26/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Compreender o procedimento básico para que ocorra uma reação redox. Reconhecer na reação redox quando uma espécie é capaz de ceder elétrons e a outra espécie de receber esses elétrons.
Físico Química:
- Eletroquímica
Momento 01-
Professor inicie a aula perguntando a seus alunos se eles já ouviram falar no uso do potencial redox em eletroquímica. No laboratório de informática explique aos alunos que é comum em química um elemento ceder elétrons e o outro receber esses elétrons cedidos, mas para que ocorra esse procedimento é preciso entender alguns conceitos básicos da eletroquímica. Todos esses conceitos se torna mais nítido ao aluno quando explicamos através da reação de uma pilha. Peça a seus alunos que entrem no link abaixo e assistam o vídeo que trata de uma maneira bem simples e prático sobre as pilhas eletroquímicas.
Logo após assistir o vídeo para colaborar com a discussão peça aos alunos que respondam as perguntas da tabela abaixo.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=6d-yN-PKCGI&feature=related%A0 acessado 03/06/2010
Tabela: As pilhas eletroquímicas
Qual elemento oxida:____________________________. |
Qual elemento reduz:___________________________. |
O processo é espontâneo: ( )Sim ( ) Não |
Material usado como Ponte Salina:_________________. |
Quem é o Cátado:_______________________________. |
Quem é o Ânodo:_______________________________. |
Os resultados da tabela deverão ser anotados no cadeno por todos os alunos, pois servirão como subsídio no decorrer da aula.
A reação inversa da reação redox que produz energia é a eletrólise?
Num processo eletroquímico ocorre a transferência de um elétron de uma substância para outra, daí ser chamada uma reação redox, uma vez que o elétron perdido na oxidação de um elemento está associado ao ganho de um elétron na redução de outro elemento. Assim, a oxidação e a redução ocorrem simultaneamente, não podendo haver uma sem a outra. No entanto, podemos pensar num processo redox como sendo constituído por duas reações separadas, designadas semi-reações ou reações parciais, uma representando a reação de oxidação e a outra a de redução.
Fonte: http://ccmm.fc.ul.pt/vnunes/ensino/tp9.pdf acessado 03/062010
Professor você poderá explorar o texto acima com seus alunos debatendo e explicando o conceito que quando um elemento perde elétrons ele sofre o processo chamado de oxidação. E quando o elemento recebe elétrons ele sofre o processo de redução, essa nomenclatura é muito utilizada em uma reação redox . É extremamente importante que o aluno saiba diferenciar esse tipo de conceito, pois servirá como base no decorrer das atividades.
Laboratório de Química
Professor nesta aula prática você poderá visualizar no laboratório com seus alunos uma reação de óxido-redução por meio da mudança de cor de diferentes partes da gota de uma solução salina. O experimento demonstra de uma forma clara as etapas da corrosão eletroquímica ocorrida em uma superfície metálica, até a formação de "ferrugem".
Acesse o experimento prático através do recurso do portal:
Características do experimento:
Material - onde encontrar: em supermercadose farmácias
Material - quanto custa: entre 10 e 25 reais
Tempo de apresentação: até 30 minutos
Dificuldade: fácil
Segurança: seguro
Professor, sugerimos que os estudantes, se organizem em equipes de no máximo 4 pessoas e elaborem o relatório utilizando o editor de textos colaborativos disponível no Google Docs. Nesse relatório produzido deve conter todos os materiais, procedimentos e resultados obtidos durante toda aula prática.
Para auxiliar na utilização da ferramenta, há um tutorial no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Momento 02-
Laboratório de Química
Professor neste experimento você terá a oportunidade de ensinar a seus alunos a definição de célula eletroquímica e do potencial elétrico de uma célula eletroquímica. O experimento descreve um procedimento onde se constrói um sistema para medir o potencial elétrico gerado entre diferentes elementos metálicos, assim demonstrando a transformação de energia química em energia elétrica.
Acesse abaixo o link do recurso do Banco Internacional de Objeto Educacionais, onde você poderá baixar todo o procedimento do experimento prático proposto acima. Para você ter acesso ao material, você deverá clicar no botão de download que se encontra no final da página.
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6329 acessado 06/03/2010
Professor no final do experimento peças para que os alunos preencham alguns valores de potenciais na tabela abaixo, e respondam algumas perguntas referente ao experimento.
Tabela 1: Valores de potenciais encontrados com o multímetro.
Horizontal (-) Vertical (+) |
Au |
Ag |
Cu |
Pb |
Sn |
Ni |
Zn |
Mg |
Eref |
Au |
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Ag |
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Cu |
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Pb |
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Sn |
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Ni |
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Zn |
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Mg |
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Eref |
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Perguntas:
1) Quais dos elementos da tabela apresentaram maior valores de potenciais?
2) Quais dos elementos da tabela apresentaram menor valores de potenciais?
3) Qual elemento sofre o processo de oxidação?
4) Qual elemento sofre o processo de redução?
Professor peça para que seus alunos copiem a tabela e as perguntas no caderno, pois servirão como apoio de seus estudos. O professor deverá preencher junto com seus alunos no laboratório de química a tabela e ajudar a responder as quatro perguntas.
Momento 03-
Professor logo após o término dos experimentos práticos de laboratório proposto acima, realize uma mesa redonda em sala de aula, pontuando as diferenças entre os dois experimentos realizados. Para alimentar a discussão convide o professor de física do seu colégio para que ele possa estar presente durante o debate para fazer as sua devidas colocações. Divida a sala em dois grupos, onde cada grupo ficará responsável em explicar um dos experimentos realizados no laboratório de química.
Para dar início a mesa redonda, cada grupo deverá fazer uma breve explanação do experimento realizado. Professor peça para que cada grupo siga o roteiro proposto abaixo.
Roteiro
- Cada grupo deterá direito a uma explanação de 8 minutos do conteúdo;
- Cada grupo terá 2 minutos para fazer perguntas e questionamentos ao outro grupo;
- Cada grupo terá o direito de resposta de 5 minutos aos questionamentos feitos;
- O professor de física convidado, terá direito a 10 minutos para fazer as suas colocações para ambos os grupos;
- O professor de química terá direito aos últimos 10 minutos para encerrar a aula fazendo um breve resumo dos dois experimentos, e suas considerações finais.
Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente a tudo que foi trabalhado na aula. Os alunos deverão relatar toda parte teórica e as experiências observadas durante o desenvolvimento dos experimentos, e consequentemente os seus devidos resultados e conclusões obtidos durante todo o processo. Para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos, pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao tema. Para que criem o blog sugerimos o link: https://www.blogger.com/start
UAC
Fonte: http://www.uac.pt/~barreto/bq2_apres/02BQT_09_10.pdf acessado 06/06/2010
Guia Didático do Professor
Fonte: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/audio/temas/Quimica_na_Agricultura/quimica_na_agricultura_4/guiaDidatico.pdf acessado 06/06/2010
Química Redox
Fonte: http://ww1.universia.com.br/MIT/10/1018J/PDF/redoxhand2003.pdf acessado 06/06/2010
- Participar das discussões iniciadas pelo professor;
- Fazer questionamentos em sala ao professor;
- Participação e postura em trabalhos realizados em grupos;
- Participar na produção do blog;
- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;
- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;
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