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Para-atleta não, super-atleta! (Esportes adaptados)

 

07/07/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre as diversas formas de se jogar os esportes adaptados bem como e as peculiaridades de cada uma dessas práticas.

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao espaço, os objetos e os colegas através dos movimentos adaptados para cada prática.

- Aprender sobre a importância da superação para vida de cada um desses grandes atletas paraolímpicos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – SUPER ATLETAS

Duração: 20 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre a “Os esportes adaptados” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram o exemplo de superação desses grandes atletas do Brasil e do mundo.   

Sugestão de vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=xc4wHNZg3kE (acessado em 07/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=234vIvZy1Jo (acessado em 07/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=prlIwR9rfv0 (acessado em 07/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=mdX2nFFeO28 (acessado em 07/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=KT6FST2CPt0&feature=related (acessado em 07/06/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=CXeNh4WcKRA&feature=related (acessado em 07/06/10)  

Atividade 2 – Corrida adaptada

Duração: 20 minutos

Material: panos ou venda de olhos

Local: quadra ou pátio              

Para dar início às atividades sobre esportes adaptados o(a) professor(a) poderá propor o desafio de correr sem o auxílio da visão. Antes de iniciar a corrida propriamente dita o(a) professor(a) fará uma atividade prévia para que as crianças percebam as dificuldades de se locomover de olhos fechados. As crianças ficarão em duplas, uma com olhos vendados e a outra sem a venda e, de mãos dadas, deverão percorrer diversos trajetos dentro da escola (exemplo ir ao banheiro, para a sala, etc). É importante que as crianças de olhos desvendados orientem as demais com o intuito de evitar acidentes. Os papéis devem ser trocados para que ambas as crianças experimentem a sensação de andar de olhos fechados.             

No segundo momento, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida na quadra da escola. Novamente em duplas as crianças, após um sinal do(a) professor(a), deverão atravessar a quadra o mais rápido possível. É importante salientar para as crianças que o(a) guia não pode puxar o(a) colega de olhos vendados. Essa atividade exigirá confiança mútua entre as crianças e oferecerá uma vivência diferenciada da prática da corrida.  

Figura 1 – Corrida de deficientes visuais        

Fonte: http://www.webrun.com.br/multimidia/fotos/2008/20080904_184636_g.jpg (acessado em 07/06/10) 

Sugestões de variação: 

- As crianças poderão realizar os trajetos utilizando varas como guia.

- Caso a escola possua sinalização para deficientes visuais no chão as crianças podem tentar se orientar por estas marcações.   

Atividade 3 – Futebol adaptado

Duração: 20 minutos

Material: bola de borracha, guizo, estilete e cola  

Local: quadra             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá propor um futebol de deficientes visuais. Para confeccionar o bola com guizo (Figura 2) o(a) professor(a) deverá  fazer uma pequena abertura em bola de borracha utilizando um estilete. Em seguida, colocará o guizo no seu interior. Por fim, o(a) professor(a) fará o fechamento da bola usando uma cola tipo “super bonder”. Para acelerar o processo de secamento pode-se jogar alguns gramas de bicarbonato de sódio sobre a cola.

Após a confecção da bola o(a) professor(a) poderá propor uma disputa de pênaltis onde os batedores(as) ficarão com olhos vendados e o(a) goleiro(a) sem a venda. Para finalizar, o(a) professor(a) poderá organizar uma partida de futebol duplas. Nessa partida, assim como na corrida, uma criança servirá guia para outra criança que ficará com os olhos vendados. Somente as crianças de olhos vendados poderão chutar a bola. Após um tempo determinado, as crianças deverão trocar de função. Nessa partida os goleiros(as) poderão jogar sem as vendas.   

Sugestão de variação: 

Os(as) goleiros(as) não poderão realizar as defesas com os braços. Isso dificultará sua atuação e minimizará sua vantagem em relação aos colegas de olhos vendados.    

Atividade 4 – Basquete adaptado

Duração: 20 minutos

Material: cadeiras e bola de basquete

Local: quadra             

Para dar início ao basquete adaptado o(a) professor(a) poderá propor o desafio de realizar alguns de lances livres do basquete assentado em uma cadeira. Uma de cada vez, as crianças assentarão em uma cadeira próxima da tabela de basquete e tentarão acertar a bola dentro da cesta de basquete. O(a) professor(a) deverá orientar as crianças a não retirarem o traseiro do assento durante o arremesso. A intenção é que elas percebam a necessidade do uso das pernas no arremesso do basquete e o quanto é difícil fazer uma cesta assentado em uma cadeira de rodas. Caso seja necessário o(a) professor(a) poderá abaixar um pouco a tabela de basquete para evitar que as crianças fiquem desestimuladas.              

Em seguida, o(a) professor(a) poderá organizar uma partida de basquete adaptado. Em virtude da dificuldade de se conseguir cadeiras de rodas o(a) professor(a) poderá propor uma partida onde as crianças deverão jogar assentadas no chão. Nessa partida as crianças terão que se locomover sem o auxílio das pernas. Para isso é importante que o espaço da quadra seja redimensionado afim de diminuí-lo. As cestas podem ser abaixadas ou substituídas por baldes (ou cestos de lixos).  As regras relativas ao jogo podem ser alteradas, mas o objetivo final deve permanecer o mesmo, ou seja, fazer cestas no time de adversário.   

Atividade 5 – Vôlei adaptado

Duração: 20 minutos

Material: rede, bola e potes de vôlei

Local: quadra             

Para finalizar esta aula sobre esporte adaptado as crianças poderão realizar o vôlei adaptado. Trata-se de uma partida de vôlei onde os participantes devem jogar assentados no chão. Para isso a rede de ser abaixada para que seja possível lançar a bola por cima da mesma. O(a) professor(a) pode facilitar o jogo alterando algumas regras, como por exemplo, permitindo que a bola seja agarrada pelos participantes. As crianças poderão se locomover, mas a utilização das pernas. As demais regras relativas ao jogo podem ser alteradas, mas o objetivo final deve permanecer o mesmo, ou seja, acertar a bola no campo de adversário.

Figura 3 – Vôlei adaptado

Fonte - http://i.ytimg.com/vi/TpXYx5DwbdA/0.jpg (acessado em 07/06/10) 

Recursos Complementares

Na atividade 1 o(a) professor(a) poderá fazer uma breve introdução ao tema, abordando questões relativas a história do esporte adaptado, bem como suas regras e competições. Para o(a) professor(a) poderá se embasar em textos e sites especializados sobre esse tema.

Sugestões de sites e textos: 

http://www.paue.com.br/noticias/esporte-adaptado-historia-e-importancia/ (acessado em 07/06/10)  

http://www.add.org.br/faq/faq.php (acessado em 07/06/10)  

http://boletimef.org/biblioteca/1854/Tendencias-competitivas-de-atletas-no-esporte-adaptado (acessado em 07/06/10)   

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

- deficiência é sinônimo de incapacidade?

- quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?

- qual esporte foi o mais difícil de praticar?

- o que você aprendeu nessa aula?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Para-atleta não, super-atleta!”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.  

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