02/08/2010
KEILA BARETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
As regras do jogo de futebol.
Atividade 1: Criando Times
1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor uma partida de futebol, dividindo a turma em dois times, para tanto, cada time deverá criar um símbolo e escolher uma cor para camisa. O professor poderá lançar alguns questionamentos:
Após o questionamento, o professor poderá solicitar que as crianças pesquisem os símbolos dos seus times, o professor deverá trazer imagens de alguns times como:
Flamengo – Rio de Janeiro
São Paulo – São Paulo
Santos – São Paulo
2º Momento: A partir da pesquisa, as crianças deverão analisar os símbolos, observando e discutindo as cores, as formas, as siglas e seus significados. Nesse momento, o professor deverá possibilitar que todas as crianças falem sobre suas impressões.
Atividade 2: Criando Símbolos
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda uma camisa de um time, solicitando que as crianças falem sobre o que estão observando: cor, símbolo, número, nome do jogador. Em seguida, o professor deverá solicitar que as crianças desenhem um símbolo para seu time, disponibilizando papel, lápis, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, borracha e régua. Depois, deverão fazer a votação dos símbolos para seus times. O professor deverá explicar o que é uma votação e dizer que o símbolo de cada time será o que tem maior quantidade de votos.
2º Momento: Após decidirem sobre o símbolo de cada time, o professor deverá solicitar que as crianças façam uma votação para decidirem a cor da camisa de cada time, em seguida, o professor deverá solicitar que as crianças escolham números de 1 a 10 para serem pintados nas suas camisas.
Recurso didático: Imagem de símbolos de times criados pelas crianças
Atividade 3: Pintando as camisetas
1º Momento: O professor deverá informar às crianças que irão utilizar a técnica de molde vazado para a pintura das camisetas, para tanto, deverá preparar a sala para a pintura, forrando todas as mesas com jornal e disponibilizando todo o material. Em seguida, o professor deverá utilizar um carbono para transferir o desenho do símbolo do time para o papelão. Depois, com o auxilio de um estilete deverá vazar o desenho, obtendo o molde. Para a pintura da camiseta se faz necessário colocar dentro da camiseta um papelão para que não vaze para o outro lado, em seguida, colocar o molde vazado sobre a camiseta. Cada criança deverá pintar a sua camisa com o auxilio de um rolinho ou um pincel.
MATERIAL SUGERIDO
SUGESTÃO: O professor deverá enviar antecipadamente aos pais um bilhete solicitando uma camiseta branca ou da cor escolhida pelo grupo (pode ser usada).
OBS: O professor deverá conversar com as crianças sobre o cuidado com o seu corpo e o do colega no momento da pintura.
2º Momento: O professor deverá pedir para cada criança escrever nas camisetas seus nomes com caneta específica para tecidos.
SUGESTÃO: Nessa idade algumas crianças estão construindo a linguagem escrita, então sugerimos que o professor utilize cartelas com o alfabeto para ajudá-las a grafarem seus nomes.
3º Momento: O professor deverá pedir para cada criança escrever nas camisetas os números de 1 a 10 escolhidos por elas anteriormente. Os números deverão ser escritos com caneta específica para tecidos.
SUGESTÃO: O professor pode utilizar cartelas com os números de 1 a 10 para ajudar as crianças grafarem os números.
Atividade 4: Que emocionante é uma partida de futebol!
1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor uma partida de futebol, para tanto deverão organizar os times, porém será necessário retomar as regras do jogo, as posições dos jogadores e suas funções e como deve ser distribuído no campo de futebol os times.
2º Momento: O professor deverá levar as crianças num local onde possam jogar a partida de futebol (quadra, campo da escola ou outro local escolhido para o jogo). As regras do jogo devem ser relembradas antes do inicio da partida, e ao final deverá ser feito uma avaliação, onde todos devem falar sobre seus sentimentos, expectativas, frustrações, alegrias, respeito às regras e aos colegas.
SUGESTÃO: Esse momento pode ser compartilhado com toda a escola, convidando outras turmas para assistirem à partida de futebol, que nesse momento serão a torcida.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!