dos corais no mar?
  2. Quais os animais vivem nos corais?
  3. Como eles podem contribuir na nossa vida?
  4. Que cuidados devemos ter para a preservação dos corais?
  5. Quais os perigos que corremos nas áreas de mergulho dos corais?

Professor, é importante lembrar que outras perguntas poderão surgir no momento da entrevista e que poderão ser acrescentadas caso os alunos considere importante. A turma poderá convidar outras salas para participar do debate. Após a entrevista, o professor poderá fazer um texto coletivo com as informações da entrevista.  Em seguida, expõe no mural da sala.

Recursos Complementares

http://www.coralvivo.org.br/new/index.htm    

 http://www.oceanario.pt/cms/1297/ 

TEXTO INFORMATIVO

 GRANDE BARREIRA DOS CORAIS

Os oceanos são a grande porção de água do planeta e ocupam 71% da superfície da Terra. É outro mundo, onde peixes, baleias, tubarões, golfinhos, algas e corais vivem, respiram e se reproduzem. Os corais não parecem mas também são animais. São uma espécie de pedra viva, cheia de fiapos que vão crescendo e se espalhando embaixo d'água. Eles nascem nos mares de água morna do planeta, principalmente na linha do Equador. A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é a maior formação de corais do mundo e um dos melhores lugares para mergulhar. Para observar as grandes formações de corais, chamadas arrecifes, bastam óculos de mergulho e pés de pato, pra nadar mais rápido e chegar mais longe. Os arrecifes ficam junto da praia e muitas vezes formam um grande anel em volta das ilhas. Os corais australianos, porém, ficam mais afastados. Para observá-los é preciso pegar um barco até alto mar. Você sabia que a poluição é uma grande ameaça à Grande Barreira?

http://www.canalkids.com.br/viagem/mundo/coral.htm

Avaliação

Reconhecer a importância dos corais para a vida marinha.

 Identificar animais que vivem nos corais. 

 Valorizar  os corais como espaço de preservação da vida de espécies marinhas.

 Ler e interpretar textos e imagens.

 Respeitar  os cuidados necessários à sobrevivência dos corais.

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