Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A riqueza musical do norte

 

31/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar os gêneros musicais da cultura do norte do Brasil, conhecer alguns instrumentos musicais dessa cultura, verificar a influência da cultura africana e portuguesa na formação da cultura brasileira.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação as palavras: Ludu, Cururu e Siriá. Questionar sobre a influência indígena, africana e portuguesa na música brasileira.

Para complementar a discussão sugerimos o áudio:

Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8475

Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu

Atenção professor! Ao utilizar o áudio com a turma faça pausa entre cada gênero musical e contextualize com a turma, utilizando imagens, vídeos, fotos, instrumentos musicais, etc. Realize exercícios de ritmo, batuque, danças, canções, etc.

Após a discussão o professor deverá propor a turma uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos. A turma será dividida em grupos e deverá pesquisar os seguintes temas:

  • Ludu
  • Siriá
  • Cururu

Na pesquisa os alunos deverão abordar: a origem da dança, a região do país onde é praticada, o ritmo, os principais passos, trajes típicos, entre outros quesitos importantes sobre o tema. A pesquisa deverá ser elaborada utilizando a ferramenta Google Docs e o resultado da pesquisa deverá ser apresentado em um blog.

Atenção professor! A seguir indicamos alguns parâmetros de como explorar as ferramentas de acordo com a metodologia proposta.

Google Docs

  • Será criado pelo professor e gerenciado pelos grupos de pesquisa.
  • Apresentação das ideias e fontes a serem pesquisadas, elaboração dos textos de forma colaborativa, compilação dos dados pesquisados e demais informações pertinentes a pesquisa.
  • Escrever o texto, inserir imagens, indicar vídeos, áudios, sites, entre outros.
  • Após concluir a pesquisa o conteúdo deverá ser encaminhado para professor publicar no blog.
  • Tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR

Blog

  • Será criado e gerenciado pelo professor e utilizado como meio de comunicação professor-grupos-comunidade.
  • Apresentar o grupo e as funções de cada integrante, a organização do trabalho, o tema da pesquisa, as fontes utilizadas e demais informações pertinentes ao tema da pesquisa.
  • O professor deverá indicar sites, vídeos, áudios, entre outras referências para elaboração da pesquisa.
  • Tutorial: Como criar um blog no Blogger. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:

  • todos os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail;
  • o professor deverá ser o pro prietário de todos os documentos, isto é, o responsável por criar cada doc ument o e enviar os convites para que os a lunos tenham acesso à edição do documento;
  • é importante que cada aluno utilize uma cor de fonte, p ara que possa have r uma identificação e organização das partes na elaboração do texto;
  • o professor deverá acessar os documentos com frequência e orientar os alunos com dificuldades;
  • o professor deverá definir uma data limite para ed ição dos textos;
  • para auxiliar na correção dos trabalhos o professor poderá utilizar a ferramenta Histórico de revisões onde fica registrado o histórico de ações de cada colaborador.

Aula 02: Apresentação da pesquisa.

Os alunos deverão apresentar a pesquisa para turma. O professor deverá complementar a apresentação quando necessária. É interessante que grupos apresentem para turma os trajes típicos, os instrumentos, os passos, as músicas, etc. Para isso podem utilizar vídeos, imagens, áudios, etc.

Aula 03: Descobrindo a dança

Agora que os alunos já conhecem a origem de cada ritmo, os principais passos, as músicas, os trajes, etc. É hora de colocar em prática o conhecimento adquirido.

A turma será dividida em pequenos grupos. Cada grupo deverá escolher um ritmo para apresentar a comunidade escolar. Os grupos deverão se apresentar com os trajes típicos e, se possível, tocar os instrumentos. Caso não seja possível, o professor deverá reservar um tocador de CD e caixas de som para apresentação. Os alunos deverão escolher a música.

Atenção professor! Reserve uma aula para o ensaio geral.

Aula 4: Apresentação para comunidade escolar

O professor deverá reservar um espaço na escola para as apresentações e convidar a comunidade escolar.

Antes de cada apresentação cada grupo deverá apresentar a comunidade escolar a pesquisa realizada sobre o ritmo a ser apresentado. Em seguida os grupos deverão se apresentar. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu Áudio
Recursos Complementares
Avaliação
É importante que o aluno saiba desde o início da atividade o método de avaliação utilizado pelo professor, para que esteja consciente das habilidades que terá que desenvolver ao longo das aulas. Para essa atividade sugerimos uma avaliação diagnóstica, sendo que ao final de cada aula o professor deverá registrar a evolução dos alunos, suas participações, envolvimento e interesses durante as atividades. 

Sugerimos alguns critérios:

  • Participação nas dinâmicas
  • Interesse pelo tema
  • Envolvimento nas atividades
  • Contribuição para o grupo
  • Respeito à opinião dos colegas
  • Postura na apresentação
  • Criatividade na apresentação
  • Desenvoltura nas danças
  • Percepção dos ritmos
  • Habilidade com os instrumentos
  • Atingiu o objetivo da proposta

Ao término das atividades o aluno deverá escrever um texto relatando o seu processo de aprendizagem, apontando os pontos positivos e negativos da proposta, o que aprendeu, qual tema achou mais interessante, etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.