18/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas;
Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor.
Nesta fase de aprendizagem os alunos devem estar familiarizados com as letras, algumas formações de palavras e sílabas.
Caro Professor, nesta aula buscaremos estimular nossos alunos através de algumas brincadeiras e jogos, ou seja, de forma lúdica os alunos deverão identificar sílabas, formar palavras e identificar alguns fonemas.
Inciaremos as nossas atividades encaminhado os nossos alunos para a quadra de esportes.
ATIVIDADE I - QUADRA DE ESPORTES - FORMANDO PALAVRAS COM SÍLABAS DOS NOMES - 20 minutos.
Inicie a atividade pedindo aos alunos que caminhem pela quadra conversando com os amigos, trocando algumas idéias e, ao seu sinal, deverão seguir as suas orientações:
Sugiro:
1- IDENTIFICANDO AS LETRAS - " Ao meu sinal PAREM, como na brincadeira da ESTÁTUA. Aquele aluno que tiver no seu nome a letra "E" poderá se movimentar"
Nesse momento, os alunos deverão internalizar aquilo que está sendo solicitado pelo professor e, nomes como: AndrÉ; MarcElo; IsabEla, deverão sinalizar que a letra "E" está inserida no seu nome e poderão, a partir daí, se movimentar.
DICA I - Professor, esta é uma possibilidade, sugiro que faça com outras letras, pois, essa atividade será um "aquecimento" para o decorrer da nossa aula. Portanto, utilize as demais vogais do alfabeto e, algumas consoantes, pois essa atividade será, também, uma forma de avaliar o nível da turma para o transcorrer da nossa aula.
2 - OS COLEGAS IDENTIFICAM AS LETRAS NOS DEMAIS COLEGAS - Professor, mantenha a atividade anterior, porém, peça agora que as letras dos nomes sejam identificadas por outros colegas, ou seja, peça uma vogal, por exemplo, a letra "O", neste momento os colegas deverão identificar quais outros colegas tem essa letra no seu nome. Organize outras possibilidades com outras vogais e algumas consoantes.
3 - FORMANDO SÍLABAS NO JOGO - Peça aos alunos: " Pessoal, formem grupos de 4 pessoas; agora grupo de 5 pessoas, etc. Agora quero que formem palavras/nomes com sílabas de cada nome de vocês, ou seja, ao meu sinal deverão formar uma palavra com partes dos seus nomes, por exemplo: BARbara + MarCO = BARCO.
DICA 2 - Nesta parte da aula busque organizar algumas possibilidades para que boa parte da turma seja contemplada na brincadeira, mas, sobretudo, que os alunos identifiquem e entendam o significado de formar palavras através da união de algumas silabas.
ATIVIDADE II - IDENTIFIACANDO OS FONEMAS - 25 MINUTOS.
1 - Professor, nesta atividade faz-se necessário interagir com nossos alunos através de alguns questionamentos. Portanto, peça aos seus alunos que sentem-se por um instante e faça algumas perguntas relacionadas ao tema, por exemplo:
A - " Pessoal, de que forma nos comunicamos?"
B - " As palavras são formadas de quê?"
C - "Mas, além das letras de que forma entendemos o que a outra pessoa está falando?"
D - " Muito bem, mas com o som que escutamos as palavras, não é?! Então, o som é muito importante para entendermos as palavras..."
Aponte para os alunos, através deste debate a importância e o siginficado dos FONEMAS. Informe-os que há uma diferença entre letra e fonema, enquanto um é um elemento gráfico, de escrita o outro (fonema) se relaciona com o acústico, com o som.
A partir daí, exemplifique para os alunos alguns fonemas que eles idenfiquem com clareza, por exemplo:
E - Pata - Nata - Bata - Lata
F - Lobo - Bolo - Rolo - Tolo
Fonte: http://i.ytimg.com/vi/AFHKN4T7UX0/0.jpg
2 - JOGO DA ESCUTA - Nesta atividade o professor deverá levar uma faixa para colocar nos alunos para que eles não visualizem, utilizando-se apenas da escuta e identicando os sons.
A - "GATO MIA" - escolha alguns alunos para ficar com a visão coberta pelo fita/pano e faça alguns pedidos:
"André e Celina, vocês que estão com a visão coberta terão que identificar que bichos são esses. Peça a alguns alunos que imitem bichos: cachorro, galo, macaco, etc.Tentem acertar que bichos são esses..."
" Agora, tentem adivinhar quem são os alunos que estão imitando os bichos ".
Essas tarefas são importantes para que os alunos sejam estimulados a prestarem atenção aos sons de forma seletiva e memorizá-los.
DICA 3 - Professor, procure ampliar a quantidade de alunos que participem como protagonistas das atividades, isso possibilitará que eles entendam e assimilem com mais clareza a importância dos exercícios.
3 - JOGO DAS RIMAS - Nesta fase divida os alunos em 5 grupos e organize a atividade de forma que eles entendam o que é rima, que qualquer palavra pode ser rimada.
A - Professor, cite algumas palavras e peça para os grupos rimarem com outra palavra, por exemplo: Rato rima com...gato; pata rima com...lata; chuva rima com...uva, etc. Estimule os alunos a criarem suas próprias rimas e peça para que eles apresentem no jogo.
B - Na atividade das rimas é muito importante que os alunos exercitem bastante e sejam criativos. Atualmente, com a quantidade de informação que eles recebem, é bem comum encontrarmos alunos que saibam rimar com facilidade.
FINALIZANDO A AULA:
Caro Professor, finalize a aula promovendo a brincadeira da identificação das sílabas. Reuna os alunos em um círculo e peça que um dos alunos fale e você escreva em um papel uma palavra para ser apresentada, onde o grupo deverá idenficar as sílabas.
Possibilite que isso ocorra por três ou quatro oportunidades.
Vídeo do "Jogo das Sílabas" - http://www.youtube.com/watch?v=2-k3JE8NMPY
Vídeo: "Trabalhando com som e letras - Fonemas" - http://www.youtube.com/watch?v=2nmLvOBN9v4&feature=related
Acesse a página: http://www.slideshare.net/Licaraujo/jogos-e-materiais-para-alfabetizao-em-contextos-de-mltiplos-letramentos-4028745
A avaliação desta aula será realizada através de um exercício que os alunos farão em casa e deverão entregar na próxima aula. O professor organizará diversas palavras numa folha de papel, onde os alunos deverão tentar separar as sílabas.
Insira palavras de acordo com o nível de aprendizagem da turma.
Quatro estrelas 4 classificações
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29/03/2012
Três estrelasAchei muito interessante porque através da brincadeira o professor consegue envolver a criança fisicamente e cognitivamente
12/03/2012
Cinco estrelasamei as sujestões de atividades contidas neste tipo de aula.
01/06/2011
Cinco estrelasExcelente trabalho.Adorei
16/03/2011
Cinco estrelasmuito bom!!!! gostei