31/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação as palavras: Ludu, Cururu e Siriá. Questionar sobre a influência indígena, africana e portuguesa na música brasileira.Para complementar a discussão sugerimos o áudio:
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8475
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu
Atenção professor! Ao utilizar o áudio com a turma faça pausa entre cada gênero musical e contextualize com a turma, utilizando imagens, vídeos, fotos, instrumentos musicais, etc. Realize exercícios de ritmo, batuque, danças, canções, etc.
Após a discussão o professor deverá propor a turma uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos. A turma será dividida em grupos e deverá pesquisar os seguintes temas:
Na pesquisa os alunos deverão abordar: a origem da dança, a região do país onde é praticada, o ritmo, os principais passos, trajes típicos, entre outros quesitos importantes sobre o tema. A pesquisa deverá ser elaborada utilizando a ferramenta Google Docs e o resultado da pesquisa deverá ser apresentado em um blog.
Atenção professor! A seguir indicamos alguns parâmetros de como explorar as ferramentas de acordo com a metodologia proposta.
Google Docs
Blog
Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:
Aula 02: Apresentação da pesquisa.
Os alunos deverão apresentar a pesquisa para turma. O professor deverá complementar a apresentação quando necessária. É interessante que grupos apresentem para turma os trajes típicos, os instrumentos, os passos, as músicas, etc. Para isso podem utilizar vídeos, imagens, áudios, etc.
Aula 03: Descobrindo a dança
Agora que os alunos já conhecem a origem de cada ritmo, os principais passos, as músicas, os trajes, etc. É hora de colocar em prática o conhecimento adquirido.
A turma será dividida em pequenos grupos. Cada grupo deverá escolher um ritmo para apresentar a comunidade escolar. Os grupos deverão se apresentar com os trajes típicos e, se possível, tocar os instrumentos. Caso não seja possível, o professor deverá reservar um tocador de CD e caixas de som para apresentação. Os alunos deverão escolher a música.
Atenção professor! Reserve uma aula para o ensaio geral.
Aula 4: Apresentação para comunidade escolar
O professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar a comunidade escolar.
Antes de cada apresentação cada grupo deverá apresentar a comunidade escolar a pesquisa realizada sobre o ritmo a ser apresentado. Em seguida os grupos deverão se apresentar.
Nome | Tipo |
---|---|
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu | Áudio |
Siriá: http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001698.htm
Sugerimos alguns critérios:
Ao término das atividades o aluno deverá escrever um texto relatando o seu processo de aprendizagem, apontando os pontos positivos e negativos da proposta, o que aprendeu, qual tema achou mais interessante, etc.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!