07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem e a história da bocha, bem como suas regras básicas e as diversas formas de se jogar este jogo.
- Aprender alguns movimentos básicos do jogo utilizando materiais simples e regras adaptadas à idades das crianças.
- Aprender a coordenar a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos de lançamento da bocha.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo o jogo
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre a “Bocha” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram as diversas maneiras e locais que este jogo é praticado no Brasil e no mundo.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=m10VCnKjPME&feature=related (acessado em 04/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=OgKop8YKOng (acessado em 04/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=htBe6PjGE5Q&feature=related (acessado em 04/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=7eKNp2dBd-o&feature=related (acessado em 04/06/2010)
Atividade 2 – Construindo a bocha e a cancha
Duração: 25 minutos
Material: Bola de borracha, cola, estilete, areia
Local: Quadra ou local de terra batida
Para dar início ao jogo é preciso que se construam as bochas e a cancha, que são respectivamente as bolas que se usam no jogo e o espaço onde o mesmo é jogado. No primeiro momento o(a) professor(a) irá construir 8 bochas (Figura 1), 4 de cada cor, com bolinhas de borracha (exemplo: bolinhas de frescobol). O(a) professor(a) deverá fazer uma pequena abertura nas bolinhas de borracha utilizando um estilete. Em seguida, pedirá às crianças para preencher as bolinhas com areia. Por fim, o(a) professor(a) fará o fechamento das bolinhas usando uma cola tipo “super bonder”. Para acelerar o processo de secamento pode-se jogar alguns gramas de bicarbonato de sódio sobre a cola.
Para preparar a cancha o(a) professor(a) deverá escolher um espaço plano com, no mínimo, 5 metros de comprimento e 2 metros de largura (Figura 2). No primeiro metro o(a) professor(a) deve-se fazer um risco no chão para determinar o local de arremesso das bochas. A 3 metros de distância o(a) professor(a) fará mais uma marcação que servirá para determinar o distância mínima onde o bolim deverá ficar. Para funcionar como bolim pode ser utilizada uma bolinha de totó (pebolim), pois o bolim deve ser menor que as bochas.
Atividade 3 – Conhecendo as regras do jogo
Duração: 25 minutos
Material: bochas e bolim
Local: cancha
Para ensinar as regras o(a) professor(a) poderá propor uma partida explicativa entre duas crianças, para que as demais possam assistir e compreender o jogo. Para dar início a partida as crianças deverão tirar par ou ímpar e a criança vencedora poderá jogar o bolim. Na seqüência, a outra criança jogará sua primeira bocha. O objetivo dos jogadores é tentar lançar as bochas o mais próximo do bolim. Quem tiver a bocha mais próxima do bolim vence o jogo. Cada criança terá 4 bochas para lançar alternadamente.
Sugestão estratégica: Cada jogador poderá tentar acertar a bocha lançada pelo adversário para tirá-la de perto do bolim.
Atividade 4 – Jogando em equipes
Duração: 25 minutos
Material: bochas e bolim
Local: cancha
Para finalizar a aula o(a) professor(a) poderá propor uma partida entre equipes de 4 crianças onde cada uma delas lançará uma bocha.
Variação do jogo: Para aumentar a duração do jogo pode-se propor que as 3 bochas que chegarem mais próximas do bolim marquem um ponto (por bochas) para as equipes que as arremessaram. Em seguida, recolhem-se as bochas para serem lançadas novamente. A equipe que completar 15 pontos vencerá o jogo.
Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá fazer uma breve introdução sobre a origem e a história do jogo de bocha. Para tanto, o(a) professor(a) poderá se informar melhor sobre esse jogo nos seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bocha (acessado em 04/06/2010)
http://www.portaldabocha.com.br/ (acessado em 04/06/2010)
http://www.bochasintetica.com.br/ (acessado em 04/06/2010)
Ao final da aula o(a) professor(a) poderá pedir às crianças que façam uma pesquisa com seus pais ou avós para saber se eles conhecem ou sabem jogar a bocha. Aqueles que por ventura conhecerem o jogo deverão escrever um breve relato sobre como, onde e quando aprenderam a jogar este jogo. Os relatos deverão ser enviados ao(a) professor(a) que os colocarão em um cartaz sobre a bocha que será confeccionado com a ajuda das crianças. Neste cartaz estarão registradas as regras básicas, a origem e história deste jogo, bem como alguns desenhos explicativos feitos pelas crianças. Após ser finalizado o cartaz deverá ser colocado em um mural da escola para que os demais integrantes da comunidade escolar tomem conhecimento sobre esta prática.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/09/2014
Cinco estrelasExcelente!!!! ajudou bastante!!!
15/05/2013
Cinco estrelasMais uma vez uma ótima atividade, foi uma das aulas que aplicamos no estágio teve grande aceitação e foi um sucesso.