Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Polígonos

 

10/07/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar, classificar e construir diversos tipos de polígonos
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre: lados , vértices, diagonais e ângulos internos
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, vamos conversar um pouco sobre como abordar o assunto “Polígonos” com seus alunos. Peça a eles que formem grupos de no máximo 4 alunos e recortem em algumas revistas as figuras que eles acham que são polígonos e, em seguida, colem estas figuras em uma cartolina. Vamos agora fazer uma discussão na turma procurando identificar nas figuras coladas os seguintes elementos:
                    • Lados 
                    • Vértices
                    • Diagonais
                    • Ângulos internos

               Professor durante o debate, verifique com seus alunos se eles têm o conhecimento sobre outros itens, como:
                    • Ângulos externos
                    • Apótema
                    • Circunferência inscrita e circunscrita em uma figura

               Para que seus entendam o conceito de polígonos, peça a eles que acessem o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADgono#Elementos_de_um_pol.C3.ADgono e leiam a explicação. Professor, oriente e tire dúvidas sobre os conceitos iniciais de polígonos. Reforce bem os conceitos de:
                    • Côncavos e convexos
                    • Regulares e estrelados
                    • Inscritos e circunscritos
                    • Medida do ângulo central
                    • Classificação dos polígonos

                Para exercitar, peça a eles que reproduzam, em uma folha de papel, e completem a tabela abaixo, de acordo com as informações vista no texto:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_01.jpg

               Para confirmar os resultados da tabela acima, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/poligonos_nomenclatura/chamafig.htm  e verifiquem os resultados. Como orienta a figura , arraste o ponto verde sobre a reta a para alterar o polígono e ver classificação a sua classificação e alguns detalhes da figura.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_02.jpg


               Professor, agora que seus alunos sabem como classificar os polígonos regulares, vamos então construir alguns destes polígonos. Para isto peça a eles que acessem o sítio http://mat.absolutamente.net/cg_p_c.html. Este é sítio que utiliza o Geogebra, software de geometria dinâmica, de forma on-line. Para iniciar a sequência para construção dos polígonos, peça a eles que cliquem em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_03.jpg. Oriente-os na construção de cada uma das figuras.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_04.jpg

               Professor agora peça a eles façam a construção em uma folha de papel utilizando régua e compasso.

               Professor, vamos agora propor uma atividade lúdica. Peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.centrononio.com/portal/poligonos.htm. Trata-se de uma palavra cruzada.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_05.jpg

               Para operá-la, basta clicar com o mouse e cima de um dos números e o comando aparecerá.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2075/imagens/Aula2009_61_Fig_06.jpg

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. Como recurso de avaliação, recolha as folhas produzidas pelos alunos e análise os resultados obtidos por eles.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.