03/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
O aluno poderá aprender sobre o nascimento e a morte de estrelas celestes, bem como sobre os diferentes tipos de estrelas celestes existentes no Universo, como as estrelas Anãs amarelas, Anãs vermelhas, entre outras.
Nesta aula é fundamental que o aluno saiba a defiinição de estrela celeste e Universo para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
Estando os alunos organizados em dupla no laboratório de informática, o professor deverá mostrar a eles a imagem (Fig. 1) que está disponível abaixo.
Figura 1: Imagem de diversas estrelas
Disponível em: http://conversamos.files.wordpress.com/2008/08/estrelas.jpg Acessado em: 30 Maio de 2010.
Observação:
A imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá questionar os alunos sobre a imagem em questão, conforme sugeridas no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão
Neste momento, o professor deverá estar atento para verificar quais os conhecimentos prévios dos alunos com relação ao tema da aula, de forma a avaliar o aprendizado deles no final destas aulas.
Atividade 1
Após ouvir as respostas dos alunos, o vídeo postado a seguir deverá ser mostrado aos alunos.
Para isso, o professor deverá pedir para que cada dupla acesse o link do vídeo “O Universo: Vida e Morte das Estrelas (Fig.2), com duração de 10 minutos e 01 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo: "Vida e Morte das Estrelas"
http://www.youtube.com/watch?v=9LTajMKV0p4&feature=fvw Acessado em: 30 Maio 2010.
Figura 2: Vídeo “Vida e Morte de uma estrela”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O professor deverá pedir para que todos prestem atenção no vídeo, pois cada dupla deverá responder algumas questões após assisti-lo, as quais estão disponíveis, no roteiro abaixo.
Roteiro de questões referente ao primeiro vídeo:
Em seguida, quando todos terminarem de assistir ao vídeo e responderem o roteiro de questões, o professor deverá promover uma conversa entre os alunos, de forma a socializarem seus conhecimentos, bem como, para que dúvidas sejam esclarecidas neste momento.
Atividade 2
Continuando a aula, neste momento, o professor poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Será que todas as estrelas celestes possuem algum nome específico?
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá ressaltar que as estrelas recebem um nome de acordo com a União Astronômica Internacional. Feito isto, o professor deverá pedir para que os alunos formem grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas e, em seguida, deverá pedir para, que cada grupo pesquise em sites da Internet, bem como em livros didáticos, uma das seguintes estrelas celestes:
O professor deverá pedir para que cada grupo pesquise os seguintes conceitos relacionados a essas estrelas celestes:
Observação:
É muito importante que cada grupo pesquise apenas um tipo de estrela celeste.
Links de sites para pesquisa
http://www.cdcc.usp.br/cda/sessao-astronomia/indice-geral-sa/estrelas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_hipergigante
http://www.infoescola.com/estrelas/ana-branca/ (Fig.3)
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/estrela-ana-branca-fara-supernova-rara-08092009-11.shl
http://www.guia.heu.nom.br/anas.htm
http://www.on.br/glossario/alfabeto/e/est_super_gig.html
Figura 3: Imagem do site “Infoescola ”
Concluídas as suas pesquisas, os grupos deverão socializar, oralmente, com os demais as informações obtidas nesta, sendo o professor mediador deste momento.
Atividade 3
Finalizada a apresentação dos resultados, o professor deverá pedir para que os alunos elaborem um Mural (Fig.4) contendo a imagem e textos informativos de todas as estrelas pesquisadas. Para isto, cada grupo deverá fazer um cartaz, com figuras e textos explicativos, sobre a estrela pesquisada e fixar no Mural - a ser construído a partir da produção de cada grupo.
Figura 4: Exemplo de Mural
Fonte: Do autor
Observamos que este é um importante momento, pois além de estar trabalhando a organização e criatividade dos alunos, também o trabalho em equipe está sendo privilegiado nesta atividade.
Finalizada a elaboração do Mural, o professor deverá pedir para que os alunos escolham um lugar na escola para fixá-lo, orientando-os que este local deve possibilitar que os demais alunos da escola possam entrar em contato com o Mural e conhecer estas estrelas.
Os links abaixo se referem ao conceito Morte de uma estrela e tipos de estrelas:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-superior/evolucao-estelar/index.html
http://salteadoresdaarca.wordpress.com/2008/02/11/buraco-negro-a-morte-de-uma-estrela/
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=8642
http://ciencia.hsw.uol.com.br/estrelas6.htm
http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115339.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=ogOUjdj6AcQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Wfv3ACTrgJo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=60M5LrJ2ZFY&feature=related
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de estrelas como elas nascem, morrem,por que a massa é importante para a sua existência. Além disso, é importante que o professor observe como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!