Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o equilíbrio com Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

 

30/06/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico.

Aprender a trabalhar em grupo.

Cooperar com os colegas de turma.

Criar relações de confiança e respeito com os colegas.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é desenvolver atividades que tabalhem com o equilibrio dinâmico e estático de Pessoas Portadoras de Deficiência Visual. Este tipo de trabalho é muito importante, porque desenvolve a capacidade de equilibrio, que é fundamental para evitar quedas e permitir ao deficiente visual realizar caminhadas e atividades do dia-a-dia, com maior desenvoltura e segurança.

Os alunos devem realizar as atividades vendados, para que possam vivenciar as dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiência visual.

A primeira atividade a realizar será "Caminhando nas Nuvens". Na quadra de sua escola, organize um percurso com diferentes obstáculos, para serem ultrapassados pelos alunos. Peça aos alunos que formem duplas e se desloquem, percorrendo o trajeto de mãos dadas. Um dos alunos terá os seus olhos vendados e deverá ser orientado pelo outro, "aluno guia", que não estará de olhos vendados.

Construa o trajeto da seguinte maneira:

Coloque quatro "bancos suecos" enfileirados. Os alunos caminharão por cima dos bancos, tentando se equilibrar.

Monte um caminho, com pelo menos dez pneus. Os pneus devem estar juntos, para que os alunos possam passar de um pneu para o outro, sem pisar no chão.

Distribua pela quadra cones, arcos, cordas, cadeiras e garrafas "pet". Estes materiais servirão de obstáculos para os alunos com "deficiência visual", que deverão criar uma forma de transpor esses obstáculos.

Esta atividade tem como objetivo mostrar, de forma prática, as dificuldades encontradas por pessoas portadoras de necessidades especiais, ao realizarem atividades simples, como caminhar pelas ruas das cidades.

Os "alunos guia" precisam estar atentos à movimentação do colega que está vendado, para evitar acidentes. Todos os alunos deverão vivenciar as duas situações, ser o aluno deficiente visual e o "aluno guia".

A segunda atividade será "Saltando no escuro". Esta atividade será realizada em uma cama elástica. Peça que os alunos subam na cama elástica, em duplas, e realizem saltos para frente, para trás, para a lateral, somente com um pé, de joelhos, com giro e com rolamento.

Os alunos serão vendados e voltarão a subir na cama elástica. Peça que eles tentem repetir os mesmos saltos que realizaram, na primeira atividade. Provavelmente, os alunos terão muitas dificuldades em se manter de pé na cama elástica, com os olhos vendados. Isso acontece, porque, com os olhos vendados, eles perdem a referência de espaço.

Para minimizar as quedas, peça aos alunos que iniciem esta atividade bem lentamente. Apenas quando estiverem "ambientados" com a nova situação, devem aumentar o nível da complexidade dos saltos.   

Dica:  Professor, alguns alunos terão dificuldade de realizar os saltos, na cama elástica. Peça a dois alunos da turma, que estejam realizando os saltos com maior desenvoltura, que auxiliem o colega com dificuldade, no momento em que ele for realizar os saltos. 

A terceira atividade será  "Desviando dos Cones". Professor, distribua pela quadra quinzes cones grandes, tente ocupar a maior área possível da quadra com eles, os cones serão os obstáculos, não poderão ser tocados por nenhum aluno. Todas as vezes que um aluno tocar no cone, saírá da brincadeira.

Para evitar que um aluno seja excluído da atividade, precocemente, estabeleça a seguinte estratégia: o aluno que encostar no cone deverá sair temporariamente da brincadeira, até que outro aluno encoste no cone e venha a ocupar o seu lugar, fora da brincadeira. Com este rodízio, evitar-se-á que a atividade seja excludente e privilegie apenas os alunos com melhor desempenho.

O aluno "vendado" deverá atravessar a quadra toda, sem encostar em nenhum cone. Terá ajuda do aluno "guia", que o acompanhará, dando as instruções, para facilitar o seu deslocamento.

O aluno "guia" só poderá ajudar, dando instruções verbais sobre qual o melhor caminho a ser feito pelo colega, ele não poderá encostar no colega para ajudá-lo a desviar de algum obstáculo.

Os alunos deverão trocar de função, para que ambos possam vivenciar as duas situações, ser o aluno "deficiente" e o aluno "guia".

Dica:  Professor, se na sua escola não tiver essa quantidade de cones, utilize garrafas "pet".

Dica:  Modifique a posição dos cones, ao final de cada rodada.

http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/ta-rolando/selecao-paraolimpica-de-judo-treina-para-pequim/

http://www.apec.org.pt/fotos.htm

http://praticasdesportivassapucaiadosul.blogspot.com/2009/11/relacao-da-deficiencia-visual-com.html

 

Recursos Complementares
Avaliação

Peça para que os alunos da turma respondam as seguintes questões:

Um aluno portador de deficiência visual conseguiria participar das aulas de educação física da nossa escola? Por quê?

O que vocês poderiam fazer para auxiliar um colega com deficiência visual durante as aulas de educação física?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.