Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo de Bingo das letras (aula 1)

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Piementel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos;

Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos;

Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá já ter iniciado o seu processo de alfabetização, identificando as letras e formando palavras.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula será desenvolvida na sala de aula dos alunos. Para isso, será necessário alguns materiais para serem apresentados durante as atividades. Lembre aos alunos que, serão desenvolvidas atividades em que  AS PALAVRAS serão utilizadas e, OS JOGOS nos auxiliarão nessa aprendizagem.

ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO :

1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Professor, busque materiais que serão utilizados na nossa aula, tais como:

Cartolinas - com letras distribuídas;

Fonte: Cartela de Bingo 

Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar (serão úteis para os alunos realizarem algumas operações matemáticas - adição e/ou subtração, em especial).

Fonte: Tampinhas de garrafas Pet 

Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas aas letras.

Fonte: Alfabeto Ilustrado 

DICA 1 - Com os materiais organizados explique para os alunos que será muito importante que eles cuidem desses materais para que sejam utilizados durante toda a aula; 

DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet.Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.

2 - APRESENTAÇÃO DO JOGO "BINGO DAS LETRAS":

Professor, divida os alunos em 5 grupos, com aproximadamente 5/6 alunos por cada mesa e distribua os materiais que serão utilizados pelos alunos.Lembre-os que TODOS são importantes no jogo e, busque indicar responsabilidades para cada aluno, tais como: marcadores das letras, marcadores de pontos.

Procure debater com os alunos as regras do jogo e dê oportunidades para que aqueles que quiserem falar, explicar alguma situação do jogo possam ser ouvidos por todos.

Apresente a CARTELA (cartolina com as letras) aos grupos e aponte para os alunos que existem uma quantidade de letras, e possibilite que os alunos analisem o material, se há letras duplicadas, triplicadas, etc.

No momento que distribuir as tampinhas de garrafas pet seja claro na questão da sua utilização e, contextualize a possibilidade de utilizar materiais diferentes e de fácil aquisição para serem utilizados em jogos, como estamos fazendo na nossa aula. Deixe sobre as mesas uma boa quantidade de tampinhas, mas peça que os alunos respeitem aqueles qeu serão denominados "marcadores das cartelas ". Nesta atividade teremos também o "marcador de pontos" que ficara responsável pela contagem de cada ponto certo, de cada letra que o grupo acertar na cartela.

ATIVIDADE II - SIMULAÇÃO DO JOGO

Nesta fase, simule uma situação do jogo e, aproveite para realizar algumas correções na atividade. Lembre-se que é muito importante modificar as funções durante o jogo, ou seja, possibilitar que todos os alunos vivenciem as diversas funções no jogo.

Nesta simulação, o profesor deverá "cantar" a letra do alfabeto procurando utilizar da criatividade e fazer, por exemplo, algumas analogias, por exemplo:

A - "Pessoal, a 1ª letra do nome da nossa cidade (por exemplo, Itú)letraaaaaaaaaaaaaaaaaa "I".

Neste momento, os alunos deverão buscar a letra na cartela do bingo e, verificar se há mais de uma letra, colocando a tampinha da garrfa de Pet em cima da(s) letra(s).Em caso da marcação estar correta cada letra certa valerá 1 ponto para o grupo.

B- " Moçada, essa letra é a 1ª letra do alfabetooooooooooooooooooo...letra "A".

DICA 3 - Professor, esse é o momento de utlizar a sua criatividade e buscar estimular os alunos a participarem do jogo com brincadeiras e alusões a bairros, frutas,etc.

ATIVIDADE III - "JOGANDO O BINGO DAS LETRAS"

Professor, nesta parte do jogo estaremos mais avançados e você terá que preparar outras cartolinas em que o bingo forme palavras.

Fonte: Bingo das Palavras 

Portanto, os alunos devem perceber e identificar as letras que formarão as palavras.Peça que, ao formar uma palavra o grupo deverá falar em conjunto essa palavra, para que todos identifiquem que formara um "bingo".

Dica 4 - Professor, nessa função de "cantar" a letra do jogo dê oportunidades para que alguns alunos possam participar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será através da construção de cartelas de bingo,onde cada aluno deverá trazer, na próxima aula, duas folhas A4, onde uma poderá ser com as letras em posições variadas e, outra deverá ser através da formação de palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 9/21 - 42.86%
  • Quatro estrelas 12/21 - 57.14%
  • Três estrelas 0/21 - 0%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROSANI GLOVATZKI, CEIM , Santa Catarina - disse:
    rosaniglovatzki@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    A aula sopa das letras , e´importante para as crianças educaçao infantil as series inicial para concentraçao e o lúdico.


  • Luci Bertuzzi, Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    lucibertuzzi@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    A segunda atividade bingo das letras é importante para os alunos do 2º ano, gostei muito.É uma aula onde desenvolve consentração e atenção.


  • Elaine Cristina do Nascimento, ESCOLA MUNICIPAL CEI BELA VISTA DO PARAISO - EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    nani.cfm@gmail.com.br

    19/07/2013

    Cinco estrelas

    os alunos gostaram bastante e solicitam o bingo das letras com frequência.


  • Angela Moura, EPG tom Jobim , São Paulo - disse:
    agbmoura@gmail.com

    14/05/2013

    Quatro estrelas

    Olá Cristiane e Marcos Meus alunos adoraram jogar bingo. Uma dica que deu certo, "cantar" o jogo e marcá-lo com letras móveis. Faltou explicar como vcs fizeram a marcação dos pontos.


  • DANIELA EVANGELISTA CORDEIRO, ESCOLA ESTADUAL BARAO DO RIO BRANCO , Amazonas - disse:
    daniecordeiro@yahoo.com.br

    24/03/2013

    Cinco estrelas

    a cartolina com as letras e uma para cada grupo?


  • luciane, CER , Rio de Janeiro - disse:
    lucianetricolor@hotmail.com

    12/01/2013

    Quatro estrelas

    Adorei!!!!


  • fabiana aragão macau, INSTITUTO FILIPPO SMALDONE , Ceará - disse:
    fabianamacau@hotmail.com

    11/05/2012

    Quatro estrelas

    É através do jogo que os alunos conseguem ter melhor compreensão, vem facilitando seu desempenho em outro atividades. Assim tem uma interação com os outros conteudos.


  • Rita da Conceição de Araujo Machado, ESC MUL FERNANDO TORRES , Piauí - disse:
    ritaraujo66@hotmail.com

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    Legal e completo,gostei muito e com certeza vai dar suporte para meu projeto.


  • Lidia Maria Santos Aguiar, CEE 01 DE BRAZLANDIA , Distrito Federal - disse:
    aquilme@gmail.com

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal, durante a leitura fiquei a pensar na dinâmica desta aula e quanto os alunos terão lembranças positivas desta fase tão importante que é a alfabetização.


  • Rosangela UNESP/UNIVESP, EE JOSE EDSON , São Paulo - disse:
    roseeviola@hotmail.com

    09/10/2011

    Quatro estrelas

    Sou professora de Ed. Física, Trabalho do 6º ano em diante, e como todos sabem, infelizmente os alunos chegam até esta fase sem saber a ler, por isso gostei muito da atividade ela me deu outras idéias para poder ajudar meus alunos. Obrigada e Parabéns


  • Maria Aparecida Queiroz Loengo, UNESP/UNIVESP CURSO DE PEDAGOGIA , São Paulo - disse:
    ma_melquiades@hotmail.com

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    uma maneira simples e divertida para crianças em fase inicial de alfabetização se apropriarem de conhecimento de letras e leitura de palavras. Adorei a interdisciplinaridade proposta e a inserção de temas atuais. A estratégia de não falar o nome das letras e dar dicas para que os alunos falem é muiyo interessante.


  • elisangela , estudante Magisterio , São Paulo - disse:
    e-a-souza2008@ig.com.br

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito interessante, vou aplicar com meus alunos..


  • maria cleide davi nogueira, EM PINGO DE GENTE - POLO , Mato Grosso do Sul - disse:
    pro_nogueira@hotmail.com

    29/09/2011

    Quatro estrelas

    È muito importante esse trabalho nessa fase, pois, a criança através dos jogos pedagógicos estará passando por algumas hipóteses de leitura e escrita, e o professor estará reestruturando essa aprendizagem ajudando no desenvolvimento da criança, como seres que pensam e agem no processo de ensino-aprendizagem.


  • yara auilo haikal, Professora da rede pública , São Paulo - disse:
    yaraauilo@terra.com.br

    01/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei sugestões !!!também estou voltando à alfabetização e sempre é bom pesquisar !gostei!


  • adriane wollmann, EMEF Santa Izabel , Rio Grande do Sul - disse:
    adrianewollmann@hotmail.com

    15/01/2011

    Quatro estrelas

    Adorei!!! Este ano terei minha primeira turma de alfabetização, estou procurando atividades para iniciar este processo.


  • luzilene Alves, E.M.Sebastião Tavares da Silva , Mato Grosso - disse:
    Proflenealves@hotmail.com

    20/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, é muito atrativa e inclusiva, e com certeza nenhum aluno rejeitaria aprender desta maneira. valeu!!!!


  • Alexandra Molina, EPG TOM JOBIM , São Paulo - disse:
    ama-trindade@hotmail.com

    09/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da idéia porque sua execução é relativamente simples e bastante eficaz.


  • Emily, Escola Municipal Noronha Santos , Rio de Janeiro - disse:
    emykat2emily@gmail.com

    19/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, já conhecia a atividade, mas acrescentei novas possibilidades de utilização da mesma. Parabéns professora!!!


  • joseane rodrigues de oliveira, semed , Alagoas - disse:
    joseane.coodpedagogica@hotmail.com

    11/08/2010

    Quatro estrelas

    aula muito interessante parabéns professor


  • Pedrina Borges Santos, secretaria de educação , Ceará - disse:
    pedrina_borges@hotmail.com

    05/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o bingo, e estou a procura de atividades que possam auxiliar os professores na alfabetização, pois estou trabalhando na secretaria de educação, vejo que os professores tem dificuldades de alfabetizar as crianças. eE com este jogo com certeza irá ajudar bastante.


  • Adriane, Universidade Estadual de Ponta Grossa , Paraná - disse:
    adrireizer@hotmail.com

    04/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei o bingo, nunca tinha visto.. Estou no primeiro ano de pedagogia e estou a procura de atividades que possam auxiliar na alfabetização, pois estou trabalhando numa escola em que varias crianças tem dificuldades no reconhecimento das letras e palavras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.