Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A DIVERSIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR

 

03/08/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Compreender o significado da palavra diversidade e a aplicabilidade da mesma no contexto escolar.

2) Perceber que conviver em sociedade significa lidar com a diversidade.

3) Romper com modelos previamente estabelecidos pela sociedade.

4) Refletir sobre as diferenças presentes no contexto da sala de aula.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários introdutórios ao/a professor/a:

Professor/a, não se deve negar a diversidade presente na escola, nem na sala de aula propriamente dita. Nesse sentido, é preciso que haja um trabalho junto aos alunos para que reconheçam e legitimem as diferenças presentes na sociedade de uma maneira geral e no espaço escolar especificamente. É preciso ter clareza, professor/a, que considerar a diversidade presente na sala requer um olhar diferenciado, bem como planejamentos e propostas específicas que atendam alunos de diferentes culturas, em níveis diferentes de desenvolvimento, com dificuldades e potencialidades diversas.

Atividade 1:

1º Momento:

Explorar com os alunos os conhecimentos que possuem acerca da palavra DIVERSIDADE. Perguntar a eles: Qual o significado dessa palavra? Vocês já ouviram essa palavra? Onde?  Caso os alunos demonstrem dificuldade em defini-la, solicitar que busquem no dicionário o esclarecimento. Após essa exploração inicial, convidar os alunos para assitir aos vídeos:

“Viva a diferença!” disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YmVUW9aFgpM&feature=related    

“Diversidade na Escola”, disponível em

http://www.youtube.com/watch?v=ve0qg2WUTug   

2º Momento: Solicitar aos alunos que se sentem em duplas para responderem às seguintes questões:

1) O que os vídeos retrataram?

2) Os vídeos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema diversidade? De que forma? Aponte exemplos.

3) Na percepção de vocês, aprendemos a respeitar a diversidade da mesma maneira que aprendemos os conteúdos escolares?  

3º Momento:

Ainda em duplas, os alunos deverão sentar um em frente ao outro para se observarem atentando-se, inicialmente, para as características físicas de cada um. Após esse momento cada aluno deverá relatar ao seu colega características de sua personalidade a partir de alguns aspectos: comida favorita, cor e esporte prediletos, time para que torce, música preferida, melhor amigo, medos, desejos, de quem sente saudades, o que não gosta de fazer, dificuldades, facilidades, dentre outros.

Obs: Professor/a, você poderá acrescentar tantas características quanto considerar necessárias.

Após essa etapa, sugere-se que os alunos construam um quadro onde deverão registrar, de um lado, as diferenças e de outro, as semelhanças percebidas entre os alunos da dupla. Para finalizar, cada dupla fará a apresentação de sua produção aos demais colegas. Professor, nesse momento, é fundamental que você promova uma reflexão sobre a importância de respeitarmos a diversidade humana presente em nossa sala de aula e na sociedade em geral.

Atividade 2:

1º Momento:

Professor, divida a turma em 5 sub-grupos e oriente os/as alunos/as a fazerem uma pesquisa sobre personagens de clássicos infantis e outras histórias conhecidas pelas crianças com o objetivo de traçar o perfil desses personagens a partir de algumas perguntas, a saber:

1) Quais as características físicas e de personalidade dos personagens principais?

2) Existem características que eu admiro? Que características são essas? Por quê?

3) Existem características que eu não admiro? Que características são essas? Por quê?

2º Momento:

Cada sub-grupo deverá construir uma tabela com as informações colhidas por meio da pesquisa. Socializar os dados na sala e promover uma discussão sobre os mesmos. Levantar algumas questões para reflexão: Por que os heróis raramente ou nunca são negros, feios, gordos, deficientes? Que mensagem pode estar por detrás dessas imagens? Qual a relação disso com o princípio de respeito à diversidade humana?

3º Momento:

Apresentar as seguintes imagens aos alunos:

 

Disponível em:

http://www.boston.com/ae/movies/blog/2010/06/14/760_the_shrek.jpg 

Professor, caso os alunos não conheçam o personagem Shrek ou a história sobre ele, você poderá apresentar a seguinte sinopse:

"Era uma vez um pântano muito distante onde vivia um ogro carrancudo chamado Shrek. De repente, sua preciosa solidão é abalada pela invasão de irritantes personagens dos contos de fadas. Há ratos cegos em sua comida, um lobo grande e mau na sua cama, três porquinhos sem-teto e muito mais, todos expulsos de seu reino pelo terrível Lorde Farquaad. Determinado a salvar seus lares — principalmente o seu —, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte em sua viagem para salvar a bela princesa Fiona, a futura noiva do lorde. E quem o acompanha nessa missão é o Burro, disposto a fazer de tudo por Shrek… menos parar de falar. Salvar a princesa de um dragão que cospe fogo é o menor dos problemas que eles terão de enfrentar quando o segredo que Fiona guarda há tanto tempo for revelado".

Sinopse disponível em:

http://www.webcine.com.br/filmessi/shrek.htm 

 

Disponível em:

http://ciadeteatroemcimadahora.files.wordpress.com/2009/04/corcunda_notre_dame_01.jpg 

Professor, caso os alunos não conheçam o personagem ou mesmo a história,  você poderá contá-la ou ler a seguinte sinopse:

"O romance Notre Dame de Paris, também conhecido como "O Corcunda de Notre Dame" foi escrito em 1831, a trama ocorre em 1482 em Paris, tendo como personagens principais a Catedral de Notre Dame e seu sineiro, Quasimodo. Este é um homem deformado por uma enorme corcunda, que só possui um olho e é surdo devido ao barulho dos sinos. O único amigo de Quasimodo é Claude Frollo, arcediago da catedral que o adotou quando criança, um homem que por detrás do falso moralismo, possui uma personalidade vil e déspota. Durante o Festival dos Tolos , Quasimodo que é eleito o papa dos tolos, devido à sua feiúra, é acusado de ter tentado seqüestrar Esmeralda, uma bela cigana por quem Frollo é apaixonado. O Corcunda é condenado a levar chibatadas publicamente, e é totalmente ignorado por seu protetor quando pede ajuda, mas Esmeralda compadece-se dele dando-lhe água, fato este que faz com que se apaixone perdidamente por ela. Febo, um jovem soldado por quem Esmeralda é apaixonada, é esfaqueado por Frollo que acusa a jovem cigana pelo crime. Esmeralda é então presa e condenada. No momento de sua execução pública, ela é arrebatada por Quasimodo e levada para dentro da Catedral, fazendo com que uma multidão de amigos seus tente resgatá-la, apesar de Quasimodo lutar com uma força sobrenatural Esmeralda é capturada e finalmente enforcada. Quando Quasimodo vê o arcediago rindo da sorte da pobre moça mata-o e se suicida. Anos mais tarde os esqueletos de Esmeralda e do corcunda são encontrados abraçados. Esta obra fabulosa fala das diferenças humanas, paixões e ambições tornando-se totalmente desnecessário dizer que é inesquecível e deve ser lida por todas".

Sinopse disponível em:

http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/1693968-corcunda-notre-dame/

Após a apresentação das imagens, explorar com os alunos:

1) Vocês conhecem esses personagens? Descreva-os.

2) Vocês conhecem as histórias referentes a tais personagens? Fale sobre elas.

3) Vocês acham que os personagens são bonitos, fortes, inteligentes? Qual a percepção de vocês sobre tais personagens?

4) O que eles fazem bem? Que dificuldades eles apresentam? Como os outros personagens dessas histórias lidam com Shrek ou com o Corcunda?

4) Se você pudesse ser um personagem de uma história infantil, você escolheria ser o Shrek , o Corcunda de Notre Dame, ou outro personagem? Por quê?

Professor/a, sugere-se que nesse momento haja uma reflexão sobre as mensagens difundidas nas duas histórias trabalhadas. Sugerir que os alunos analisem o quanto muitas vezes os personagens das histórias infantis tornam-se heróis por serem fortes, valentes, guerreiros, bonitos, enfim, verdadeiros príncipes encantados. No caso das histórias supracitadas, os heróis não necessariamente reúnem todas essas características e, nem por isso, deixam de ser admirados, respeitados e valorizados pelos leitores e espectadores. Professor/a, aproveite a oportunidade para transpor essa reflexão sobre obras fictícias para a vida real, levando o aluno a compreender a importância de se legitimar as diferenças presentes em nossa sociedade. Vale ressaltar ainda que, ao se reconhecer a diversidade presente no ambiente escolar, abre-se possibilidade para o enriquecimento do currículo, e a ampliação de oportunidades variadas para o desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos.

Para casa:  Professor/a, solicite aos alunos que tragam para a próxima aula algumas fotos pessoais que retratem idades e momentos diferentes de suas vidas.

Atividade 3:

1º Momento:

Dividir o grupo em trios e solicitar que peguem as fotos trazidas por eles para que cada aluno apresente-as e relate sobre a situação, o lugar, as pessoas registradas na foto. Após esse momento, os grupos deverão observar as diferenças e semelhanças presentes em cada imagem.

Obs: Professor, pergunte aos alunos se eles autorizam a utilização da foto para a confecção de um painel. Caso não seja possível, sugere-se que você faça cópia das fotos para a próxima etapa da atividade. Professor/a, caso os alunos não tenham fotos ou se esqueçam de levá-las para a sala, forneça revistas para que busquem imagens de pessoas diferentes, em diversas situações.

2º Momento:

Disponibilizar aos alunos: cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor. Orientar os alunos de cada grupo a montarem um mosaico com as fotos destacando as semelhanças e diferenças entre elas, enfocando a riqueza presente na diversidade humana. O título do trabalho será “Colcha de retalhos". Pergunte aos alunos se eles já viram uma colcha de retalhos e como é confeccionada. Explique que geralmente a colcha é artesanal e produzida a partir de retalhos de diferentes tecidos que vão sendo costuradas lado a lado, compondo uma linda peça. Professor, no momento da orientação, associe a colcha de retalhos com a sociedade que é composta por diferentes pessoas, cada uma com sua beleza e importância.

3º Momento:   

Professor, sugere-se que, após a confecção da "Colcha de retalhos", os alunos exponham os trabalhos na sala e reflitam sobre algumas questões a saber:

1) A escola tem um papel fundamental na promoção do respeito à diversidade.

2) Todas as pessoas precisam reconhecer que cada um tem sua história, suas origens, sua cultura, sua etnia.

3) A diversidade no contexto escolar também está presente nas turmas heterogêneas, nas diferenças de cada aluno para aprender, nas diferentes configurações familiares dos alunos.

4) É fundamental que os alunos percebam que existem diferentes culturas que precisam ser conhecidas, reconhecidas e valorizadas.  

Recursos Complementares

AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

Artigo: Por que os heróis nunca são negros? Revista Nova Escola. Novembro, 2002.

Artigo Eletrônico: Diversidade: o caminho para a (trans)formação do fazer pedagógico, disponível em:

http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/diversidade-caminho-paratrasformacao-fazer-pedagogico.htm   

Artigo eletrônico: “Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola”, disponível em:

http://www.mulheresnegras.org/nilma.html 

Avaliação

Professor/a, a avaliação deverá ser contínua. Ao longo das aulas, é fundamental que você faça observações cuidadosas quanto à participação dos alunos nas atividades propostas, o interesse, bem como o respeito ao outro. Procure identificar se os alunos compreenderam o significado da palavra diversidade e a presença dela na sala de aula e em outros espaços da escola. Verifique durante os comentários dos alunos se eles demonstraram perceber a necessidade de se romper com modelos previamente estabelecidos pela sociedade, tais como o de beleza, por exemplo. Solicite aos alunos que respondam individualmente: Na sua percepção, quando convivemos com outras pessoas, em diferentes situações, temos que lidar com a diversidade? Justifique sua resposta, exemplificando-a.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline dantas, anhanguera , São Paulo - disse:
    linedamar@gmail.com

    22/05/2014

    Cinco estrelas

    Ótimas técnicas...e o resultado deve ser muito bom,mesmo que poucos mudem os hábitos já se nota mais tarde na sociedade,essa pequena mudança de alguns.


  • Débora Gonçalves de Bastos, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL , Distrito Federal - disse:
    deboragonbas@hotmail.com

    11/07/2012

    Cinco estrelas

    A aula trabalha a diversidade de uma forma clara, simples, possível de ser realizada, valorizando a interação entre os alunos, a diversidade da turma em relação a história de vida, cultura, diferenças biologicas numa perspectiva critica dos padrões impostos pela sociedade. Excelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.