07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre a história e as regras do golfe, que é um esporte pouco praticado no Brasil, mas muito popular em outros países do mundo.
- Aprender alguns movimentos básicos do golfe através de atividades simples e lúdicas.
- Aprender a construir os instrumentos para a prática do golfe com materiais alternativos.
- Aprender a coordenar diferentes movimentos e desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam o movimento de tacada do golfe.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Entrando no green
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o “Golfe” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram este jogo sendo praticado por diversas pessoas em diferentes contextos.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=6Q5HusDb0WU (acessado em 07/06/2010)
http://www.youtube.com/user/NikeGolf (acessado em 07/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=9xNK_64bBb4 (acessado em 07/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=ThGpbbogaU8&feature=related (acessado em 07/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=yCRNUYzzUfk (acessado em 07/06/2010)
Atividade 2 – Construindo o taco
Duração: 25 minutos
Material: cabo de vassoura, retalhos de madeira, prego e martelo
Local: quadra ou pátio
Para as atividades do golfe o(a) professor(a) poderá construir o taco com materiais simples e de baixo custo (Figura 1). Para isso, o(a) professor(a) deverá cortar vários cabos de vassouras com tamanhos apropriados para a estatura das crianças (variando de 50 a 70 cm). Para a fixação do retângulo de madeira (5cm X 3cm) o(a) professor(a) poderá utilizar pregos e cola para reforçar. A bola utilizada para no jogo pode ser de borracha (tipo frescobol).
É importante que alguns tacos sejam construídos previamente para que todas as crianças tenham seu próprio taco. No entanto, é importante que alguns sejam feitos durante a aula para que as crianças possam observar o processo de construção desse material.
Atividade 3 - Treinando
Duração: 25 minutos
Material: taco de madeira, bolinha de borracha e balde
Local: quadra, pátio ou espaço gramado
Num segundo momento é importante que o(a) professor(a) deixe as crianças manusearem o material e arriscarem suas primeiras tacadas. Para isso o(a) professor(a) poderá utilizar baldes como alvos a serem acertados pelas crianças. Outra alternativa é utilizar as canaletas que escorrem água da chuva como os buracos do golfe.
Em seguida, o(a) professor(a) poderá demonstrar o posicionamento das pernas e do tronco durante tacada, bem como a seqüência de movimentos do swing no golfe (Figura 3) para que as crianças comecem a incorporar a técnica da tacada.
Figura 3 – Movimento de swing
Fonte - http://www.progolferclub.com/blog/wp-includes/images/perfect_golf_swing.jpg (acessado em 07/06/2010)
Atividade 4 – Torneio “Masters da Infância”
Duração: 25 minutos
Material: taco de madeira, bolinha de borracha e balde
Local: quadra, pátio ou espaço gramado
Para finalizar essa aula sobre golfe, o(a) professor(a) poderá organizar um mini-campeonato de golfe. Nessa atividade cada criança terá 5 tentativas para acertar a bolinha dentro do balde. As tentativas deverão ser alternadas e o local onde a bolinha parar deve ser marcado para a realização da tacada seguinte. Ao final das 5 tacadas, caso nenhuma criança tenha conseguido acertar a bolinha dentro do balde, aquela que tiver chegado mais próximo ganha a partida. Caso, mais de uma criança tenha conseguido acertar o alvo, as mesmas farão novamente mais 5 tacadas para tirar o desempate.
No início da aula o(a) professor(a) poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre as regras do golfe, bem como seu surgimento e popularização em várias partes do mundo.
Sugestões de consultas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfe (acessado em 07/06/2010)
http://www.cbg.com.br/ (acessado em 07/06/2010)
http://www.golfe.tur.br/ (acessado em 07/06/2010)
Ao final da aula o(a) professor(a) pode sugerir às crianças que assistam o filme O melhor jogo da História, que é baseado em uma história real onde um jovem jogador desbanca um dos mais conceituados jogadores do mundo na década de 20 no mais famoso torneio de golfe do mundo; o US Open.
Ao final da aula o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para levar os tacos construídos para casa para que elas possam demonstrar aos seus familiares tudo que apreenderam durante a aula. Aos pais, o(a) professor(a) pedirá, mediante recado nas agendas, para redigir uma breve avaliação sobre a repercussão que essa aula de golfe teve em casa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/08/2014
Cinco estrelasÓTIMAS DICAS. PARABÉNS.