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Diet e Light: qual a melhor hora para inserir no cardápio?

 

06/07/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir a diferença entre os conceitos de produtos diet de produtos light.
  • Repensar o seu hábito alimentar.
  • Demonstrar a importância dos rótulos nos produtos industrializados.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O texto abaixo deve ser entregue individualmente para os alunos lerem em sala de aula para subsidiar um debate em relação aos produtos Diet e Light. Este texto fornece subsídio para os alunos entenderem melhor a respeito dos produtos Diet e Light e para resolverem as atividades relacionadas a este conjunto de aulas.

ALIMENTOS DIET x LIGHT: SAIBA QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS

Hoje, mais do que nunca , é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres diet ou light: desde leites, iogurtes, pães, geléias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.

Entretanto, a grande maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos, ou faz confusão entre eles, de forma que um passa a ser sinônimo do outro. Além disso, as pessoas geralmente pouco se preocupam em saber o que cada um desses alimentos apresenta em sua composição, ou seja, não procuram se informar sobre o que é que o alimento contém que o torna diferenciado dos demais. Mesmo porque, às vezes a diferença é tão insignificante que o investimento realizado não vale a pena, já que geralmente esses alimentos especiais são mais caros que os tradicionais.

 Desde 1988, os produtos diet e light estavam enquadrados pelo Ministério da Saúde na categoria de “alimentos especiais”. Era uma legislação considerada inadequada, que gerava muita confusão tanto por parte dos fabricantes como por parte dos consumidores. Contudo, esses alimentos ganharam recentemente uma nova legislação. Pela nova lei, os produtos conhecidos como diet e light passam a ser conceituados e rotulados sob os mesmos parâmetros adotados nos EUA e na Europa. Para facilitar a identificação por parte do consumidor, os fabricantes devem especificar o perfil do produto na embalagem e destacar a palavra light ou diet. Mas isso não quer dizer que o consumidor possa se sentir seguro, protegido. Embora existam bons produtos que realmente cumprem o que prometem nos rótulos e bulas, há ainda aqueles considerados pouco éticos, que visam tão somente o lucro, não se importando com a saúde do consumidor final.

Este artigo, portanto, tem como objetivo esclarecer as diferenças que existem entre alimentos diet e light, bem como despertar o senso crítico das pessoas na seleção dos mesmos.

O QUE SÃO ALIMENTOS DIET?

Quando a palavra diet está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante....

Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão. É aí que muitas pessoas se enganam e é nesse caso que quero chamar a atenção do leitor. Tomamos como exemplo os chocolates diet, em que todo o açúcar utilizado na sua fabricação é substituído por adoçantes. Geralmente, esse tipo de alimento é desenvolvido para diabéticos, mas acabam sendo também adquiridos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta. A palavra diet do chocolate dá muitas vezes uma conotação de que ele é pouco calórico e isso acaba estimulando a compra daqueles que querem emagrecer ou manter a forma. Mas o que poucos sabem é que a troca do açúcar por adoçantes no momento da fabricação, modifica em grande parte a textura do alimento. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, o que faz com que o total de calorias do chocolate diet (535cal/100g) fique equivalente ao do não diet (565cal/100g). O consumidor mal-informado paga mais caro por um alimento com as mesmas calorias da versão normal, embora não contenha a presença da sacarose.

O QUE SÃO OS ALIMENTOS LIGHT?

Os alimentos considerados light são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os diet. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas, nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como light quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional. No caso de alimento sólido, no que se refere às calorias, o valor total da redução deve ser no mínimo de 40 calorias para cada 100g de alimento e para alimentos líquidos esse valor diminui para 20 calorias.

Assim como os diet, os alimento light também podem causar confusão às pessoas mal-informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes light que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contêm açúcares em sua composição. É fundamental também que o rótulo do alimento acuse o nutriente que foi visado pelo fabricante com o objetivo de tornar o alimento light, isto porque a utilização desse termo, por si só, não é suficiente para que o consumidor identifique o perfil do produto.

 ALIMENTOS DIET OU LIGHT: COMPRAR OU NÃO COMPRAR?

Diet, light, shakes, sugar free, fat free, slim, low.... O brasileiro tem uma atração toda especial para o que está escrito em inglês e parece que isso dá ao produto uma confiabilidade toda especial. Contudo, diet e light não são garantia de saúde. Existe uma infinidade de alimentos cujos rótulos prometem maravilhas e que são muitas vezes pura enganação. Quantas vezes ouvimos certas propagandas no rádio, TV, jornais e revistas de alimentos e bebidas que prometem o impossível, comprometendo inclusive a saúde do consumidor desinformado?

A nossa recomendação para todos é que se leia atentamente os rótulos desses produtos, observando a composição, o grau de calorias que cada um tem, a quantidade de aditivos químicos, etc. Só assim poderemos descobrir o que existe realmente dentro deles. Caso haja alguma dúvida a respeito de algum ingrediente, pergunte a um profissional habilitado a reconhecer os componentes da formulação (nutricionistas, tecnólogos de alimentos, químicos, médicos, farmacêuticos e afins). Além disso, procure consumir produtos de indústrias idôneas, éticas, que também se preocupam com seus consumidores. Cuidado com as fábricas de fundo de quintal !

Para finalizar, gostaria de colocar algumas dicas que, do meu ponto de vista, são importantes na hora de se consumir alimentos diet ou light.

  • Adoçantes: sacarina, aspartame, ciclamato, steviosídeo, acessulfame-K, sucralose. Todos eles são edulcorantes, substâncias artificiais ou naturais muito mais doces que o açúcar, responsáveis pelo sabor doce no adoçante. Geralmente adoçam o alimento com muito pouca ou nenhuma caloria e exercem um papel importante já que são muito utilizados na fabricação de alimentos diet ou light. Embora indicados inicialmente para pessoas obesas ou diabéticas, observa-se hoje que estão presentes em mesas de pessoas que querem manter sua forma física ou estão preocupadas em abandonar ou restringir o nível calórico de sua alimentação. Entretanto, assim como o excesso de açúcar não faz bem para nossa saúde, adoçante tão pouco. Por isso, sempre recomendo que, a menos que exista um problema de saúde (diabetes, por exemplo), prefira ingerir pouco açúcar a grandes quantidades de adoçantes. Não é porque o produto é diet ou light que pode ser ingerido em quantidades maiores. Lembre-se de que a maioria dos adoçantes não é natural.   
  • Alimentos light onde a quantidade de gordura foi reduzida são muito melhores para sua saúde do que os tradicionais. Leites, iogurtes, requeijão, queijos, maioneses, creme de leite, batatas fritas, pipocas com teores mais baixos de gordura devem ser preferidos àqueles tradicionais. Mesmo porque, geralmente esses alimentos acabam apresentando uma concentração maior de outros nutrientes importantes para nossa saúde. É o caso do cálcio em leite e derivados, que se apresenta geralmente em maiores quantidades nos produtos light. Mas lembre-se sempre: não é porque esses alimentos contêm teores menores de gordura que você vai sair comendo como um louco, por que o excesso também faz mal. Maionese, creme de leite, batatas e pipocas, por exemplo, não devem ser consumidos diariamente.   
  • Refrigerantes e sucos diet ou light devem ser consumidos com moderação, principalmente aqueles em pó, que são puras misturas químicas. Lembre-se sempre, você trará inúmeros benefícios à sua saúde cada vez que trocar um copo dessas bebidas por um copo de suco natural, rico em nutrientes importantes para o seu organismo.   
  • Para geléias, chocolates, gelatinas, doces em geral considerados diet, vale a mesma dica dos adoçantes.                                                                                   

            Dra. Jocelem Mastrodi Salgado Profª. Titular de Nutrição – LAN/ESALQ/USP  http://www.emagrecer.com.br/ 

Disponível em: http://agoraoununca-light.blogspot.com/2009/04/alimentos-diet-x-light-saiba-quais-sao.html Acessado dia: 10/06/10. 

1ª Atividade - Rotulagem

O professor deverá pedir aos alunos que tragam de casa rótulos de produtos alimentícios denominados diet e light. Cada aluno deverá ler as informações contidas no rótulo do produto  que  trouxe para a sala de aula. O rótulo é a principal fonte de informação sobre a utilização segura e eficaz de um determinado produto e deve ser sempre fornecido com o recipiente. No rótulo, além das informações do fabricante, é importante que se tenha a informação nutricional do produto e também a data de validade.

Nesta primeira atividade, o professor irá propor aos alunos que façam grupos com quatro alunos, sendo que cada grupo deverá analisar atentamente os rótulos e responder as perguntas listadas abaixo. Ao fim desta atividade, as respostas serão socializadas com os outros grupos.

a) Observe no rótulo do produto que você trouxe a data de fabricação e validade. Por que devem ser informadas essas datas?

b) Em muitos produtos, encontramos o seguinte dado: número do lote de fabricação. Qual a importância desta informação?

c) O produto escolhido por você é do tipo Diet, Light ou convencional?

d) Cite cinco importâncias para que se leia os rótulos dos produtos, principalmente o quadro da informação nutricional.

e) O que não se pode faltar nos rótulos dos produtos tidos como Diet ou Light?

f) Por que as pessoas que tem alguma limitação a certos nutrientes, devem prestar bastante atenção no quadro de informação nutricional antes de consumir tal produto?

g) Por que os produtos do tipo Diet ou Light, na maioria das vezes, são mais caros?

h) Muitas pessoas optam pelos produtos Diet e Light com o objetivo de terem uma alimentação mais saudável. É correto se aliementar apenas destes produtos?

i) Explique a frase: "Produtos Diet e Light também podem causar malefícios ao indivíduo, caso não haja um controle sobre o seu consumo".

Professor, o rótulo é muito importante para sabermos o que contém cada produto que estamos consumindo, porém, deve-se aconselhar aos alunos que consulte um nutricionista ou endocrinologista antes de começar qualquer dieta e principalmente que faça a elaboração de um cardápio, de acordo com cada necessidade específica.

2ª Atividade - Vamos calcular o nosso IMC

IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea. Esse índice determina se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.

Para calcular o IMC, basta dividir seu peso, em quilogramas, pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Exemplo: Frederico possui:

Peso: 80Kg

Altura: 1,60m

Fórmula para calcular o IMC:

IMC = 80 ÷ 1,60²

IMC = 80 ÷ 2,56

IMC = 31,25  (Consutar a tabela da classificação nutricional em função ao IMC)

Tabela de classificações nutriconais em função do IMC

IMC Classificações Menor do que 18,5

Abaixo do peso normal

   18,5 - 24,9

  Peso normal

   25,0 - 29,9

  Excesso de peso

   30,0 - 34,9

  Obesidade Classe I

   35,0 - 39,9

  Obesidade Classe II

   Maior ou igual a 40,0

  Obesidade Classe III

 Classificação segundo a OMS a partir do IMC

O professor deverá convidar o professor de Educação Física para realizar a coleta de dados para o cálculo do IMC, deverá ser disponibilizada uma balança para pesar os alunos e uma fita métrica para medir a altura de cada aluno. Existem balanças que já possuem acopladas em sua estrutura um instrumento para fazer a medição da altura. Se este for o caso, não é nescessário fita métrica. Geralmente, na enfermaria ou na área de Educação Física da escola, há uma balança para medições. O professor deverá pedí-la emprestada para realizar as medições nescessárias. Esta atividade poderá ser realizada em vários ambientes da escola, sendo que cada aluno se responsabilizará pela anotação dos valores medidos. O professor deverá entregar uma tabela para cada aluno preencher os seus dados, como segue o exempo abaixo:

Exemplo de preenchimento da tabela:

Nome da escola: Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Nome do aluno: Frederico Gomes Pereira de Carvalho

Data: 10/06/2010

Ano: 8º

Turma: A

Altura: 1,60

 Peso: 80kg

Idade: 14

IMC: 31,25

Parecer: Obesidade Classe I

Após o preenchimento da tabela acima, cada aluno deverá calcular o seu IMC e verificar, na tabela de classificação nutricional em função do IMC, em qual classificação ele se encontra. Depois que todos os alunos fizerem a análise individual dos dados obtidos, o professor deverá recolher as tabelas e propor a elaboração de um gráfico para representar a distribuição dos alunos da turma, segundo o seu Índice de Massa Corporal (IMC). É importante que o professor de matemática faça parte desta atividade, pois ele poderá contribuir para a realização dos cálculos matemáticos, bem como a elaboração do gráfico IMC da turma.

 Esta atividade tem como objetivo identificar alguns casos críticos com relação ao seu IMC e suscitar discussões na sala a respeito de ter e manter uma boa forma do corpo. Professor, esta atividade deverá ser trabalhada com o enfoque na redução de peso por meio de atividades físicas e não pelos produtos conhecidos como Diet e Light. É necessário reforçar aos alunos a prática de exercícios e alimentação balanceada.  

Após a exposição dos dados da turma, o professor poderá propor aos alunos que listem possíveis soluções para a diminuição do IMC daqueles alunos que estão fora do peso. Se possível, convidar nutricionista ou especialista da área de nutrição para palestrar a respeito de uma vida saudável e da importância de se alimentar bem.

3ª Atividade - Comparando rótulos

Para melhor entendimento da utilização de produtos Diet e Light, tomemos como exemplo um produto (gelatina) do tipo Diet, Light e convencional. A partir dos dados fornceidos pelo produtor, vamos trabalhar a sua aplicação na dieta alimentar do ser humano.

1º Produto: Gelatina Diet de Morango

Imagem disponível em: http://www.oetker.com.br/?actA=2111&produtoID=136

Informação Nutricional: Porção de 10g (1 colher de sopa)

Quantidade por porção

VD %

Valor energético

39 kcal = 164 kJ

0%

Proteínas

1,9g

3%

Sódio

93mg

4%

Vitamina C

8,1 mg

18%

Vitamina A

108mcg RE

18%

Vitamina D

0,90mcg

18%

Zinco

1,3mg

18%

Selênio

6,1mcg

18%

Não contém quantidades significativas de carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar.% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

2º Produto: Gelatina Light de Morango

Imagem disponível em: http://www.oetker.com.br/?actA=2111&produtoID=131  

Informação Nutricional: Porção de 7g (1/2 colher de sopa)

Quantidade por porção

VD%

Valor energético

26 kcal = 109 kJ

1%

Carboidratos

4,6g

2%

Proteínas

1,7g

2%

Sódio

70mg

3%

Vitamina C

10mg

22%

Não contém quantidades significativas de gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans e fibra alimentar.% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

3º Produto: Gelatina Convencional de Morango

Imagem disponível em: http://www.oetker.com.br/?actA=2111&produtoID=83 

Informação Nutricional: Porção de 10g (1 colher de sopa)

Quantidade por porção

VD%

Valor energético

39 kcal = 164 kJ

2%

Carboidratos

7,8g

3%

Proteínas

1,6g

2%

Sódio

66mg

3%

Vitamina A

108mcg RE

 18%

 Vitamina C

8,1mg

 18%

Vitamina E

1,8mg

 18%

Não contém quantidades significativas de gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans e fibra alimentar.% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

Após analisar as informações nutricionais dos três produtos de categorias diferentes: Diet, Light e convencional, responda as questões abaixo:

a) Qual dos três produtos citados nesta atividade poderá ser consumido por uma pessoa que tem diabete? Por quê?

b) Observando os valores nutricionais dos três produtos, é correto afirmar que todo produto Diet é Light?

c) A gelatina Diet não possui açúcar em sua composição, porém ela é mais calórica do que a gelatina Light. Como podemos explicar este fato?

d) Qual dos produtos citados nesta atividade é mais indicado para quem quer emagrecer?

e) Pessoas diabéticas podem consumir produtos convencionais e do tipo Light?

f) Os alimentos Diet na maioria das vezes é grande aliado para quem tem uma dieta especial, ou seja, a retirada de algum nutriente que deve ser restringido ao consumo de determinadas pessoas. Explique a frase: " Quem quer perder peso, deve evitar o consumo de produtos Diet".

g) Quais as diferenças em relação as informações nutricionais da gelatina  Diet, Light e convencional?

h) Qual a relação existente entre CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) com os produtos Diet e Light?

i)  Devemos ficar atentos aos rótulos, pois os alimentos industrializados podem ser fontes riquíssimas de Sódio e, para pessoas hipertensas, não é conveniente a ingestão de alimentos ricos em Sódio. Uma pesquisa realizada pela USP revelou que no Brasil são ingeridos 4,5 gramas de sódio por dia. Parece pouco, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda dois gramas de sódio por dia. De acordo com esses dados, responda: O que vem a ser uma alimentação hiposódica? Qual das três gelatinas citadas nesta atividade possui uma maior quantidade de Sódio? Qual delas é a mais apropriada para uma pessoa hipertensa?Justifique a resposta.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração do gráfico, bem como o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação das atividades propostas em sala.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
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  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • Patricia, Colegio Itaca , São Paulo - disse:
    patybatatinha@hotmail.com

    22/07/2014

    Cinco estrelas

    Adorei sua ideia da gelatina! Preparei uma aula parecida e descobri que a Dr. Oetker tem 5 tipos diferentes de gelatina de morango! Incrível.... Material fantástico para discutir lista de ingredientes, tamanhos de porções para comparação, marketing das embalagens. Parabéns pela sua criatividade!!!!


  • roberta, gabarito , Minas Gerais - disse:
    robertarmontes@yahoo.com.br

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    otima aula !!!


  • Vilson Franco, Gabarito , Minas Gerais - disse:
    vilson_franco2012@hotmail.com

    10/06/2014

    Cinco estrelas

    parabéns Lindomar e Claudía! realmente é uma excelente explicação sobre os produtos light, diet e convencionais, gostei muito!


  • eletrikus brasiliensis, E. M. Menezes Cortes , Rio de Janeiro - disse:
    gugabyte@gmail.com

    19/01/2013

    Cinco estrelas

    Ótima aula Parabéns ! http://www.eletrikusbrasiliensis.com.br <a href="http://www.eletrikusbrasiliensis.com.br">eletrikus brasiliensis</a>


  • Solange Asevedo Ribeiro, JOSE BONIFACIO UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO , São Paulo - disse:
    solpaul2000@gmail.com

    18/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Aula bem interessante e de utilidade na vida prática do aluno.


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