07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender sobre as diversas formas de se jogar os esportes adaptados bem como e as peculiaridades de cada uma dessas práticas.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao espaço, os objetos e os colegas através dos movimentos adaptados para cada prática.
- Aprender sobre a importância da superação para vida de cada um desses grandes atletas paraolímpicos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – SUPER ATLETAS
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre a “Os esportes adaptados” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram o exemplo de superação desses grandes atletas do Brasil e do mundo.
Sugestão de vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=xc4wHNZg3kE (acessado em 07/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=234vIvZy1Jo (acessado em 07/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=prlIwR9rfv0 (acessado em 07/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=mdX2nFFeO28 (acessado em 07/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=KT6FST2CPt0&feature=related (acessado em 07/06/10)
http://www.youtube.com/watch?v=CXeNh4WcKRA&feature=related (acessado em 07/06/10)
Atividade 2 – Corrida adaptada
Duração: 20 minutos
Material: panos ou venda de olhos
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades sobre esportes adaptados o(a) professor(a) poderá propor o desafio de correr sem o auxílio da visão. Antes de iniciar a corrida propriamente dita o(a) professor(a) fará uma atividade prévia para que as crianças percebam as dificuldades de se locomover de olhos fechados. As crianças ficarão em duplas, uma com olhos vendados e a outra sem a venda e, de mãos dadas, deverão percorrer diversos trajetos dentro da escola (exemplo ir ao banheiro, para a sala, etc). É importante que as crianças de olhos desvendados orientem as demais com o intuito de evitar acidentes. Os papéis devem ser trocados para que ambas as crianças experimentem a sensação de andar de olhos fechados.
No segundo momento, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida na quadra da escola. Novamente em duplas as crianças, após um sinal do(a) professor(a), deverão atravessar a quadra o mais rápido possível. É importante salientar para as crianças que o(a) guia não pode puxar o(a) colega de olhos vendados. Essa atividade exigirá confiança mútua entre as crianças e oferecerá uma vivência diferenciada da prática da corrida.
Figura 1 – Corrida de deficientes visuais
Fonte: http://www.webrun.com.br/multimidia/fotos/2008/20080904_184636_g.jpg (acessado em 07/06/10)
Sugestões de variação:
- As crianças poderão realizar os trajetos utilizando varas como guia.
- Caso a escola possua sinalização para deficientes visuais no chão as crianças podem tentar se orientar por estas marcações.
Atividade 3 – Futebol adaptado
Duração: 20 minutos
Material: bola de borracha, guizo, estilete e cola
Local: quadra
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá propor um futebol de deficientes visuais. Para confeccionar o bola com guizo (Figura 2) o(a) professor(a) deverá fazer uma pequena abertura em bola de borracha utilizando um estilete. Em seguida, colocará o guizo no seu interior. Por fim, o(a) professor(a) fará o fechamento da bola usando uma cola tipo “super bonder”. Para acelerar o processo de secamento pode-se jogar alguns gramas de bicarbonato de sódio sobre a cola.
Após a confecção da bola o(a) professor(a) poderá propor uma disputa de pênaltis onde os batedores(as) ficarão com olhos vendados e o(a) goleiro(a) sem a venda. Para finalizar, o(a) professor(a) poderá organizar uma partida de futebol duplas. Nessa partida, assim como na corrida, uma criança servirá guia para outra criança que ficará com os olhos vendados. Somente as crianças de olhos vendados poderão chutar a bola. Após um tempo determinado, as crianças deverão trocar de função. Nessa partida os goleiros(as) poderão jogar sem as vendas.
Sugestão de variação:
Os(as) goleiros(as) não poderão realizar as defesas com os braços. Isso dificultará sua atuação e minimizará sua vantagem em relação aos colegas de olhos vendados.
Atividade 4 – Basquete adaptado
Duração: 20 minutos
Material: cadeiras e bola de basquete
Local: quadra
Para dar início ao basquete adaptado o(a) professor(a) poderá propor o desafio de realizar alguns de lances livres do basquete assentado em uma cadeira. Uma de cada vez, as crianças assentarão em uma cadeira próxima da tabela de basquete e tentarão acertar a bola dentro da cesta de basquete. O(a) professor(a) deverá orientar as crianças a não retirarem o traseiro do assento durante o arremesso. A intenção é que elas percebam a necessidade do uso das pernas no arremesso do basquete e o quanto é difícil fazer uma cesta assentado em uma cadeira de rodas. Caso seja necessário o(a) professor(a) poderá abaixar um pouco a tabela de basquete para evitar que as crianças fiquem desestimuladas.
Em seguida, o(a) professor(a) poderá organizar uma partida de basquete adaptado. Em virtude da dificuldade de se conseguir cadeiras de rodas o(a) professor(a) poderá propor uma partida onde as crianças deverão jogar assentadas no chão. Nessa partida as crianças terão que se locomover sem o auxílio das pernas. Para isso é importante que o espaço da quadra seja redimensionado afim de diminuí-lo. As cestas podem ser abaixadas ou substituídas por baldes (ou cestos de lixos). As regras relativas ao jogo podem ser alteradas, mas o objetivo final deve permanecer o mesmo, ou seja, fazer cestas no time de adversário.
Atividade 5 – Vôlei adaptado
Duração: 20 minutos
Material: rede, bola e potes de vôlei
Local: quadra
Para finalizar esta aula sobre esporte adaptado as crianças poderão realizar o vôlei adaptado. Trata-se de uma partida de vôlei onde os participantes devem jogar assentados no chão. Para isso a rede de ser abaixada para que seja possível lançar a bola por cima da mesma. O(a) professor(a) pode facilitar o jogo alterando algumas regras, como por exemplo, permitindo que a bola seja agarrada pelos participantes. As crianças poderão se locomover, mas a utilização das pernas. As demais regras relativas ao jogo podem ser alteradas, mas o objetivo final deve permanecer o mesmo, ou seja, acertar a bola no campo de adversário.
Figura 3 – Vôlei adaptado
Fonte - http://i.ytimg.com/vi/TpXYx5DwbdA/0.jpg (acessado em 07/06/10)
Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá fazer uma breve introdução ao tema, abordando questões relativas a história do esporte adaptado, bem como suas regras e competições. Para o(a) professor(a) poderá se embasar em textos e sites especializados sobre esse tema.
Sugestões de sites e textos:
http://www.paue.com.br/noticias/esporte-adaptado-historia-e-importancia/ (acessado em 07/06/10)
http://www.add.org.br/faq/faq.php (acessado em 07/06/10)
http://boletimef.org/biblioteca/1854/Tendencias-competitivas-de-atletas-no-esporte-adaptado (acessado em 07/06/10)
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
- deficiência é sinônimo de incapacidade?
- quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
- qual esporte foi o mais difícil de praticar?
- o que você aprendeu nessa aula?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Para-atleta não, super-atleta!”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
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