10/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor, vamos conversar um pouco sobre como abordar o assunto “Polígonos” com seus alunos. Peça a eles que formem grupos de no máximo 4 alunos e recortem em algumas revistas as figuras que eles acham que são polígonos e, em seguida, colem estas figuras em uma cartolina. Vamos agora fazer uma discussão na turma procurando identificar nas figuras coladas os seguintes elementos:
• Lados
• Vértices
• Diagonais
• Ângulos internos
Professor durante o debate, verifique com seus alunos se eles têm o conhecimento sobre outros itens, como:
• Ângulos externos
• Apótema
• Circunferência inscrita e circunscrita em uma figura
Para que seus entendam o conceito de polígonos, peça a eles que acessem o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADgono#Elementos_de_um_pol.C3.ADgono e leiam a explicação. Professor, oriente e tire dúvidas sobre os conceitos iniciais de polígonos. Reforce bem os conceitos de:
• Côncavos e convexos
• Regulares e estrelados
• Inscritos e circunscritos
• Medida do ângulo central
• Classificação dos polígonos
Para exercitar, peça a eles que reproduzam, em uma folha de papel, e completem a tabela abaixo, de acordo com as informações vista no texto:
Para confirmar os resultados da tabela acima, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/poligonos_nomenclatura/chamafig.htm e verifiquem os resultados. Como orienta a figura , arraste o ponto verde sobre a reta a para alterar o polígono e ver classificação a sua classificação e alguns detalhes da figura.
Professor, agora que seus alunos sabem como classificar os polígonos regulares, vamos então construir alguns destes polígonos. Para isto peça a eles que acessem o sítio http://mat.absolutamente.net/cg_p_c.html. Este é sítio que utiliza o Geogebra, software de geometria dinâmica, de forma on-line. Para iniciar a sequência para construção dos polígonos, peça a eles que cliquem em . Oriente-os na construção de cada uma das figuras.
Professor agora peça a eles façam a construção em uma folha de papel utilizando régua e compasso.
Professor, vamos agora propor uma atividade lúdica. Peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.centrononio.com/portal/poligonos.htm. Trata-se de uma palavra cruzada.
Para operá-la, basta clicar com o mouse e cima de um dos números e o comando aparecerá.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante. Parabéns!