Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estrelas Celestes Morrem?

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender sobre o nascimento e a morte de estrelas celestes, bem como sobre os diferentes tipos de estrelas celestes existentes no Universo, como as estrelas Anãs amarelas, Anãs vermelhas, entre outras.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula é fundamental que o aluno saiba a defiinição de estrela celeste e  Universo para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos organizados em dupla no laboratório de informática, o professor deverá mostrar a eles a imagem (Fig. 1) que está disponível abaixo.    

Figura 1: Imagem de diversas estrelas  

Disponível em: http://conversamos.files.wordpress.com/2008/08/estrelas.jpg     Acessado em: 30 Maio de 2010.     

Observação:   

A imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.  

Em seguida, o professor deverá questionar os alunos sobre a imagem em questão, conforme sugeridas no roteiro abaixo:     

Roteiro de Discussão

  • O que vocês observaram nesta imagem?
  • Vocês sabem dizer quantas estrelas há em nosso Universo?
  • Vocês já imaginaram como seria o céu sem estrelas?
  • Vocês já imaginaram com as estrelas celestes nascem?
  • Vocês acham que as estrelas celestes podem morrer?
  • Se elas pudessem morrer como isso aconteceria?   

Neste momento, o professor deverá estar atento para verificar quais os conhecimentos prévios dos alunos com relação ao tema da aula, de forma a avaliar o aprendizado deles no final destas aulas.

Atividade 1   

Após ouvir as respostas dos alunos,  o vídeo postado a seguir deverá ser mostrado aos alunos.    

Para isso, o professor deverá pedir para que cada dupla acesse o link do vídeo “O Universo: Vida e Morte das Estrelas (Fig.2), com duração de 10 minutos e 01 segundos, conforme postado abaixo.     

Link do vídeo: "Vida e Morte das Estrelas" 

http://www.youtube.com/watch?v=9LTajMKV0p4&feature=fvw Acessado em: 30 Maio 2010.            

Figura 2: Vídeo “Vida e Morte de uma estrela”     

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.   

O professor deverá pedir para que todos prestem atenção no vídeo, pois cada dupla deverá responder algumas questões após assisti-lo, as quais estão disponíveis, no roteiro abaixo.   

Roteiro de questões referente ao primeiro vídeo:     

  • De que forma as estrelas celestes nascem?
  • O que a gravidade faz com grande parte das estrelas celestes?
  • De que forma as estrelas celestes começam a brilhar?
  • Qual é a estrela celeste  mais próxima de nós?
  • A que figura geométrica as estrelas celestes se parecem?
  • Qual é o destino das estrelas celestes?
  • Por que o combustível nuclear é importante para a vida de uma estrela celeste?
  • De quantas maneiras as estrelas celestes podem morrer? Explique.
  • Por que a massa  de uma estrela celeste é importante?              

Em seguida, quando todos terminarem de assistir ao vídeo e responderem o roteiro de questões, o professor deverá promover uma conversa entre os alunos, de forma a socializarem seus conhecimentos, bem como, para que dúvidas sejam esclarecidas neste momento.    

Atividade 2

Continuando a aula, neste momento, o professor poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:   

Será que todas as estrelas celestes possuem algum nome específico?   

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá ressaltar que as estrelas recebem um nome de acordo com a União Astronômica Internacional. Feito isto, o professor deverá pedir para que os alunos formem grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas e, em seguida, deverá pedir para, que cada grupo pesquise em sites da Internet, bem como em livros didáticos, uma das seguintes estrelas celestes:  

  1. Anã Vermelha
  2. Anã Amarela
  3. Anã Branca
  4. Anã Marrom
  5. Gigantes Vermelhas
  6. Estrelas Hipergigantes
  7. Estrelas Supergigantes   

O professor deverá pedir para que cada grupo pesquise os seguintes conceitos relacionados a essas estrelas celestes:   

  • Massa.
  • Tamanho.
  • Luminosidade.
  • Imagem que mostre a estrela pesquisada.  

Observação:

É muito importante que cada grupo pesquise apenas um tipo de estrela celeste.     

Links de sites para pesquisa       

http://www.cdcc.usp.br/cda/sessao-astronomia/indice-geral-sa/estrelas.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_hipergigante    

http://www.infoescola.com/estrelas/ana-branca/     (Fig.3)    

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/estrela-ana-branca-fara-supernova-rara-08092009-11.shl  

http://www.guia.heu.nom.br/anas.htm    

http://www.on.br/glossario/alfabeto/e/est_super_gig.html     

Figura 3: Imagem do site “Infoescola ”           

Concluídas as suas pesquisas, os grupos deverão socializar, oralmente, com os demais as informações obtidas nesta, sendo o professor mediador deste momento.      

Atividade 3

Finalizada a apresentação dos resultados, o professor deverá pedir para que os alunos elaborem um Mural (Fig.4) contendo a imagem e textos informativos de todas as estrelas pesquisadas. Para isto, cada grupo deverá fazer um cartaz, com figuras e textos explicativos, sobre a estrela pesquisada e fixar no Mural - a ser construído a partir da produção de cada grupo.

Figura 4: Exemplo de Mural

Fonte: Do autor   

Observamos que este é um importante momento, pois além de estar trabalhando a organização e criatividade dos alunos, também o trabalho em equipe está sendo privilegiado nesta atividade.   

Finalizada a elaboração do Mural, o professor deverá pedir para que os alunos escolham um lugar na escola para fixá-lo, orientando-os que este local deve possibilitar que os demais alunos da escola possam entrar em contato com o Mural e conhecer estas estrelas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de estrelas como elas nascem, morrem,por que a massa é importante para a sua existência. Além disso, é importante que o professor observe como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.