19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Aula 01: O professor deverá questionar a turma sobre o que é uma orquestra: qual a diferença entre uma banda e uma orquestra, quais os instrumentos compõem uma orquestra.
Para contextualizar o professor poderá utilizar o texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra
A orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas; embora estes prefixos não especifiquem nenhuma diferença no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, podem revelar-se úteis para distinguir orquestras de uma mesma localidade. Na verdade, esses prefixos denotam a maneira que é sustentada a orquestra. A orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, ficando assim a sinfônica mantida por uma instituição pública. Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida. Em alguns casos, uma orquestra pode incluir músicos freelancers para tocar instrumentos específicos que não compõem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras têm um harpista ou um saxofonista.
Entre estes grupos de instrumentos e em cada um deles existe uma hierarquia implicitamente aceita. Cada secção (ou grupo de instrumentos) provê um solista (ou principal) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo. Os violinos são divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos — o que pressupõe dois principais. O principal dos primeiros violinos é designado como chefe não só de toda a secção de cordas mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro, esse violinista é denominado spalla. Nos metais, o primeiro trombonista é o líder, enquanto que nas madeiras esse papel cabe ao primeiro oboísta. Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra |
Atenção professor! Se possível apresente para os alunos alguns instrumentos musicais profissionais, para que eles entendam seu funcionamento e sua importância dentro de uma orquestra. Apresente também algumas músicas compostas por Orquestras.
Agora os alunos deverão explorar o simulador Zorelha http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_ver.php?codobjeto=205 para verificar a diferença de cada instrumento: cordas, sopro, metais, etc.
Agora os alunos irão conhecer o grupo Blue Man que utiliza materiais alternativos como instrumentos musicais.
Nesse primeiro vídeo o grupo utiliza canos de PVC para criar sons.
Blue Man Group - Drumbone (Last Call Vegas) - http://www.youtube.com/watch?v=LOL8-qIYemg
Atenção professor! Questione os alunos sobre a intensidade das batidas, o ritmo, a reverberação do som no cano, etc. É interessante que o professor de física auxilie o professor de artes nessas questões.
No vídeo Blue man group shadow drumming pvc o professor deverá instigar os alunos em relação ao ritmo: quanto mais acelerado mais intensa as cores, quanto mais lentos menores as chamas. http://www.youtube.com/watch?v=lDBL8nBRwVA
Instrumentos musicais com cano de PVC: Blue Man Group - Grammys - http://www.youtube.com/watch?v=Et4FoPzBF5k
Agora que os alunos já conhecem alguns conceitos da física e da música é hora de escolher os materiais e produzir os instrumentos.
Para essa atividade indicamos o áudio: Gravidez na adolescência que vai indicar como produzir instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/607/gravidez_na_adolescencia.mp3 |
Após o áudio é hora dos alunos produzirem seus instrumentos.
Atenção professor! Auxilie os alunos na construção dos instrumentos musicais, escolha dos materiais, etc. Oriente a turma para compor uma música a partir dos instrumentos. Em Recursos Complementares indicamos um site com exemplos de instrumentos criados a partir de sucatas.
Nome | Tipo |
---|---|
Gravidez na adolescência | Áudio |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom, excelente. Parabens, bjo.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante, seria ainda melhor se associasse os conceitos de tubos sonoros, os harmônicos em tubos ressonantes. Parabéns pela busca criativa.