Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da Amazônia

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir sobre a importância da Amazônia. Correlacionar a Amazônia com o equilíbrio ambiental e climático. Entender que certas ações antrópicas podem afetar a Amazônia.
Duração das atividades
1 a 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2073/imagens/labinformatica.png

Nos últimos dias a Amazônia tem sido palco de muitas reportagens, seus alunos sabem o porquê?
Comece sua aula pedindo aos alunos que leiam os textos destas duas reportagens:
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1127272-16052,00-LEI+QUE+REGULARIZA+TERRAS+IRA+BENEFICIAR+GRILEIROS+AFIRMA+MARINA+SILVA.html  
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2073/imagens/amazonia.png

E a reportagem a seguir: http://www.estadao.com.br/amazonia/radiografia_maquina_de_fazer_chuva.htm
Após a leitura discuta com os alunos a respeito da postura da ex-ministra Marina da Silva. Que riscos a Amazônia corre? Qual a importância deste espaço para estas pessoas e para nós?
A Amazônia é um grande bioma muito importante e que vem sendo degradado há algum tempo. No Portal do Professor, há um áudio que comenta dos problemas que ocorreram nesta região quando houve o ciclo da mineração.


Impactos ambientais da exploração de minério (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17951/impactos_ambientais_da_exploracao_de_minerio.mp3)
Qual a relação do áudio com as reportagens? Que aspectos são comuns tanto no áudio quanto nas reportagens? O que seria reabilitar uma área degradada? As ações para esta reabilitação podem ser utilizadas nos problemas atuais que a Amazônia está passando? Qual a influência da Amazônia nas mudanças climáticas?
Para ilustrar a aula sugerimos este vídeo sobre a Amazônia.
http://www.estadao.com.br/amazonia/video_05.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2073/imagens/amazonia3.png

A AMAZÔNIA E A INFLUÊNCIA SOBRE O CLIMA


Para explorar mais sobre como a Amazônia influência o clima do Brasil e como o desmatamento desta área pode afetar o clima sugerimos que os alunos leiam a reportagem disponível no sítio abaixo e veja os recursos interativos da Expedição Rios Voadores.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1663004-4005-758488-0-25112007,00.html  
http://www.richards.com.br/expedicao/  
Caso o professor queira baixar a animação contida no sítio acima, para passar aos alunos em sala de aula ou laboratório de informática, sugerimos o acesso a este endereço: http://www.riosvoadores.com.br/downloads.php  
De que forma a Floresta Amazônica influência o clima do Brasil? O que pode com o clima, caso o desmatamento aumente drasticamente? Somando o conhecimento advindo das leituras anteriores, qual a probabilidade deste aumento no desmatamento ocorrer?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2073/imagens/atividadecomplementar.gif
Agora que os alunos já detêm certo conhecimento da importância da Amazônia e do que está ocorrendo com ela atualmente, peça que eles em grupos de 4 a 5 integrantes desenvolvam uma campanha de defesa em prol deste ecossistema, abordando os riscos que a região corre e sua importância dentro do contexto nacional. Enfatize a importância da Amazônia sobre o clima nacional.
Estimule a leitura de outros textos e reportagens (sugerimos alguns sítios em recursos complementares), também recorra à criatividade deles na maneira de expor suas campanhas. Tem-se uma série de recursos que podem ajudar na confecção da campanha. Os alunos podem fazer no formato de áudio, utilizando trechos das reportagens para fundamentar a campanha, parodiar músicas ou fazer uma entrevista (entre eles mesmos). Ao fim da tarefa eles podem publicar seus áudios em um podcast. Para saber mais sobre este assunto acesse o vídeo-tutorial no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalShowVideoAction.action?videoPath=../videos/como_criar_podcast.flv  
 

Relações do tema com outras disciplinas


A Amazônia é um assunto possível de entrar em diversas disciplinas. Por exemplo, a questão fundiária, os “grileiros”, a exploração da terra de maneira indevida pode ser abordada pelos professores de Geografia e Sociologia.
A matéria prima de muitos fármacos pode ser encontrada em espécies endêmicas da Amazônia. Os interesses que estes compostos químicos mobilizam (indústria farmacêutica, pesquisas na área, entre outros) possibilita um diálogo produtivo com a disciplina de Química.
Sobre o desmatamento, é interessante buscar também outras aulas que trabalham este tema, tais como a aula Desmatamento – Tolerância zero, disponível no endereço a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1465  
E na Revista Nova Escola, este plano de aula também trabalha o problema do desmatamento na Amazônia: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mata-morre-428114.shtml  
Quer ajudar a Amazônia? Seja um ativista virtual!
Você e seus alunos podem ser ativistas virtuais. A reportagem a seguir traz um tutorial de como podemos ajudar a denunciar os crimes ambientais feitos contra a Amazônia.
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL883891-16052,00.html
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Impactos ambientais da exploração de minério Áudio
Recursos Complementares
Sítios sobre a Amazonia http://www.globoamazonia.com/ Reportagem com ministro do meio ambiente, sobre a regularização das terras na Amazonia: http://oglobo.globo.com/blogs/amazonia/ Código florestal: "Antes de ampliar o desmatamento, é preciso recuperar as áreas degradadas", diz Ideli Salvatti http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=311562 Fraudadores alegam ter transportado 40 m³ de madeira em moto http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1127773-16052,00-FRAUDADORES+ALEGAM+TER+TRANSPORTADO+M+DE+MADEIRA+EM+MOTO.html Expedição Rios Voadores http://www.riosvoadores.com.br/ http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1017445-16052,00.html
Avaliação
A avaliação se dará pela produção da campanha em prol da Amazônia, produzida pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.