Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é uma estrela e como elas nascem??

 

01/07/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Nesta aula o aluno poderá aprender o que é uma estrela, como ela nasce (se forma), e do que se constituem. Além disso, será trabalhado o fato de podermos visualizá-las somente no período noturno. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.       

Motivação   

Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá distribuir para eles cópias impressas (em número suficiente) do poema “Poema Estrelado” (Fig. 1), da autora Úrsula Avner, conforme link abaixo. Feito isto, deverá solicitar que cada dupla faça a leitura do texto em questão.   

Link do texto do “Poema Estrelado”:

http://sitedepoesias.com/poesias/30828      Acessado em: 28 de Maio 2010.                                             

Figura 1: Poema Estrelado       

Observação:   

Sugerimos que o professor disponibilize para os alunos a versão impressa do texto em questão, para que os alunos possam realizar a leitura deste com maior autonomia.   

Quando todas as duplas finalizarem a leitura do poema, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro postado abaixo.   

Roteiro de Discussão

  • O que vocês acharam do poema?
  • Sobre o que (tema) aborda o poema?
  • Vocês sabem o que são estrelas?
  • Quando a noite está sem nuvens e sem luar, vocês, em algum momento, já observaram as estrelas?
  • No poema a autora diz que ela colheu estrelas do céu. Será que isso é possível? O que ela quis dizer com isto?
  • Vocês acreditam que as estrelas caem do céu, como cita a autora do poema? Isto é possível? Por quê?
  • Será que as estrelas cabem em uma das nossas mãos? Por quê?   

É fundamental que neste momento todos aqueles que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões! Assim, após serem ouvidas as opiniões e conhecimentos prévio dos alunos, o professor deverá fazer a seguinte pergunta:   

Vocês sabem como as estrelas nascem e do que elas são formadas?   

Sugerimos que o professor, após ouvir as respostas dos alunos, pontue que esta pergunta poderá ser respondida com o desenvolvimento desta aula, cujo tema é “O que é uma estrela e como elas nascem??”   

Atividade 1  

Desta forma, buscando dar continuidade ao assunto de como as estrelas nascem e do que são constituídas, o professor deverá pedir para que cada dupla faça pesquisas sobre estrelas em sites da Internet, bem como em livros didáticos, conforme roteiro postado abaixo.   

Roteiro de Pesquisa: 

  • O que são estrelas?
  • Qual é a estrela mais próxima de nós, do planeta que habitamos?
  • Como as estrelas nascem?
  • Estrelas morrem?
  • Estrelas caem do céu?
  • Do que elas se constituem?
  • Quais as características de uma estrela?     

Sugestões de sites para a realização das pesquisas:   

http://ciencia.hsw.uol.com.br/estrelas.htm  

http://educa.fc.up.pt/curiosos/pergrespost.php  

http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/estrellas/index.shtml     (Fig.2)    

http://www.brchacon.hpg.ig.com.br/estrela.html  

http://neoexperience.blogspot.com/2009/04/o-que-e-uma-estrela-afinal.html 

http://www.brasilescola.com/geografia/por-que-as-estrelas-piscam.htm  

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=729&sid=9  

http://www.webciencia.com/04_estrelas.htm                                    

Figura 2: Imagem do site do Discovery Channel            

Finalizadas as pesquisas das duplas, o professor deverá pedir que cada dupla escolha um determinado número, podendo ser, por exemplo, de um (1) a quinze (15), dependendo da quantidade de duplas existentes na classe. Em seguida, o professor deverá escrever em várias tiras de papel estes números e colocá-los dentro de uma latinha (Fig. 3). Feito isto, o professor deverá solicitar que um aluno retire apenas um papel, o qual determinará a ordem em que as duplas deverão apresentar, oralmente, os resultados de suas pesquisas aos demais colegas de sala.                     

Figura 3: Exemplo dos números dentro de uma latinha   

Fonte: Do autor    

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser corrigidos, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.   

Atividade 2   

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá fazer a seguinte pergunta aos alunos:   

Será que as estrelas ficam agrupadas no céu ou ficam sozinhas?   

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá perguntar se eles já ouviram falar do termo Constelação, e o que sabem sobre este.   

Em seguida, após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir que cada dupla faça pesquisas em sites da Internet, bem como em livros e dicionários eletrônicos, sobre os  conceitos disponibilizados no roteiro de pesquisa, que segue abaixo.

Roteiro de Pesquisa: 

  • O que significa o termo Constelação?
  • Do que são compostas as constelações?
  • Em todo o Universo existem aproximadamente quantas Constelações?
  • Qual o período do dia em que podemos visualizar com mais facilidade as constelações?     

Abaixo sugerimos alguns links para a realização desta pesquisa.   

Sugestão de links para a pesquisa

http://www.brasilescola.com/geografia/constelacao.htm  (Fig. 4)   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(constelação)  

http://www.astro.ufrgs.br/const.htm  

http://www.infoescola.com/astronomia/constelacao/  

http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/constel.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constelação                                                    

Figura 4: Imagem do site Brasil Escola    

Finalizado este momento, o professor deverá iniciar uma discussão, com a classe, por meio do roteiro abaixo:     

Roteiro de Discussão:   

  1. O que vocês acharam do termo “Constelação”?
  2. O que vocês descobriram sobre a composição das Constelações?
  3. Existe apenas um tipo de constelação?
  4. Será que é possível enxergar constelações em qualquer período do dia?
  5. Em que período do ano podermos visualizar as constelações? E as estrelas?
  6. Vocês acham que as estrelas podem ser vista no período matutino do dia?
  7. Vocês já imaginaram por que não conseguimos ver as estrelas durante o dia?       

Atividade 3   

Desse modo, buscando trabalhar o conteúdo das questões seis (6) e sete (7) do roteiro de discussão acima, o professor deverá explicar para a classe que, neste momento, todos estarão realizando um experimento prático denominado “Astronomia: atividade 4 De dia existem estrelas no céu ? ”  (Fig.5), conforme postado abaixo.    

Link do Experimento Prático:   

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11618      Acessado em: 30 Maio 2010.       

                                     

Figura 5: Experimento Prático   

Observação:  

 Para a realização do experimento prático, os  materiais que serão necessários estão disponíveis na tabela 1 abaixo.    

Tabela 1: Materiais para o Experimento Prático  

Sugestão:   

Sugerimos que o professor imprima para cada dupla o guia do experimento prático, para que os alunos possam realizar a experiência com maior autonomia. Além disso, é importante que no momento da realização do Experimento Prático o professor esteja atento para auxiliar os alunos na realização deste.  

Quando todos finalizarem o Experimento, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:     

Roteiro de Discussão:   

  • O que vocês acharam do Experimento Prático?
  • Por que não podemos visualizar as estrelas durante o dia?
  • O fato das estrelas possuírem luz própria interfere neste fato?
  • O que o Sol tem haver com este fenômeno?       

No momento da discussão, é importante que o professor esteja atento para que não haja Interpretações equivocadas no momento em que forem proferidas as respostas por parte dos alunos.

Ao finalizar a aula é importante que os alunos tenham compreendido como as estrela nascem, do que são constituídas e que somente é possível vê-las no período noturno, pois o brilho das estrelas é ofuscado devido a intensidade da luminosidade do Sol.

Sugestão de Atividade: 

Sugestão 1:      

 Para a realização desta atividade, sugerimos que o professor inicie a aula por meio da seguinte questão:    

 Vocês acham que em todo o nosso Universo existe apenas uma Constelação?   

Finalizada a exposição das idéias, o professor deverá pedir para os alunos acessarem o site “Cosmobrain Astronomia ”(Fig.6), que disponibiliza o nome das constelações existentes.  

Link do site de Constelações:

http://www.cosmobrain.com.br/res/constelacoes.html    Acessado em: 30 de Maio 2010.                                        

Figura 6: Imagem do site Cosmobrain Astronomia           

Quando todos tiverem acessado o site “Cosmobrain Astronomia” o professor deverá pedir que cada dupla escolha o nome de uma determinada Constelação e procure em sites da internet um vídeo ou uma imagem que demonstre a mesma. Abaixo há sugestões de links para a pesquisa.    

Sugestões de links para a Pesquisa:   

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7906  

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10620 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9670  

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9691  (Fig.7)  

http://www.youtube.com/watch?v=8UPHu-4lgwQ                   

Figura 7: Imagem da Constelação Cassiopeia         

Quando todos tiverem localizado imagens ou vídeos da constelação escolhida, o professor deverá pedir que cada dupla mostre a mesma para o demais alunos da classe, para que todos possam conhecer a constelação escolhida por seus colegas.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de estrelas, como elas se forma e do que elas são constituídas. Além disso, é importante que o professor observe como o aluno desempenhou o Experimento Prático e se compreendeu por que as estrelas só podem ser vistas no período noturno.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.