18/10/2010
Marcos Vinícios Piementel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Identificar e diferenciar as formas geométricas apresentadas;
Reconhecer, em especial, as formas geométricas básicas presentes no dia a dia;
Questionar o professor quando no momento de dúvidas na apresentação e execução dos jogos.
O aluno já deve ter iniciado o seu processo de alfabetização.
Caro Professor, nesta aula vamos representar figuras e formas geométricas. Faremos algumas atividades onde poderemos avaliar: a escrita, operações matemáticas e artes, através de jogos.
ATIVIDADE I - IDENTIFICANDO FORMAS GEOMÉTRICAS -
Caro Professor, inicie essa aula na sala de aula da turma e, apresente para os seus alunos as formas geométricas abaixo.
Fonte: Formas Geométricas Básicas
Inicialmente, apresente as formas geoméricas básicas (triângulo, círculo, quadrado e retângulo).Observe se eles identificarão, corretamente, as figuras e pergunte aos alunos quais formas são mais comuns de encontrarmos.
Contextualize o debate e, forneça alguns exemplos do dia a dia: Círculo = lua cheia / Triângulo = pirâmides / Quadrado = televisão / Retângulo = campo de futebol, etc.
Peça aos alunos que tentem exemplificar formas geométricas em outras situações.
DICA 1 - Dependendo da participação da turma apresente outras formas geométricas, tais como:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/conteudo/desenhos-para-colorir/matematica/formas-geometricas.gif
Professor, a partir desse momento apresente para os alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&feature=related
ATIVIDADE II - IDENTIFICANDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS NA ESCOLA
Professor, faça um passeio com seus alunos por toda a escola e, explique que farão uma atividade de pesquisa em duplas.Cada dupla deverá levar um papel A4 (forneça para os alunos), uma caneta ou hidrocor e uma pasta ou prancheta para apoiarem na escrita, e peça que observem pela escola onde encontram as formas básicas geométricas, que eles sejam bem observadores e, que debatam para escolherem os melhores exemplos.
Assim que finalizarem essa atividade os alunos devem se dirigir para a quadra de esportes. Peça que escrevam os nomes dos alunos no papel que anotaram esta atividade.
Eles deverão apresentar formas que estão presentes na realidade de uma escola, tais como:
Fonte: Mesa de estudos
Fonte: Quadro de aula
Professor, disponibilize um tempo para isso e, acompanhe os alunos por esse passeio pela escola. Após o tempo destinado para isso, reuna os alunos novamente e disponibilize mais uma folha para a dupla para a próxima atividade.
Eles continuarão a trabalhar em duplas, mas agora o tempo será de 5 minutos e você não deverá dar nenhuma dica, já que na atividade anterior foi possível auxiliá-los com alguma explicação. Após o término desse tempo fixo, reuna os alunos e se encaminhe para a quadra.
DICA 2 - Esse material (das duas atividades) deverá ser guardado para ser aproveitado na avaliação dos alunos.
ATIVIDADE III - FORMAS GEOMÉTRICAS NA QUADRA -
Professor, antes de encaminhar-se com os alunos para a quadra você deverá preparar o seguinte material:
Cartolinas - com formas geométricas básicas desenhadas.
Leve para a quadra alguns lápis de cera para os alunos pintarem os desenhos nas cartolinas.
Porém, os desenhos das formas geométricas já devem estar desenhados nas cartolinas por você e, quem sabe, alguns colaboradores e todas as formas também deverão estar desenhadas na quadra (com giz branco e coloridos) no mesmo tamanho (ou bem próximo) das figuras nas cartolinas.
Divida a turma em 5 ou 6 grupos e disponibilize para eles as cartolinas.
A - Peça para colorirem as figuras;
B - Peça para recortarem as figuras;
C- Ao seu sinal, peça que cada grupo, separadamente, identifique as figuras que estarão espalhadas pela quadra e que todos os desenhos se "encaixem" nos desenhos da quadra. Faça uma brincadeira marcando tempo para esta atividade e qual grupo consegue acertar todas as figuras.
Finalize a sua aula fornecendo giz para os alunos e autorizando-os a pintarem as formas geométricas na quadra, pedindo para anotar o nome da figura. Por exemplo,divida as figuras em várias partes pela quadra, algo do tipo:
Fonte: http://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/occ021dfa/5936770_PIH0S.gif
http://www.youtube.com/watch?v=ryktc4TCQGE
Leia a proposta de trabalho sobre geometria:
A avaliação dessa aula dar-se-á, sobretudo, pela levantamento dos trabalhos realizados pelo passeio pela escola e, a identificação de formas geométricas pelas duplas de alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2011
Cinco estrelasValeu a pena entrar neste site. Obrigada pela ajuda!!!
16/04/2011
Cinco estrelasobrigado seu plano é mil me ajudou muito! estou terminando o magistério estou com dificuldade em fazer planos de aula
26/01/2011
Três estrelasGostei de sua ideia de aula, simples porem objetiva e fácil de trbalhar, servirá de idéias para outros trabalhos. Parabéns!