30/07/2010
Marcos Vinícios Piementel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos;
Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos;
Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula.
O aluno deverá já ter iniciado o seu processo de alfabetização, identificando as letras e formando palavras.
Caro Professor, esta aula será desenvolvida na sala de aula dos alunos. Para isso, será necessário alguns materiais para serem apresentados durante as atividades. Lembre aos alunos que, serão desenvolvidas atividades em que AS PALAVRAS serão utilizadas e, OS JOGOS nos auxiliarão nessa aprendizagem.
ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO :
1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Professor, busque materiais que serão utilizados na nossa aula, tais como:
Cartolinas - com letras distribuídas;
Fonte: Cartela de Bingo
Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar (serão úteis para os alunos realizarem algumas operações matemáticas - adição e/ou subtração, em especial).
Fonte: Tampinhas de garrafas Pet
Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas aas letras.
Fonte: Alfabeto Ilustrado
DICA 1 - Com os materiais organizados explique para os alunos que será muito importante que eles cuidem desses materais para que sejam utilizados durante toda a aula;
DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet.Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.
2 - APRESENTAÇÃO DO JOGO "BINGO DAS LETRAS":
Professor, divida os alunos em 5 grupos, com aproximadamente 5/6 alunos por cada mesa e distribua os materiais que serão utilizados pelos alunos.Lembre-os que TODOS são importantes no jogo e, busque indicar responsabilidades para cada aluno, tais como: marcadores das letras, marcadores de pontos.
Procure debater com os alunos as regras do jogo e dê oportunidades para que aqueles que quiserem falar, explicar alguma situação do jogo possam ser ouvidos por todos.
Apresente a CARTELA (cartolina com as letras) aos grupos e aponte para os alunos que existem uma quantidade de letras, e possibilite que os alunos analisem o material, se há letras duplicadas, triplicadas, etc.
No momento que distribuir as tampinhas de garrafas pet seja claro na questão da sua utilização e, contextualize a possibilidade de utilizar materiais diferentes e de fácil aquisição para serem utilizados em jogos, como estamos fazendo na nossa aula. Deixe sobre as mesas uma boa quantidade de tampinhas, mas peça que os alunos respeitem aqueles qeu serão denominados "marcadores das cartelas ". Nesta atividade teremos também o "marcador de pontos" que ficara responsável pela contagem de cada ponto certo, de cada letra que o grupo acertar na cartela.
ATIVIDADE II - SIMULAÇÃO DO JOGO
Nesta fase, simule uma situação do jogo e, aproveite para realizar algumas correções na atividade. Lembre-se que é muito importante modificar as funções durante o jogo, ou seja, possibilitar que todos os alunos vivenciem as diversas funções no jogo.
Nesta simulação, o profesor deverá "cantar" a letra do alfabeto procurando utilizar da criatividade e fazer, por exemplo, algumas analogias, por exemplo:
A - "Pessoal, a 1ª letra do nome da nossa cidade (por exemplo, Itú)letraaaaaaaaaaaaaaaaaa "I".
Neste momento, os alunos deverão buscar a letra na cartela do bingo e, verificar se há mais de uma letra, colocando a tampinha da garrfa de Pet em cima da(s) letra(s).Em caso da marcação estar correta cada letra certa valerá 1 ponto para o grupo.
B- " Moçada, essa letra é a 1ª letra do alfabetooooooooooooooooooo...letra "A".
DICA 3 - Professor, esse é o momento de utlizar a sua criatividade e buscar estimular os alunos a participarem do jogo com brincadeiras e alusões a bairros, frutas,etc.
ATIVIDADE III - "JOGANDO O BINGO DAS LETRAS"
Professor, nesta parte do jogo estaremos mais avançados e você terá que preparar outras cartolinas em que o bingo forme palavras.
Fonte: Bingo das Palavras
Portanto, os alunos devem perceber e identificar as letras que formarão as palavras.Peça que, ao formar uma palavra o grupo deverá falar em conjunto essa palavra, para que todos identifiquem que formara um "bingo".
Dica 4 - Professor, nessa função de "cantar" a letra do jogo dê oportunidades para que alguns alunos possam participar.
Observe essa aula sobre " Bingo das letras" - http://www.youtube.com/watch?v=vnKGpk9-bx8
Leia o trabalho sobre O Jogo de "Bingo das Letras" - http://www.cenpec.org.br/memoria/uploads/F394_066-05-00014%20Ensinar%20pra%20Valer%21Aprender%20pra%20Valer%21M%F3dulo%201%20-%20Jogos.pdf
A avaliação desta aula será através da construção de cartelas de bingo,onde cada aluno deverá trazer, na próxima aula, duas folhas A4, onde uma poderá ser com as letras em posições variadas e, outra deverá ser através da formação de palavras.
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Quatro estrelasA aula sopa das letras , e´importante para as crianças educaçao infantil as series inicial para concentraçao e o lúdico.
25/07/2013
Cinco estrelasA segunda atividade bingo das letras é importante para os alunos do 2º ano, gostei muito.É uma aula onde desenvolve consentração e atenção.
19/07/2013
Cinco estrelasos alunos gostaram bastante e solicitam o bingo das letras com frequência.
14/05/2013
Quatro estrelasOlá Cristiane e Marcos Meus alunos adoraram jogar bingo. Uma dica que deu certo, "cantar" o jogo e marcá-lo com letras móveis. Faltou explicar como vcs fizeram a marcação dos pontos.
24/03/2013
Cinco estrelasa cartolina com as letras e uma para cada grupo?
12/01/2013
Quatro estrelasAdorei!!!!
11/05/2012
Quatro estrelasÉ através do jogo que os alunos conseguem ter melhor compreensão, vem facilitando seu desempenho em outro atividades. Assim tem uma interação com os outros conteudos.
18/04/2012
Cinco estrelasLegal e completo,gostei muito e com certeza vai dar suporte para meu projeto.
03/11/2011
Cinco estrelasMuito legal, durante a leitura fiquei a pensar na dinâmica desta aula e quanto os alunos terão lembranças positivas desta fase tão importante que é a alfabetização.
09/10/2011
Quatro estrelasSou professora de Ed. Física, Trabalho do 6º ano em diante, e como todos sabem, infelizmente os alunos chegam até esta fase sem saber a ler, por isso gostei muito da atividade ela me deu outras idéias para poder ajudar meus alunos. Obrigada e Parabéns
04/10/2011
Cinco estrelasuma maneira simples e divertida para crianças em fase inicial de alfabetização se apropriarem de conhecimento de letras e leitura de palavras. Adorei a interdisciplinaridade proposta e a inserção de temas atuais. A estratégia de não falar o nome das letras e dar dicas para que os alunos falem é muiyo interessante.
04/10/2011
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante, vou aplicar com meus alunos..
29/09/2011
Quatro estrelasÈ muito importante esse trabalho nessa fase, pois, a criança através dos jogos pedagógicos estará passando por algumas hipóteses de leitura e escrita, e o professor estará reestruturando essa aprendizagem ajudando no desenvolvimento da criança, como seres que pensam e agem no processo de ensino-aprendizagem.
01/02/2011
Cinco estrelasadorei sugestões !!!também estou voltando à alfabetização e sempre é bom pesquisar !gostei!
15/01/2011
Quatro estrelasAdorei!!! Este ano terei minha primeira turma de alfabetização, estou procurando atividades para iniciar este processo.
20/10/2010
Quatro estrelasGostei da aula, é muito atrativa e inclusiva, e com certeza nenhum aluno rejeitaria aprender desta maneira. valeu!!!!
09/10/2010
Quatro estrelasGostei muito da idéia porque sua execução é relativamente simples e bastante eficaz.
19/09/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, já conhecia a atividade, mas acrescentei novas possibilidades de utilização da mesma. Parabéns professora!!!
11/08/2010
Quatro estrelasaula muito interessante parabéns professor
05/08/2010
Cinco estrelasAdorei o bingo, e estou a procura de atividades que possam auxiliar os professores na alfabetização, pois estou trabalhando na secretaria de educação, vejo que os professores tem dificuldades de alfabetizar as crianças. eE com este jogo com certeza irá ajudar bastante.
04/08/2010
Quatro estrelasAdorei o bingo, nunca tinha visto.. Estou no primeiro ano de pedagogia e estou a procura de atividades que possam auxiliar na alfabetização, pois estou trabalhando numa escola em que varias crianças tem dificuldades no reconhecimento das letras e palavras.