01/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Nesta aula o aluno poderá aprender o que é uma estrela, como ela nasce (se forma), e do que se constituem. Além disso, será trabalhado o fato de podermos visualizá-las somente no período noturno. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para eles cópias impressas (em número suficiente) do poema “Poema Estrelado” (Fig. 1), da autora Úrsula Avner, conforme link abaixo. Feito isto, deverá solicitar que cada dupla faça a leitura do texto em questão.
Link do texto do “Poema Estrelado”:
http://sitedepoesias.com/poesias/30828 Acessado em: 28 de Maio 2010.
Figura 1: Poema Estrelado
Observação:
Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos a versão impressa do texto em questão, para que os alunos possam realizar a leitura deste com maior autonomia.
Quando todas as duplas finalizarem a leitura do poema, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro postado abaixo.
Roteiro de Discussão
É fundamental que neste momento todos aqueles que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões! Assim, após serem ouvidas as opiniões e conhecimentos prévio dos alunos, o professor deverá fazer a seguinte pergunta:
Vocês sabem como as estrelas nascem e do que elas são formadas?
Sugerimos que o professor, após ouvir as respostas dos alunos, pontue que esta pergunta poderá ser respondida com o desenvolvimento desta aula, cujo tema é “O que é uma estrela e como elas nascem??”
Atividade 1
Desta forma, buscando dar continuidade ao assunto de como as estrelas nascem e do que são constituídas, o professor deverá pedir para que cada dupla faça pesquisas sobre estrelas em sites da Internet, bem como em livros didáticos, conforme roteiro postado abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/estrelas.htm
http://educa.fc.up.pt/curiosos/pergrespost.php
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/estrellas/index.shtml (Fig.2)
http://www.brchacon.hpg.ig.com.br/estrela.html
http://neoexperience.blogspot.com/2009/04/o-que-e-uma-estrela-afinal.html
http://www.brasilescola.com/geografia/por-que-as-estrelas-piscam.htm
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=729&sid=9
http://www.webciencia.com/04_estrelas.htm
Figura 2: Imagem do site do Discovery Channel
Finalizadas as pesquisas das duplas, o professor deverá pedir que cada dupla escolha um determinado número, podendo ser, por exemplo, de um (1) a quinze (15), dependendo da quantidade de duplas existentes na classe. Em seguida, o professor deverá escrever em várias tiras de papel estes números e colocá-los dentro de uma latinha (Fig. 3). Feito isto, o professor deverá solicitar que um aluno retire apenas um papel, o qual determinará a ordem em que as duplas deverão apresentar, oralmente, os resultados de suas pesquisas aos demais colegas de sala.
Figura 3: Exemplo dos números dentro de uma latinha
Fonte: Do autor
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser corrigidos, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Será que as estrelas ficam agrupadas no céu ou ficam sozinhas?
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá perguntar se eles já ouviram falar do termo Constelação, e o que sabem sobre este.
Em seguida, após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir que cada dupla faça pesquisas em sites da Internet, bem como em livros e dicionários eletrônicos, sobre os conceitos disponibilizados no roteiro de pesquisa, que segue abaixo.
Roteiro de Pesquisa:
Abaixo sugerimos alguns links para a realização desta pesquisa.
Sugestão de links para a pesquisa
http://www.brasilescola.com/geografia/constelacao.htm (Fig. 4)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(constelação)
http://www.astro.ufrgs.br/const.htm
http://www.infoescola.com/astronomia/constelacao/
http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/constel.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constelação
Figura 4: Imagem do site Brasil Escola
Finalizado este momento, o professor deverá iniciar uma discussão, com a classe, por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
Atividade 3
Desse modo, buscando trabalhar o conteúdo das questões seis (6) e sete (7) do roteiro de discussão acima, o professor deverá explicar para a classe que, neste momento, todos estarão realizando um experimento prático denominado “Astronomia: atividade 4 De dia existem estrelas no céu ? ” (Fig.5), conforme postado abaixo.
Link do Experimento Prático:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11618 Acessado em: 30 Maio 2010.
Figura 5: Experimento Prático
Observação:
Para a realização do experimento prático, os materiais que serão necessários estão disponíveis na tabela 1 abaixo.
Tabela 1: Materiais para o Experimento Prático
Sugestão:
Sugerimos que o professor imprima para cada dupla o guia do experimento prático, para que os alunos possam realizar a experiência com maior autonomia. Além disso, é importante que no momento da realização do Experimento Prático o professor esteja atento para auxiliar os alunos na realização deste.
Quando todos finalizarem o Experimento, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:
Roteiro de Discussão:
No momento da discussão, é importante que o professor esteja atento para que não haja Interpretações equivocadas no momento em que forem proferidas as respostas por parte dos alunos.
Ao finalizar a aula é importante que os alunos tenham compreendido como as estrela nascem, do que são constituídas e que somente é possível vê-las no período noturno, pois o brilho das estrelas é ofuscado devido a intensidade da luminosidade do Sol.
Sugestão de Atividade:
Sugestão 1:
Para a realização desta atividade, sugerimos que o professor inicie a aula por meio da seguinte questão:
Vocês acham que em todo o nosso Universo existe apenas uma Constelação?
Finalizada a exposição das idéias, o professor deverá pedir para os alunos acessarem o site “Cosmobrain Astronomia ”(Fig.6), que disponibiliza o nome das constelações existentes.
Link do site de Constelações:
http://www.cosmobrain.com.br/res/constelacoes.html Acessado em: 30 de Maio 2010.
Figura 6: Imagem do site Cosmobrain Astronomia
Quando todos tiverem acessado o site “Cosmobrain Astronomia” o professor deverá pedir que cada dupla escolha o nome de uma determinada Constelação e procure em sites da internet um vídeo ou uma imagem que demonstre a mesma. Abaixo há sugestões de links para a pesquisa.
Sugestões de links para a Pesquisa:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7906
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10620
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9670
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9691 (Fig.7)
http://www.youtube.com/watch?v=8UPHu-4lgwQ
Figura 7: Imagem da Constelação Cassiopeia
Quando todos tiverem localizado imagens ou vídeos da constelação escolhida, o professor deverá pedir que cada dupla mostre a mesma para o demais alunos da classe, para que todos possam conhecer a constelação escolhida por seus colegas.
Os links abaixo se referem ao conceito de Estrelas:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/estrelas.htm
http://www.youtube.com/watch?v=UcrLKn04p8k&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela
http://www.cosmobrain.com.br/res/estbril.html
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/estrellas/index.shtml
http://www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/artigos/mortes.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de estrelas, como elas se forma e do que elas são constituídas. Além disso, é importante que o professor observe como o aluno desempenhou o Experimento Prático e se compreendeu por que as estrelas só podem ser vistas no período noturno.
Cinco estrelas 3 classificações
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06/03/2013
Cinco estrelasgostei muito!!
15/04/2012
Cinco estrelasadorei a aula todos aprenderiam muito bem com ela
17/10/2010
Cinco estrelasParabéns! Gostei da sua aula.