Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Grande Jogo da memória (aula 2)

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos;

Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter iniciado o seu processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nesta atividade desenvolveremos o JOGO DA MEMÓRIA, onde buscaremos trabalhar com a memória, as palavras e suas associações com imagens. Para isso, faremos essa atividade na sala de aula e utilizaremos alguns materiais que devem estar praparados com antecedência.

MATERIAIS - Cartolinas com nomes de animais; objetos; pessoas, etc.

Cartolinas com figuras que devem estar associadas com os nomes da outra cartolina.

ATIVIDADE I - INICIANDO O JOGO DA MEMÓRIA -

Professor, com os alunos em sala explique os objetivos das atividades e, aponte que utilizaremos a MEMÓRIA  e a FORMAÇÃO DAS PALAVRAS como elementos fundamentais em nossa aula. Para isso, todos devem estar bem atentos e, a partir do momento que houver dúvidas perguntar, imediatamente, para que o jogo seja dinâmico.

Como vamos desenvolver tarefas através de associações iniciaremos a nossa aula com uma atividade preliminar:

1- Professor, escolha dois alunos para participarem desta 1ª atividade. Na verdade, TODOS os alunos estarão participando, porém, apenas dois tentarão memorizar o que for pedido e, depois tentarão lembrar.

Comece assim: " Pessoal, o João e a Lúcia vão tentar memorizar onde todos os alunos estão sentados neste momento. Eles sairão da sala e, ao retornarem deverão apontar quais alunos trocaram de lugar, ok?!" Portanto,os dois alunos deverão sair da sala, troque 4/5 alunos nesse início e, peça que os alunos retornem e apontem quais alunos mudaram de lugar. Peça a turma que colabore e não dê nenhuma dica.

DICA 1 - A partir do momento que os alunos tiverem dificuldade em apontar aqueles que trocaram de lugar, dê a 1ª dica que deverá ser a 1ª letra do nome dessa pessoa, ou seja: " Pessoal, trocamos 4 alunos de lugar, um deles começa com a letra M          (Mário), a 2ª pessoa o nome começa com a letra E (Eduardo);

DICA 2 - Dê continuidade a atividade mudando os alunos que deverão memorizar e, utilize outras formas para o jogo, por exemplo, retirando um objeto como o apagador, ou a cadeira do professor, ou retirar uma mesa de algum colega, e colocá-la no fundo da sala.

ATIVIDADE II - O JOGO DA MEMÓRIA -

Professor, agora organize a sala da seguinte forma: reuna 4 mesas onde serão colocados os cartões e divida os alunos em 5 ou 6 mesas de jogo.

Distribua três cartões para cada grupo onde estarão fixadas figuras de animais, tais como: macaco/elefante/peixe/ e outras cartelas onde estarão presentes os nomes desses animais. O objetivo, evidentemente, é que os alunos associem as figuras aos nomes de animais.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SN59uGPM3CI/AAAAAAAAFPw/dpgUBJQMaYc/s400/Sem+T%C3%ADtulo-109.JPG 

DICA 3 - Professor, busque explorar outras situações como nomes de objetos e clubes de futebol e, já que estamos em época de copa do mundo nomes de jogadores de futebol, por exemplo.

Professor, aproveite esta tarefa para desenvolver a divisão de sílabas; contagem de sílabas; e formação das palavras com as vogais e consoantes.

ATIVIDADE III - O JOGO DA MEMÓRIA - CONSTRUINDO AS PALAVRAS

Professor, a dinâmica é a mesma da atividade anterior, porém, na cartela onde está o nome daquilo que o aluno deve associar o local não tem a palavra completa e, o grupo deverá associar e completar a palavra para memorizar aquilo que se pede.

Observe a imagem abaixo que pode ser utilizada para os alunos analisarem a formação das palavras.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_Z2K1RbvS1-0/Si9kNHzz95I/AAAAAAAACcM/fFi6P-XzQPs/s400/AN%C3%81LISE+DAS+PALAVRAS.JPG 

Professor, finalize a aula realizando um breve debate sobre o tema da aula - MEMÓRIA - e com as atividades que eles participaram.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula dar-se-á através da produção da turma durante a aula na associação das palavras; na formação destas e como os alunos trabalham com a memória.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.