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Formando sílabas e identificando os fonemas

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas;

Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta fase de aprendizagem os alunos devem estar familiarizados com as letras, algumas formações de palavras e sílabas.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula buscaremos estimular nossos alunos através de algumas brincadeiras e jogos, ou seja, de forma lúdica os alunos deverão identificar sílabas, formar palavras e identificar alguns fonemas.

Inciaremos as nossas atividades encaminhado os nossos alunos para a quadra de esportes.

ATIVIDADE I - QUADRA DE ESPORTES - FORMANDO PALAVRAS COM SÍLABAS DOS NOMES - 20 minutos.

Inicie a atividade pedindo aos alunos que caminhem pela quadra conversando com os amigos, trocando algumas idéias e, ao seu sinal, deverão seguir as suas orientações:

Sugiro:

1- IDENTIFICANDO AS LETRAS - " Ao meu sinal PAREM, como na brincadeira da ESTÁTUA. Aquele aluno que tiver no seu nome a letra "E" poderá se movimentar"
Nesse momento, os alunos deverão internalizar aquilo que está sendo solicitado pelo professor e, nomes como: AndrÉ; MarcElo; IsabEla, deverão sinalizar que a letra "E" está inserida no seu nome e poderão, a partir daí, se movimentar.

DICA I - Professor, esta é uma possibilidade, sugiro que faça com outras letras, pois, essa atividade será um "aquecimento" para o decorrer da nossa aula. Portanto, utilize as demais vogais do alfabeto e, algumas consoantes, pois essa atividade será, também, uma forma de avaliar o nível da turma para o transcorrer da nossa aula.

2 - OS COLEGAS IDENTIFICAM AS LETRAS NOS DEMAIS COLEGAS - Professor, mantenha a atividade anterior, porém, peça agora que as letras dos nomes sejam identificadas por outros colegas, ou seja, peça uma vogal, por exemplo, a letra "O", neste momento os colegas deverão identificar quais outros colegas tem essa letra no seu nome. Organize outras possibilidades com outras vogais e algumas consoantes.

3 - FORMANDO SÍLABAS NO JOGO - Peça aos alunos: " Pessoal, formem grupos de 4 pessoas; agora grupo de 5 pessoas, etc. Agora quero que formem palavras/nomes com sílabas de cada nome de vocês, ou seja, ao meu sinal deverão formar uma palavra com partes dos seus nomes, por exemplo: BARbara + MarCO = BARCO.

DICA 2 - Nesta parte da aula busque organizar algumas possibilidades para que boa parte da turma seja contemplada na brincadeira, mas, sobretudo, que os alunos identifiquem e entendam o significado de formar palavras através da união de algumas silabas.

ATIVIDADE II - IDENTIFIACANDO OS FONEMAS - 25 MINUTOS.

1 - Professor, nesta atividade faz-se necessário interagir com nossos alunos através de alguns questionamentos. Portanto, peça aos seus alunos que sentem-se por um instante e faça algumas perguntas relacionadas ao tema, por exemplo:

A - " Pessoal, de que forma nos comunicamos?"

B - " As palavras são formadas de quê?"

C - "Mas, além das letras de que forma entendemos o que a outra pessoa está falando?"

D - " Muito bem, mas com o som que escutamos as palavras, não é?! Então, o som é muito importante para entendermos as palavras..."

Aponte para os alunos, através deste debate a importância e o siginficado dos FONEMAS. Informe-os que há uma diferença entre letra e fonema, enquanto um é um elemento gráfico, de escrita o outro (fonema) se relaciona com o acústico, com o som.

A partir daí, exemplifique para os alunos alguns fonemas que eles idenfiquem com clareza, por exemplo:

E - Pata - Nata - Bata - Lata

F - Lobo - Bolo - Rolo - Tolo

Fonte: http://i.ytimg.com/vi/AFHKN4T7UX0/0.jpg  

2 - JOGO DA ESCUTA - Nesta atividade o professor deverá levar uma faixa para colocar nos alunos para que eles não visualizem, utilizando-se apenas da escuta e identicando os sons.

A - "GATO MIA" - escolha alguns alunos para ficar com a visão coberta pelo fita/pano e faça alguns pedidos:

"André e Celina, vocês que estão com a visão coberta terão que identificar que bichos são esses. Peça a alguns alunos que imitem bichos: cachorro, galo, macaco, etc.Tentem acertar que bichos são esses..."

" Agora, tentem adivinhar quem são os alunos que estão imitando os bichos ".

Essas tarefas são importantes para que os alunos sejam estimulados a prestarem atenção aos sons de forma seletiva e memorizá-los.

DICA 3 - Professor, procure ampliar a quantidade de alunos que participem como protagonistas das atividades, isso possibilitará que eles entendam e assimilem com mais clareza a importância dos exercícios.

3 - JOGO DAS RIMAS - Nesta fase divida os alunos em 5 grupos e organize a atividade de forma que eles entendam o que é rima, que qualquer palavra pode ser rimada.

A - Professor, cite algumas palavras e peça para os grupos rimarem com outra palavra, por exemplo: Rato rima com...gato; pata rima com...lata; chuva rima com...uva, etc. Estimule os alunos a criarem suas próprias rimas e peça para que eles apresentem no jogo.

B - Na atividade das rimas é muito importante que os alunos exercitem bastante e sejam criativos. Atualmente, com a quantidade de informação que eles recebem, é bem comum encontrarmos alunos que saibam rimar com facilidade.

FINALIZANDO A AULA:

Caro Professor, finalize a aula promovendo a brincadeira da identificação das sílabas. Reuna os alunos em um círculo e peça que um dos alunos fale e você escreva em um papel uma palavra para ser apresentada, onde o grupo deverá idenficar as sílabas.

Possibilite que isso ocorra por três ou quatro oportunidades.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será realizada através de um exercício que os alunos farão em casa e deverão entregar na próxima aula. O professor organizará diversas palavras numa folha de papel, onde os alunos deverão tentar separar as sílabas.

Insira palavras de acordo com o nível de aprendizagem da turma.

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