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Uma orquestra diferente

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Criar sons, desenvolver o ritmo e compor melodias a partir de instrumentos musicais criados com material reciclado.
Duração das atividades
1 a 2 aulas de 50 minutos cada, dependendo do rendimento dos alunos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá questionar a turma sobre o que é uma orquestra: qual a diferença entre uma banda e uma orquestra, quais os instrumentos compõem uma orquestra.

Para contextualizar o professor poderá utilizar o texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra

A orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas; embora estes prefixos não especifiquem nenhuma diferença no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, podem revelar-se úteis para distinguir orquestras de uma mesma localidade. Na verdade, esses prefixos denotam a maneira que é sustentada a orquestra. A orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, ficando assim a sinfônica mantida por uma instituição pública. Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida. Em alguns casos, uma orquestra pode incluir músicos freelancers para tocar instrumentos específicos que não compõem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras têm um harpista ou um saxofonista.
Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos:

  • as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas)
  • as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes)
  • os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
  • os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bumbo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.)
  • os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Entre estes grupos de instrumentos e em cada um deles existe uma hierarquia implicitamente aceita. Cada secção (ou grupo de instrumentos) provê um solista (ou principal) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo. Os violinos são divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos — o que pressupõe dois principais. O principal dos primeiros violinos é designado como chefe não só de toda a secção de cordas mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro, esse violinista é denominado spalla. Nos metais, o primeiro trombonista é o líder, enquanto que nas madeiras esse papel cabe ao primeiro oboísta.
Actualmente, as orquestras são conduzidas por um maestro, embora não fosse assim com as orquestras originais, sendo a condução responsabilidade do líder de orquestra. Também noutros casos não existe maestro: em orquestras pequenas, ou em reproduções realistas de música barroca.

Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra

 

Atenção professor! Se possível apresente para os alunos alguns instrumentos musicais profissionais, para que eles entendam seu funcionamento e sua importância dentro de uma orquestra. Apresente também algumas músicas compostas por Orquestras.

 

Agora os alunos deverão explorar o simulador Zorelha http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_ver.php?codobjeto=205 para verificar a diferença de cada instrumento: cordas, sopro, metais, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2076/imagens/zorelha.jpg

Agora os alunos irão conhecer o grupo Blue Man que utiliza materiais alternativos como instrumentos musicais.

Nesse primeiro vídeo o grupo utiliza canos de PVC para criar sons.

 

Blue Man Group - Drumbone (Last Call Vegas) - http://www.youtube.com/watch?v=LOL8-qIYemg

 

Atenção professor! Questione os alunos sobre a intensidade das batidas, o ritmo, a reverberação do som no cano, etc. É interessante que o professor de física auxilie o professor de artes nessas questões.

 

No vídeo Blue man group shadow drumming pvc o professor deverá instigar os alunos em relação ao ritmo: quanto mais acelerado mais intensa as cores, quanto mais lentos menores as chamas. http://www.youtube.com/watch?v=lDBL8nBRwVA

 

Instrumentos musicais com cano de PVC: Blue Man Group - Grammys - http://www.youtube.com/watch?v=Et4FoPzBF5k

 

Agora que os alunos já conhecem alguns conceitos da física e da música é hora de escolher os materiais e produzir os instrumentos.



 
Para essa atividade indicamos o áudio: Gravidez na adolescência que vai indicar como produzir instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/607/gravidez_na_adolescencia.mp3

 Após o áudio é hora dos alunos produzirem seus instrumentos.

 

Atenção professor! Auxilie os alunos na construção dos instrumentos musicais, escolha dos materiais, etc. Oriente a turma para compor uma música a partir dos instrumentos. Em Recursos Complementares indicamos um site com exemplos de instrumentos criados a partir de sucatas.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gravidez na adolescência Áudio
Recursos Complementares
Blue Man group: http://www.blueman.com/index.phpOrquestra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra Construção de instrumentos musicais com materiais reciclados: http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Avaliação
É importante que os alunos saibam desde o início da atividade os critérios de avaliação utilizados pelo professor, dessa forma saberão quais habilidades terão que desenvolver com a atividade. Nesse caso sugerimos que o professor avalie a participação do aluno nas discussões, o interesse dele pela temática, a compreensão do conceito, a interação com a turma e o materiais, e se o aluno atingiu o objetivo da proposta. Após a conclusão das atividades os alunos também deverão fazer um relatório individual informando as dificuldades encontradas durante a atividade e quais as formas de superação encontradas, sua contribuição para atividade, seu crescimento com relação ao conteúdo, etc.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Adriano, .... , São Paulo - disse:
    ondados100dragoes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom, excelente. Parabens, bjo.


  • Daniel Rodrigues Ventura , COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI , Minas Gerais - disse:
    dventura@ufv.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, seria ainda melhor se associasse os conceitos de tubos sonoros, os harmônicos em tubos ressonantes. Parabéns pela busca criativa.


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