Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PARTIDA DE FUTEBOL: QUE EMOCIONANTE!

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Elaborar coletivamente um símbolo para o time;
  • Explorar a criatividade;
  • Vivenciar a técnica da pintura nas camisetas;
  • Respeitar as produções dos colegas;
  • Construir regras e valores;
  • Desenvolver atitudes de cooperação e respeito;
  • Vivenciar uma partida de futebol.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As regras do jogo de futebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Criando Times

1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor uma partida de futebol, dividindo a turma em dois times, para tanto, cada time deverá criar um símbolo e escolher uma cor para camisa. O professor poderá lançar alguns questionamentos:

  •  Como poderemos criar dois times com as crianças da sala?
  • Qual time vocês torcem?
  • Qual a cor do seu time?
  • Qual é o símbolo do seu time?
  • Quem conhece outros símbolos?

Após o questionamento, o professor poderá solicitar que as crianças pesquisem os símbolos dos seus times, o professor deverá trazer imagens de alguns times como:  

                Flamengo – Rio de Janeiro

                         São Paulo – São Paulo

                         Santos – São Paulo

2º Momento: A partir da pesquisa, as crianças deverão analisar os símbolos, observando e discutindo as cores, as formas, as siglas e seus significados. Nesse momento, o professor deverá possibilitar que todas as crianças falem sobre suas impressões.

Atividade 2: Criando Símbolos

1º Momento: O professor deverá trazer para a roda uma camisa de um time, solicitando que as crianças falem sobre o que estão observando: cor, símbolo, número, nome do jogador. Em seguida, o professor deverá solicitar que as crianças desenhem um símbolo para seu time, disponibilizando papel, lápis, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, borracha e régua. Depois, deverão fazer a votação dos símbolos para seus times. O professor deverá explicar o que é uma votação e dizer que o símbolo de cada time será o que tem maior quantidade de votos.   

2º Momento: Após decidirem sobre o símbolo de cada time, o professor deverá solicitar que as crianças façam uma votação para decidirem a cor da camisa de cada time, em seguida, o professor deverá solicitar que as crianças escolham números de 1 a 10 para serem pintados nas suas camisas.

 Recurso didático: Imagem de símbolos de times criados pelas crianças

  Atividade 3: Pintando as camisetas 

1º Momento: O professor deverá informar às crianças que irão utilizar a técnica de molde vazado para a pintura das camisetas, para tanto, deverá preparar a sala para a pintura, forrando todas as mesas com jornal e disponibilizando todo o material. Em seguida, o professor deverá utilizar um carbono para transferir o desenho do símbolo do time para o papelão. Depois, com o auxilio de um estilete deverá vazar o desenho, obtendo o molde. Para a pintura da camiseta se faz necessário colocar dentro da camiseta um papelão para que não vaze para o outro lado, em seguida, colocar o molde vazado sobre a camiseta. Cada criança deverá pintar a sua camisa com o auxilio de um rolinho ou um pincel.  

 MATERIAL SUGERIDO

  • Papelão
  •  Carbono
  •  Tinta acrilex para tecido
  • Estilete
  •  Rolos ou pincel para pintura   

SUGESTÃO: O professor deverá enviar antecipadamente aos pais um bilhete solicitando uma camiseta branca ou da cor escolhida pelo grupo (pode ser usada).

 OBS: O professor deverá conversar com as crianças sobre o cuidado com o seu corpo e o do colega no momento da pintura.

  2º Momento: O professor deverá pedir para cada criança escrever nas camisetas seus nomes com caneta específica para tecidos.  

 SUGESTÃO: Nessa idade algumas crianças estão construindo a linguagem escrita, então sugerimos que o professor utilize cartelas com o alfabeto para ajudá-las a grafarem seus nomes.  

 3º Momento: O professor deverá pedir para cada criança escrever nas camisetas os números de 1 a 10 escolhidos por elas anteriormente. Os números deverão ser escritos com caneta específica para tecidos.   

SUGESTÃO: O professor pode utilizar cartelas com os números de 1 a 10 para ajudar as crianças grafarem os números.

  Atividade 4: Que emocionante é uma partida de futebol!

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor uma partida de futebol, para tanto deverão organizar os times, porém será necessário  retomar as regras do jogo, as posições dos jogadores e suas funções e como deve ser distribuído no campo de futebol os times.

 2º Momento: O professor deverá levar as crianças num local onde possam jogar a partida de futebol (quadra, campo da escola ou outro local escolhido para o jogo). As regras do jogo devem ser relembradas antes do inicio da partida, e ao final deverá ser feito uma avaliação, onde todos devem falar sobre seus sentimentos, expectativas, frustrações, alegrias, respeito às regras e aos colegas.

SUGESTÃO: Esse momento pode ser compartilhado com toda a escola, convidando outras turmas para assistirem à partida de futebol, que nesse momento serão a torcida.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Elaboraram coletivamente um símbolo para o time;
  •  Exploraram a criatividade;
  • Vivenciaram a técnica da pintura nas camisetas;
  •  Respeitaram as produções dos colegas;
  • Construíram regras e valores;
  • Desenvolveram atitudes de cooperação e respeito;
  • Vivenciaram uma partida de futebol;
  • Participaram das atividades com envolvimento.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.